Diogo_Carvalho Publicado Outubro 18, 2018 Publicado Outubro 18, 2018 INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO : Dimensões do aquário: 120x50x60 360l Volume: 360L Filtro(s): Filtro diy com uma bomba de 1500l/h 1 termostato de 300w e 1 de 200w O filtro funciona sobre pressão sem fugas, feito com um bidão que deve ter custado uns 9€. Matérias filtrantes: 5kg de cerâmica da fluval, várias esponjas e lá. Iluminação: Descreve quantidade de lâmpadas, temperatura de cor e total de watts e capacidade em lúmens! PARÂMETROS DA ÁGUA: Temperatura da água (ºC): Indica a temperatura a que mantens o aquário, e se tens ou não termostato. pH:_ Amônia:_ Nitrito:_ Nitrato:_ TPA's (Trocas Parciais de Água): Troco 60l todos os sábados e a limpeza do filtro só a fiz uma vez, sendo que duas vezes por mês troco a lá... INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: Fauna: Os primeiro habitantes chegaram no a 28/01/2018. Um casal de ramirezis German blue e 7 neons. Na semana passada intruduzi 11 escalares. Fauna Inicial : 11 escalares 5 tetra neons 5 ottos 3 corys 2 ramirezis FAUNA ACTUAL : 1 escalares 5 tetra neons 5 ottos 3 corys 2 ramirezis Aspecto físico: Descreve como estão as cores, a pele/escamas, barbatanas, etc Aspecto comportamental: Descreve como está o nado, interacção, equilíbrio, etc Aspecto das fezes: Descreve como está a cor, resistência, comprimento, etc! Alimentação: Descreve as rações que fazem parte da alimentação dos teus peixes. O peixe doente alimenta-se ou não? Hardscape e Flora: Areao de rio do aki. 2€... Lavei bem e fervi várias vezes. Troncos red moor... Plantas, anubias mini Nana, feto de Java, bucephalandra wavy green, e tenho mais uma de superfície mas não me recordo o nome. O aquário foi colocado à ciclar no em Novembro de 2017. OBSERVAÇÕES: Descreve algo que possa ajudar no diagnóstico, como por exemplo se houve alterações recentemente no aquário e se sim quando? E mais alguma coisa que aches relevante. EDITADO POR VERA SANTOS ________________________________________ POST DO @Diogo_Carvalho O meu dia começou bem. Acordei e tinha o Marlboro yellow morto a boiar hoje. Desde que veio nunca achei k o peixe estava com saúde. Hoje qd o tirei do aquário reparei k tinha fezes brancas viscosas penduradas. Malditos parasitas. Agora dei artemia ao azul e ele come e cospe. Resumindo tenho o discu doente. Vou começar já a fazer o tratamento. Vou sair para almoçar e vou tentar arranjar metronidazole puro ou flagyl, só espero encontrar uma farmácia que me venda sem prescrição. Só estou com uma dúvida. Monto um aquário hospital e ponho lá o discu ou trato msm dele no aquário principal, a esta altura do campeonato já devo ter outros peixes a começarem a ficar doentes, ainda não detectei nada mas noto k a fêmea de RAM está com uma respiração mais ofegante. Acho k vou msm por a medicação directamente no aquário e faço lá o tratamento. Alguém com uma opinião? Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 18, 2018 Autor Publicado: Outubro 18, 2018 Quanto aos parâmetros da água está tudo normal, fiz agora uma tpa de 60 litros por descargo de consciência. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 18, 2018 Autor Publicado: Outubro 18, 2018 Ja tenho a medicação para os parasitas e para o stress. Só espero não perder mais peixe nenhum. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 18, 2018 Autor Publicado: Outubro 18, 2018 Montei um hospital, 70l, um comprimido e meio para 70l. Troco 50% daqui a 8h e volto a pôr um comprimido inteiro para repor. Repito 3x 3 depois volto a colocar o discu e o ramirezi no aquário grande daqui a 3 dias. Alguém que perceba melhor do k eu k possa dar uma ajuda se eu estiver a fazer algo mal? Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk 1
Alvaro Silva Publicado: Outubro 18, 2018 Publicado: Outubro 18, 2018 Boas Diogo Olha sobre Disco nunca tive,por conseguinte não tenho experiência,mas sei que se tu tirares um pouco de água do aquário e colocares a ferver com um dente de alho descascado e deixares ferver o alho,depois tiras o dente de alho e deixas arrefecer a água,e colocas dentro do aquário grande,o alho ajuda a desparasitar os peixes. Cump: Álvaro Silva
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 18, 2018 Autor Publicado: Outubro 18, 2018 E logo para azar o meu só tenho em pó... Pensei que isso do alho fosse um mito, como o banho de sal. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Alvaro Silva Publicado: Outubro 18, 2018 Publicado: Outubro 18, 2018 Não e um mito,eu fiquei a saber por uma biólgo,aliás eu de tempos a tempos faço no meu aquário. Cump: Álvaro Silva
