Recommended Posts

Publicado

Troquei ontem a água ao meu betta e hoje ele está parado no cimo do aquário, sempre no mesmo sitio. Li na net que esta em choque , o que posso fazer ?

Enviado do meu ASUS_X018D através do Tapatalk

Publicado:

Ola margarida, 

É essencial mais informação para te podermos ajudar:

- Qual setup do teu aquário?

- Como fizeste a mudança da água (tpa - troca parcial de água)?

Estas informações devem ser o mais completas possível.

Só assim podemos tentar perceber a alteração que houve nos parâmetros do aquário e que provocou o "choque" no teu betta. 

Publicado:

O aquário onde tenho o betta é de 6l é temporário até o comunitário estar completo e em condições para a vida, tenho um termostato adequado para o aquário,mas ontem não coloquei logo de seguida a troca por parvoíce minha. Eu normalmente retiro o meu betta para um recipiente que tenho, com a agua do aquário.

Publicado:

Margarida,

Que com que água fizeste a TPA? 

Se utilizastes água da rede, colocaste condicionador?

Qual o volume de água que mudaste?

O teu betta apenas está mais parado e á superfície ou tem outros sinais ou comportamentos estranhos?

O teu betta já comeu após a tpa? Ou recusa o comer?

Á partida eu diria que houve uma variação demasiado forte da temperatura e o teu peixe ressentiu-se, nesse caso e com a temperatura equilibrada nos valores normais ele deve voltar (por vezes bem lentamente) ao normal. Atenção que estás variações de temperatura podem despoletar outros problemas e o teu peixe, mesmo que já aparente estar bem, vai requerer vigilância nos próximos dias.

A tpa pode ter alterado demasiado a química da água e ser isso o responsável pelo "choque". Qual o pH que tinhas? Qual o pH que tens?  A química da água do aquário é mais complicada der resolver e os seus efeitos arrastam-se por um período maior no tempo.

Publicado:

Sim coloco sempre condicionador. Ele já comeu depois disso, ele neste momento já se vai deslocando algumas vezes. O ph que tinha nao me recordo mas o de agora esta entre 6.4 e 6.8

Publicado:

Margarida, 

Como não temos forma de saber as condições antes da tpa, então o melhor é deixar com está e ir vigiando o teu betta, senão corremos o risco desatar a provocar mais alterações bruscas que só vão afectar o teu peixe.

Os seis litros de volume da "casa" onde está agora são bem insuficientes, e qualquer alteração tem dimensões brutais e impacto violento, tens mesmo de o colocar num aquário maior. Já sei que estás preparar um comunitário,  vê bem os peixes e as suas compatibilidades, os bettas são lindíssimos mas não se dão com todos os "vizinhos".

Espero que as coisas normalizem por completo e o teu betta fique a 100%, o facto de Estar a aumentar a sua actividade e já comer é bom sinal. Não te esqueças nos próximos dias vigia esse rapaz. 

Publicado:

Claro que o vou vigiando. Agora das espécies que possa por c ele no comunitário ainda estou muito à nora. Preciso de conselhos mas ainda nao investiguei muito pois ainda falta para o comunitário puder levar vida

Publicado:

Boas Margarida

para melhor ajuda preencheres tudo com a toda a informação possível,a sim torna-se mais fácil ajudar-te mais acertadamente.

Cumprimentos 

• Obrigado(a) 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Margarida

Então como ficou o caso do Betta ? ficou bom,ou não ?

Cumprimentos  

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas Margarida
Então como ficou o caso do Betta ? ficou bom,ou não ?

Cumprimentos  
Sim, resolveu se bem depressa