edmendes Publicado: Abril 11, 2019 Publicado: Abril 11, 2019 Nenhuma das 3 opções é descabida! Se bem que ainda há outra boa opção válida!Que é meter mais areão para dentro! E só deixar umas pontas de fora. Ficas com a sensação que destes uma poda das boas! É uma técnica usada no Tibete, e chama-se Poda Inversa. Bem mas agora fora de brincadeiras, falei nas pontas, pois se o dry start vai durar outro tanto tempo... Ao fazer a poda, e depois de fazer a limpeza, irão ficar umas pequenas folhas por lá perdidas que poderão prejudicar o sistema. Digo eu.Cumprimentos,Edgar Mendes 1 Citar
Vera Santos Publicado: Abril 14, 2019 Publicado: Abril 14, 2019 Sim senhora, está bem giro o layout, então podaste, não podaste ou enches te de água, que andaste tu a fazer este fim de semana?? A Cuba cresceu que foi uma maravilha, não te esqueças de quando encheres o aquário deves exagerar no CO2 para meltar o menos possível, foi o que fiz no meu. Aquela do Tozé é que foi uma boa dica, a do aspirador nem eu me iria lembrar disso. 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Mendanha Dias Publicado: Abril 15, 2019 Autor Publicado: Abril 15, 2019 Boa tarde pessoal! Parece que segui o sugestão do mestre @Pedro Rosa, parti uma Dragon Stone e juntei uns pedacinhos de rocha ao caminho. Se calhar exagerei, mas isso poderá ser corrigido mais tarde 😄 Entretanto, como o tapete de Cuba estava mesmo muito alto, decidi correr o risco e podei-o: Mas tal como já se previa, e mesmo se tirei grande parte do tapete cortado com a ajuda de uma pinça, havia pequenas folhinhas que eu não conseguia retirar... Foi nesse momento que se fez luz na minha cabeça: Faz de conta que chegou a estação das chuvas, e inundei a Margem Sul... Dei uma turbinada de skimmer, e as folhinhas foram todas sugaditas para fora do aquário... Depois só foi necessário dar aquela vazada básica ao aquário, e lá ficou novamente a Margem Sul sequinha e a esperar que a reação do tapete à poda seja a mais positiva possível 😄 Agora vou continuar o dry start, esperar que o tapete recupere do corte, e se tudo correr como espero, no início do próximo mês já poderei pôr água no aquário e bombar abundantemente com CO2, para tentar repetir o sucesso obtido pela nossa caríssima @Vera Santos. 4 Citar
Emejet Publicado: Abril 16, 2019 Publicado: Abril 16, 2019 há 18 horas, Prpmd disse: inundei a Margem Sul... Inundaste o deserto 😮 😮 Ficou impecável a manutenção! Mas concordo que ficaram demasiados bocadinhos de pedra no caminho. 1 Citar
Pedro Mendanha Dias Publicado: Julho 8, 2019 Autor Publicado: Julho 8, 2019 Continuo com o meu objetivo de fazer o dry start mais longo de sempre 😄 Passaram 6 meses e água ainda nem vê-la... Vários atrasos e pouca disponibilidade fizeram com que ainda não tivesse conseguido pôr a tão desejada água na Margem Sul, tudo para fazer jus ao estatuto de deserto 😄 Mas se tudo correr como espero será inundado ainda antes do final do mês. Tenho perfeita noção que vai ser muito difícil não perder o tapete de Cuba, quando chegar a água. Vou ter que o bombardear com CO2, e esperar que Nossa Senhora do Melt o salve... Vamos ver... Entretanto ele já tinha mais de 3 dedos de altura: Já o iogurte parece que fez efeito, e as rochas já estão todas salpicadas com musgo: Por fim, e após a segunda poda em dry start, o tapete ficou bem amarelinho... Vamos lá ver como a Cuba recupera à tesourada... Espero que o consiga fazer, para finalmente passar para o segundo passo deste projeto experimental... A inundação 😄 2 Citar
ismael_figueira Publicado: Julho 9, 2019 Publicado: Julho 9, 2019 Conta-nos lá, como foi que tiraste o excedente da poda? Foi aspirado? Tiraste pé por pé com a pinça? Ou foram ET's vegan que visitaram o Margem Sul e paparam tudo? 1 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Pedro Mendanha Dias Publicado: Julho 9, 2019 Autor Publicado: Julho 9, 2019 há 55 minutos, ismael_figueira disse: Conta-nos lá, como foi que tiraste o excedente da poda? Foi aspirado? Tiraste pé por pé com a pinça? Ou foram ET's vegan que visitaram o Margem Sul e paparam tudo? Então, fiz exatamente o que tinha feito da última vez... Dei aquela poda básica, à chapada, depois tirei os pedaços maiores do tapete solto, com o auxilio de uma pinça de sonho, e só depois inundei a situação para ver aquela flutuada de folhedo de Cuba, que o meu super skimmer rapidamente sugou... Desinundei a coisa através de um sistema de inundação inversa, et voilà - fim do espetáculo!!! Se ficou com dúvidas - disque 1 Se ficou feliz e satisfeito - disque 2 Se ficou com fome - vá comer um gelado à melhor gelataria do país 3 Citar