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 18, 2018 Autor Publicado: Outubro 18, 2018 1 alho para quantos litros? É indiferente? Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Alvaro Silva Publicado: Outubro 18, 2018 Publicado: Outubro 18, 2018 Eu umas vezes couso dois dentes,outras só um,acho que dois dá,como o teu aquário leva muito mais água do que o meu,que e de 120 litros,talvez dois para veres como e,se vez que podes meter três,também depende do tamanho dos dentes do alho. Àlvaro Silva
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 19, 2018 Autor Publicado: Outubro 19, 2018 Não noto melhorias nenhumas no discu... Está sempre escondido a um canto e nem toca na comida. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 19, 2018 Autor Publicado: Outubro 19, 2018 So quer tar escondido. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 20, 2018 Autor Publicado: Outubro 20, 2018 48h depois de estar a fazer o tratamento com flagyl ontem e principalmente hoje de manhã já noto que discu nada bem melhor, ainda não come, hoje de manhã veio a minha mão todo curioso, eu tentei dar artemia na boca mas ele ainda não come, espero k coma brevemente vou continuar com o tratamento até amanhã e depois se não comer vou ter que arranjar maneira de o alimentar. Se alguém poder dar alguma opinião eu fico muito agradecido. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 23, 2018 Autor Publicado: Outubro 23, 2018 Continua a nadar. Continua cada vez mais magro mas a vontade de viver tem sido maior. Continuo com a medicacao, entretanto reparei que para alem das fezes brancas e gelatinosas ainda teve o azar de ter um buraco na cabeca, ja esta praticamente fechado. Nao sei quanto tempo mais o peixe vai aguentar mas hoje paro com a medicação. Ontem tentei com artemia viva mas ele fugia da artemia, hoje voltei a tentar e ele ignora por completo, ver o peixe definhar desta forma esta me a roer por dentro. A unica coisa que me ocorre era alimentar por sonda pois nem as vitaminas que tenho posto na agua parecem estar a fazer efeito, nunca o fiz nem consigo encontrar informacao a cerca disso. Sera que alguem pode so dar uma opiniao? Nao consigo mesmo encontrar alternativa. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 23, 2018 Autor Publicado: Outubro 23, 2018 Skinny_boyEnviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 23, 2018 Autor Publicado: Outubro 23, 2018 Começo a perder a esperança.Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Alvaro Silva Publicado: Outubro 23, 2018 Publicado: Outubro 23, 2018 Boas Diogo Não sei o que te diga,mas uma coisa te posso dizer,a esperança e a ultima a morrer,espero que ele se safe. Cump: Álvaro Silva
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 24, 2018 Autor Publicado: Outubro 24, 2018 Nao percebo como e que ele nada sequer. Nao come ha uma semana e esta sempre a defecar aquela nhanha branca, hoje dava para ver perfeitamente um fio de cabelo mesmo dentro das fezes.Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk 1
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 24, 2018 Autor Publicado: Outubro 24, 2018 O desespero vai falando e dupliquei a dose hoje. Dois comprimidos de 250mg para 50 litros, 8 em 8 horas com trocas de 50% antes de cada dose. Faco esta e mais uma e nao vou mais massacrar o bicho com isto. Amanha vou transferir para o aquário grande, pode ser ds minha cabeca mas ele passa a maior parte do tempo a nadar mas sempre virado para o aquario grande. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 24, 2018 Autor Publicado: Outubro 24, 2018 Sempre a sair... Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Alvaro Silva Publicado: Outubro 24, 2018 Publicado: Outubro 24, 2018 Boas Diogo Uma vez que esta a sair toda essa nhanha como tu dizes,e se vê na foto,na minha opinião,que val o que val,acho que devias deixar mais uns dias,ate ele deixar de deitar isso,e ai então mudar para o grande,talvez ele para estar tanto tempo a sim,e ter resistido tenha comido pouco sem tu dares por isso,espero que melhor. Cump: Álvaro Silva
