Ari Santos Publicado Outubro 17, 2018 Publicado Outubro 17, 2018 Bom dia. Comprei a um amigo um filtro Eheim 2213 para filtragem de um aquário de 120lts. O filtro apenas traz as esponjas azuis. Que materiaus devo meter entre as esponjas para uma filtragem como deve ser.. Obrigado
ismael_figueira Publicado: Outubro 17, 2018 Publicado: Outubro 17, 2018 Bom dia, 1º que tudo esse filtro pode vir a ser curto para o que pretenderes meter dentro desse aquário. Por norma o filtro deve ter a capacidade de fazer no mínimo entre 5 a 6 vezes o volume bruto do aquário, isto para garantires uma filtragem eficaz tanto a nível mecânico como biológico. Sendo que esse filtro faz 440L/h (anunciado pela marca), precisarias de um que fizesse no mínimo 600/700L/h. Respondendo à tua pergunta, precisas de matérias filtrantes biológicas, as famosas cerâmicas. As esponjas actuam da mesma forma mas não são tão eficazes, as cerâmicas são muito porosas e por sua vez têm muito mais área disponível para colonização de bactérias. Existem várias marcas no mercado, é tudo uma questão de preço e disponibilidade. Pessoalmente uso Stilla e estou bastante satisfeito. A ordem dos meios de filtragem também é importante, o esquema que uso para um filtro dessa linha uma esponja azul no fundo logo a seguir uma camada de lã filtrante e depois encho o filtro de stilla até cima. 1 Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Ari Santos Publicado: Outubro 17, 2018 Autor Publicado: Outubro 17, 2018 há 2 horas, ismael_figueira disse: Bom dia, 1º que tudo esse filtro pode vir a ser curto para o que pretenderes meter dentro desse aquário. Por norma o filtro deve ter a capacidade de fazer no mínimo entre 5 a 6 vezes o volume bruto do aquário, isto para garantires uma filtragem eficaz tanto a nível mecânico como biológico. Sendo que esse filtro faz 440L/h (anunciado pela marca), precisarias de um que fizesse no mínimo 600/700L/h. Respondendo à tua pergunta, precisas de matérias filtrantes biológicas, as famosas cerâmicas. As esponjas actuam da mesma forma mas não são tão eficazes, as cerâmicas são muito porosas e por sua vez têm muito mais área disponível para colonização de bactérias. Existem várias marcas no mercado, é tudo uma questão de preço e disponibilidade. Pessoalmente uso Stilla e estou bastante satisfeito. A ordem dos meios de filtragem também é importante, o esquema que uso para um filtro dessa linha uma esponja azul no fundo logo a seguir uma camada de lã filtrante e depois encho o filtro de stilla até cima. Obrigado pela resposta. Por cimo da stilla não coloca outra esponja? Vi em alguns sítios pessoal a usar leca como matéria filtrante biológica. Funciona bem?
ismael_figueira Publicado: Outubro 17, 2018 Publicado: Outubro 17, 2018 A esponja uso só para reter a maior parte da sujidade por baixo, o que coloco por cima das cerâmicas (esqueci-me de mencionar isso) é um pedaço de lã para reter alguma partícula maior que se possa libertar e evitar que vá causar danos no rotor do filtro. Quanto ao uso de leca também já ouvi falar mas aí aconselho a ir para algo mais natural como como cascalho de rocha vulcânica, é igualmente porosa e de fácil colonização por parte das bactérias. Consegue-se encontrar disso em qualquer garden center. Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Alvaro Silva Publicado: Outubro 17, 2018 Publicado: Outubro 17, 2018 Boas Esta tudo dito pelo Ismael,só quero dizer que eu tinha um filtro 2213 num aquário de 120 litros,e depressa verifiquei que era muito curto,e o aquário não está com os 120l esta para ai com 100 lintros. Cump: Álvaro Silva
Recommended Posts