ismael_figueira Publicado: Julho 9, 2019 Publicado: Julho 9, 2019 Muito bem! Pronto agora fiquei com fome... RESOLVE! E vê se inundas isso o quanto antes para acabares com os tempos de seca na margem sul, que isso com inundações sazonais não vai lá! 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Vasco Ferreira Publicado: Julho 13, 2019 Publicado: Julho 13, 2019 Parabéns, bom projeto. Já conseguiste uma etapa difícil, agora falta a próxima. Força nisso 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Pedro Mendanha Dias Publicado: Julho 15, 2019 Autor Publicado: Julho 15, 2019 On 13/07/2019 at 13:49, Vasco Ferreira disse: Parabéns, bom projeto. Já conseguiste uma etapa difícil, agora falta a próxima. Força nisso Muito obrigado Vasco! Está a ser um laboratório que me está a ensinar bastante... Neste momento estou à espera que a Cuba recupere do último "podão", e se não houver mais surpresas, vai haver diluvio na Margem Sul até ao final do mês!!! 😉 Citar
Pedro Mendanha Dias Publicado: Agosto 29, 2019 Autor Publicado: Agosto 29, 2019 E ao 227º dia... A Margem Sul inundou-se... Em pleno Verão, quando nada fazia prever, começou a chover, e agora não há volta a dar, senão rezar e bombar CO2 para ver se a Cuba não melta toda... Entretanto o método do iogurte parece que não resulta com tanto tempo de Dry Start... Cheguei a ter muito musgo nas rochas, mas agora parece que secou tudo... Vamos ver a evolução da coisa... Também as algas não vão dar tréguas... Enfim... Deixo-vos estas que talvez sejam as melhores fotos que irei conseguir tirar durante toda a vida da Margem Sul subaquática 🙂 Primeiro ainda com muito nevoeiro matinal: Depois já com o céu limpo, e o CO2 em bom ritmo (se calhar bom demais): P.S. - Se olharam atentamente, viram que a Margem Sul já tem um morador.. Um lindo Planorbis corneus, com a carapaça transparente e o corpo encarnado, que foi transferido do Rookie, por não ter respeitado os limites de velocidade no aquário... 3 Citar
Joaquim Marcolino Publicado: Agosto 29, 2019 Publicado: Agosto 29, 2019 Boas amigo já se nota que a Margem Sul esta a ficar com vida no seu interior 👍 1 Citar
ismael_figueira Publicado: Setembro 5, 2019 Publicado: Setembro 5, 2019 Muito bem Pedro, Agora olho fino e pé ligeiro! Co2 com fartura! Força nisso 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Pedro Mendanha Dias Publicado: Setembro 5, 2019 Autor Publicado: Setembro 5, 2019 há 18 minutos, ismael_figueira disse: Muito bem Pedro, Agora olho fino e pé ligeiro! Co2 com fartura! Força nisso Muito obrigado!!! Acho que se calhar estou a abusar no CO2... Após 10 dias de inundação fiz as primeiras análises à água, e o pH estava a 4,87 😄 Aparentemente as plantas estão a adorar... Tanto a Cuba como a Eleocharis sp. "mini" cresceram exponencialmente desde que ficaram debaixo de água... Também as algas começam a aparecer, mas depois dum susto com umas supostas cianobactérias, parece que agora está tudo relativamente controlado.... Acabei de usar fertilização líquida da Tropica, pela primeira vez, pois os valores de nitratos e potássio estão muito baixos, no entanto o camadão de bactérias que atirei para dentro da Margem Sul parece que deu resultado, pois já não há vestígios de amónia, nem de nitritos... O kH é que está a zeros, ao contrário do gH que está a 4, por isso mais logo vou juntar uma saqueta de Linfa, para ver se animo a situação, pois assim que equilibrar o pH, quero pôr uma equipa de limpeza... e pelos vistos muito em breve vou ter que fazer uma poda geral: Baixei o CO2, mas será que, após 10 dias, ainda há possibilidade de haver melt da Cuba? 3 Citar
Joaquim Marcolino Publicado: Setembro 5, 2019 Publicado: Setembro 5, 2019 Boas já esta a tomar forma esse aquário , força nisso 1 Citar