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 25, 2018 Autor Publicado: Outubro 25, 2018 Não sei mesmo Sr. Álvaro, talvez hoje e termino com isto de vez, sempre quis ter discus e logo nos dois primeiros a sorte não esteve comigo. Foi a minha Mulher que me ofereceu os dois assim que soube que tinha vendido os escalares, qd montei o aquário, está agora fazer um ano a intenção sempre foram os Discus, já os comprou doentes numa loja de shopping... Não vou mencionar nomes pq pela atitude que tiveram nem isso merecem, passado esse problema o objectivo era que ele sobrevive-se. Uma vez que o amarelo morreu no espaço de horas e não tive tempo de fazer nada tenho me dedicado de corpo e alma à estudar esta bodega toda para o conseguir curar, começo a chegar a conclusão que o medicamento que estou a usar não deve ser o mais adequado a esta bacteria. Hoje vou estar com um amigo que manteve discus wild para saber uma opinião de alguém que já tenha passado pelo mesmo, tentei aqui mas o feedback não foi dos melhores, estou a tentar de tudo pq vejo cada vez mais o peixe a ficar seco. A ver vamos. E mais uma vez resta me só agradecer ao Sr. Álvaro pela ajuda e pela força. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 25, 2018 Autor Publicado: Outubro 25, 2018 Peço pf ajuda a quem poder, estou a tentar salvar um discu que tenho há mais de uma semana doente com parasitas internos, se pf poderem seguir este tópico eu ficava msm muito agradecido. Cumprimentos, Diogo Carvalho https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257773-sul-americano-360l/&share_tid=257773&share_fid=34560&share_type=t Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
C Mocho Publicado: Outubro 25, 2018 Publicado: Outubro 25, 2018 Boas, nunca tive Discus mas compreendo o teu desespero. Procurei e encontrei vários post com informações pertinentes e achei este muito interessante. Talvez ajude alguma coisa... Boa sorte e não desistas! Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Diogo_Carvalho Publicado: Outubro 25, 2018 Autor Publicado: Outubro 25, 2018 Acabei de entrar em casa e lá anda desesperado como sempre. Mais tpa e mais droga pra cima.Já uso ervilhas na minha papa há mto tempo. Não adiantou pq ele só fez uma refeição desde k o tenho e foi de artemia congelada. Até artemia viva já tentei e ele nem se quer vai atrás. Não tem a mínima curiosidade, só quer estar a olhar para o outro aquário. Hoje está mto mais parado. Mas mesmo assim ontem a noite por volta das 3h estava a meter uma lá para dentro e ele nem lhe tocou. Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
C Mocho Publicado: Outubro 25, 2018 Publicado: Outubro 25, 2018 (editado) há 24 minutos, Diogo_Carvalho disse: Já uso ervilhas na minha papa há mto tempo. Não adiantou pq ele só fez uma refeição desde k o tenho e foi de artemia congelada. Até artemia viva já tentei e ele nem se quer vai atrás. Não tem a mínima curiosidade, só quer estar a olhar para o outro aquário. Hoje está mto mais parado. Mas mesmo assim ontem a noite por volta das 3h estava a meter uma lá para dentro e ele nem lhe tocou. Essa não é a parte que se adapta ao teu Discus. Já tinhas dito que ele não come! Vamos lá a ver e vamos por partes: Aquilo que me pareceu mais importante é todo o comentário do membro xandre: “... 6.1.3 Tratamentos Antigos / alternativos A droga a ser utilizada no tratamento é o metronidazol, encontrado comercialmente (em farmácias) sob o nome comercial Flagyl / 400mg, (® laboratórios Rodhia)ou como genérico. É necessário esmagá-lo previamente ao uso, deixando-o todo na forma de pó; esse deverá sempre ser dissolvido em água, previamente à aplicação no aquário. JAMAIS use apresentações líquidas, elas contém àlcoois e açúcares que vão degradar a qualidade da água e levar os peixes tratados a óbito rapidamente! Sempre que o peixe tolerar temperaturas mais altas, a mesma deve sempre ser lentamente aumentada até 34°C ou o mais próximo possível disso (o máximo tolerado pela espécie), pois com temperaturas menores que 32°C dificilmente qualquer tratamento funcionará. No caso de discos (Symphysodon sp.), a temperatura pode ser levada até (o máximo de) 35°C sem medo, pois tais peixes toleram-na perfeitamente bem. … 6.1.3.2. Tratamento 2: se o peixe não estiver se alimentando. Essa costuma ser a situação mais comumente enfrentada. Nesse caso, o tratamento será mais difícil, pois a droga terá de ser acrescentada à água, em dose de ~15mg para cada litro de água. Atenção: cada comprimido de Flagyl pesa 600mg totais, mas apenas 400mg são do princípio ativo; considere isso ao calcular a dose, que geralmente fica em 1 comprimido para cada 25-30 litros de água (já considerado apenas o princípio ativo). (no teu caso quis-me parecer que cada comprimico tem 250mg de princípio ativo. Terás de fazer contas para calcular a proporção) O tratamento deve ser conduzido isolando-se o peixe obrigatoriamente em aquário-hospital. …” Como te disse nunca tive Discus. Lê o post todo com atenção e procura por outros que aqui estão no fórum. Se souberes inglês alarga a busca com o Google. Boa sorte! Editado Outubro 25, 2018 por C Mocho Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Recommended Posts