Mário Ribeiro Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Vou aplicar o ditado "Quem cala consente ;)" Portanto é a mesma pessoa que assina pela RF Agora em relação ao tópico. Pelo que percebi o aquário ainda está na fase de "projecto" e ainda não está feito. Por tal penso que ainda é tempo de poderes alterar algumas coisas de forma a ires de encontro daquilo que pretendes. Já aqui vimos que é possível juntar Tropheus com Conchiculas e outros com sucesso como já aqui foi dito. Tem sido com muita satisfação que tenho assistido ao evoluir da comunidade de apreciadores e conhecedores da cultura "Ciclidica" nomeadamente Tanga e Malawi. Cumprimentos
MárioFoito Publicado: Julho 23, 2005 Autor Publicado: Julho 23, 2005 Agora em relação ao tópico. Pelo que percebi o aquário ainda está na fase de "projecto" e ainda não está feito. Por tal penso que ainda é tempo de poderes alterar algumas coisas de forma a ires de encontro daquilo que pretendes. Sim ainda tou a Planear as coisas e se me fosse possivel ter um aquario grande acreditem que eu não andava tão preocupado, era um aquario de 2m e tava feito, infelizmente por motivos de espaço e de € não posso. Quanto ao aquário penso que consigo que seja de 120x6ox55, acho que é aceitavel para uma população, um dia mais tarde quando tiver uma casinha só para mim logo se aumenta o aquário. Quanto à questao de juntar conchiculas com os tropheus, eu estive a ver o aqua do Eduardo e os ocelatus andavam no meio dos tropheu na maior das calmas( Assim que puder tenho de passar la de novo para dar mais uma vista de olhos, o aquário assim como os peixes são lindos). Já agora ninguem é capaz de me dizer mais ou menos em que consistia o artigo da aquario magazine de Maio?? Para acabar queria deixar aqui mais uma questão, enquanto pesquisava na internet reparei que existem pessoas que defendem que se deve inserir no aquário um grupo de nunca menos de 12 tropheus e outros defendem que a melhor solução será meter apenas um macho com duas ou 3 femeas, qual é a vossa opinião??? Abraço Mário
Mário Ribeiro Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Eu acho que não haverá grandes problemas num aquário dessas dimensões criar aquilo que pretendes. Em relação aos Tropheus não tenho uma experiência vivida mas pelo que tenho lido e conversado apostaria numa "comunidade" inicial populosa. Cumps
Nuno Antunes Publicado: Julho 23, 2005 Publicado: Julho 23, 2005 Já agora ninguem é capaz de me dizer mais ou menos em que consistia o artigo da aquario magazine de Maio?? Para acabar queria deixar aqui mais uma questão, enquanto pesquisava na internet reparei que existem pessoas que defendem que se deve inserir no aquário um grupo de nunca menos de 12 tropheus e outros defendem que a melhor solução será meter apenas um macho com duas ou 3 femeas, qual é a vossa opinião??? Abraço Mário Presumo que te referes ao artigo sobre tropheus. Na sua sintese o autor referia exactamente o que tu referes. Ele punha em causa os tamanhos dos aquários, bem como o numero de peixes para começar e até a alimentação. Se fores ver na maioria dos foruns internacionais dizem que deves alimentar sempre a mesma marca, sempre à mesma hora e nunca deves dar outas coisas que não alimentos vegetais. Também te dizem que não deves colocar menos de 18 a 20 tropheus , etc. O que o autor dizia é que tinha visto criadores com colónia reprodutoras de apenas 1 casal, metidas em aquários mais pequenos e cujos criadores davam camarão como suplemento à dieta vegetal. No fundo um pouco daquilo que o Eduardo já nos referiu no outro tópico... deve-se dar comida de muita qualidade mas variar um pouco Em relação ao resto de meter 12 peixes ou 1 macho e 2 ou 3 fêmeas acho que é a mesma coisa. Meteres 12 juvenis dá-te para compensar para as perdas e acabares no fim por ter uma colónia simpática de alguns individuos e diversidade. No caso de um macho e 2 ou 3 fêmeas tens o problema de se o macho morrer não teres um "suplente" que lhe possa tomar o lugar e dado o sistema hierarquico/social dos tropheus será dificil que as fêmeas aceitem um macho "de fora" . Assim pessoalmente acho melhor partir de um grupo de 10 exemplares, do que de um grupo 1:3... mas é claro, os euros também contam Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 11, 2005 Publicado: Agosto 11, 2005 E então Mário ? Novidades ? Passaram 3 semanas desde a ultima mensagem do topico e estou curioso para saber novidades. Ja decidiste o tamanho e as espécies ou ainda continuas no processo selectivo ? We want news
MárioFoito Publicado: Agosto 19, 2005 Autor Publicado: Agosto 19, 2005 Ois tenho andado um bocado desaparecido por isso é que ainda não respondi, o aquário vai ter 120x60x55, é mesmo o cumprimento maximo que posso ter por causa do espaço. Quanto á fauna ainda não tenho a certeza, em principio serão tropheus com uma colonia de similis, mas os tropheus neste momento ainda tenho de ver bem por causa dos €€, :D , as coisas tem de ser feitas com calma. Mas vamos la ver porque já não falta muito para o natal pode ser que o pai natal ajude com os tropheus Abraço
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 19, 2005 Publicado: Agosto 19, 2005 Estamos ca para ver Força nisso PS - Se procurares bem ja a muitos a vender tropheus mt bom preço Criações caseiras
MárioFoito Publicado: Setembro 15, 2005 Autor Publicado: Setembro 15, 2005 Ois Depois de mais uns tempos desaparecido voltei. Já tenho o aquário em casa acabei mesmo por mandar fazer um de 120x60x50, infelizmente não tinha mais espaço para um maior, a filtragem vai ser feita com dois filtros, um ehein 2213 que já tenho que vou enxer de ceramicas, e um Sacem 2000 que já encomendei na aquaristikshop no inicio deste mes mas não sei porque está bastante demorado, já enviei um mail a perguntar o que se passa mas ainda não obtive resposta, mas isso é outra história. encomendei tambem um termoestato de 300W. A unica incógnita continuam a ser os seus habitantes, em principio vou desistir dos tropheus porque quero dar as melhores condiçoes aos meus peixes e assim sempre é uma desculpa para montar outro áqua maior daqui a uns tempos O que axam da seguinte população para o meu aqua, 2 espécies de shell dwelers ( similies e ocelatus) 2 de rock dwelers ( julies e a outra ainda n sei) e para ocupar a parte superior do aquário um cardume de cipries. em relação à decoração estava a pensar em algo deste género Abraço Mário
Recommended Posts