Pedro Mendanha Dias Publicado: Setembro 26, 2019 Autor Publicado: Setembro 26, 2019 Um mês após a inundação da Margem Sul, parece que as plantas se adaptaram muito bem à sua vida subaquática, pois não observei qualquer tipo de melt. Nos primeiros 15 dias bombardeei forte com CO2... O pH estava nos 4 e poucos, e as plantas cresceram a uma grande velocidade. Depois introduzi a equipa de limpeza, porque as algas também estavam a proliferar a bom ritmo, e obviamente tive que reduzir a introdução de CO2, para o pH subir... Certo é que em menos de um mês já tive que fazer uma boa poda, pois o tapete já tinha uma altura considerável... Aqui têm as fotos do antes e do depois: 4 Citar
Vera Santos Publicado: Setembro 27, 2019 Publicado: Setembro 27, 2019 Cuidado com o tapete, tens de o podar mais vezes senão corres o risco de levantar, não esqueças, depois é um problema. 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Luiz Medeiros Publicado: Setembro 27, 2019 Publicado: Setembro 27, 2019 Eu não ouvi este conselho e perdi o meu tapete...Enviado de meu ONEPLUS A6013 usando o Tapatalk Citar Phil German Cave
Pedro Mendanha Dias Publicado: Setembro 28, 2019 Autor Publicado: Setembro 28, 2019 há 19 horas, Vera Santos disse: Cuidado com o tapete, tens de o podar mais vezes senão corres o risco de levantar, não esqueças, depois é um problema. Pois também tive esse medo, mas tinha receio de o cortar logo, e depois, como ainda estava debaixo de água há muito pouco tempo, podia meltar todo. Citar
Pedro Mendanha Dias Publicado: Novembro 11, 2019 Autor Publicado: Novembro 11, 2019 Quem é que quer saber como vai a vida na Margem Sul, antes de começarem as obras do aeroporto????? Pois está muito bem, obrigado... O método do iogurte está agora a bombar forte, e as rochas começam a ficar bem fofas... Sintam a beleza: Já o tapete de Cuba continua a crescer a bom ritmo, e teve que levar mais uma poda, antes que decida imitar o do Aladdino... 😄 O caminho tem que ser arranjado ,e levar um reforço de pedrinhas, mas depois de ter feito as TPAs, e podas, de 6 aquários... pensando bem... acho que nunca vi um caminho tão lindo... 😄 2 2 Citar
Tozé Nunes Publicado: Novembro 11, 2019 Publicado: Novembro 11, 2019 Devias repensar um pouco a linha do horizonte formado pelo tapete, apesar de a margem sul ser assim para o plano, há sempre a falésia na costa da Caparica e a Arrábida!!!! Um exemplo do que podes fazer subindo o substrato junto aos vidros laterais: E já agora, porque não arranjar um fundo para esconder o filtro cascata? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Pedro Mendanha Dias Publicado: Novembro 11, 2019 Autor Publicado: Novembro 11, 2019 Eu gostava de saber quem é que te mandou riscar-me o aquário... Estou para ver como é que essa tinta sai... Mas uma coisa é certa, estragas, pagas... 😉 Dito isto, o caminho é para ficar mais ou menos assim como desenhaste... mas hoje já não tive vontade de trabalhá-lo... Quanto às laterais, não estou a ver como é que posso fazer isso sem destruir o tapete... será que se enfiar uma seringa no substrato, e der umas bombadas de espuma pu aquilo cresce??? 😄 Que chatice... Reparaste no filtro??? Tinha fé que ninguém reparasse nele... 😞 Tenho que o esconder... Prometo que na próxima vez ponho um tapetinho de Arraiolos, que mesmo não sendo Margem Sul, pura e dura, não deixa de ser Margem Sul... 😉 1 Citar
Tozé Nunes Publicado: Novembro 12, 2019 Publicado: Novembro 12, 2019 há 19 horas, Pedro Mendanha Dias disse: Quanto às laterais, não estou a ver como é que posso fazer isso sem destruir o tapete... Com uma tesoura afiada cortas o tapete na área a intervencionar! Levantas com jeitinho e acrescentas o solo no local e depois colocas o tapete por cima. Se ele quiser levantar (óbvio 😁) metes umas pedritas por cima a segurar!!! Ou então separas o tapete em molhinhos e replantas novamente! 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Pedro Mendanha Dias Publicado: Novembro 14, 2019 Autor Publicado: Novembro 14, 2019 On 12/11/2019 at 17:25, Tozé Nunes disse: Com uma tesoura afiada cortas o tapete na área a intervencionar! Levantas com jeitinho e acrescentas o solo no local e depois colocas o tapete por cima. Se ele quiser levantar (óbvio 😁) metes umas pedritas por cima a segurar!!! Ou então separas o tapete em molhinhos e replantas novamente! Vou pensar sobre o assunto... Não sei se é isso que o meu horóscopo recomenda... 😄 Citar
Recommended Posts