alf550 Publicado Outubro 12, 2018 Publicado Outubro 12, 2018 Olá , este forum tem sido inestimável, na aprendizagem ao longo destes anos. Agradeço ajuda ! As minhas hygrophila Siamensis, após mais de um ano no aquário e de se desenvolverem bem, apresentam Furos e partes amarelas. Tenho 2 situações: 1- Tenho uns caracóis pequenos que vieram com outras plantas de uma loja (não eram visíveis) e nunca mais me consegui livrar deles , poderão ser a causa ? Não posso fazer tratamentos radicais, pois os meus neritina natalensis são um espectáculo na limpeza , tinha desde há 3 semanas algas no vidro persistentes e agora com 5 caracóis está limpinho-Limpinho. 2- Qual a Fertilização melhor para estas Primeiro usei Bolas da JBL, agora estou a tentar fertilizante liquido (que tem nitratos o que me obriga a TPA's mais frequentes) Poderá ser deficiência de Ferro? Nota : Os Detalhes do Biótopo, estão na área de apresentação de aquários
ismael_figueira Publicado: Outubro 12, 2018 Publicado: Outubro 12, 2018 Bom dia, Os caracóis são excelentes ajudantes na limpeza do aquário e não são eles os causadores desses problemas apresentados. Quando muito se as folhas das plantas estiverem em muito mau estado irão fazer o que a natureza lhes manda. A meu ver existe aí uma carência de nutrientes, mais propriamente de potássio, este é o único que temos de adicionar (para aquários "menos" plantados, uma vez que as quantidades presentes nas águas das TPA são irrisórias. O meu conselho, retira essas folhas velhas para que a planta não esteja a gastar energia a tentar recuperar essas "feridas" e canalize as forças para as folhas saudáveis. Deves adicionar algum fertilizante que contenha potássio ou então através de cápsulas no substrato. Espero ter ajudado 😉 Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
alf550 Publicado: Outubro 12, 2018 Autor Publicado: Outubro 12, 2018 há 2 horas, ismael_figueira disse: Bom dia, Os caracóis são excelentes ajudantes na limpeza do aquário e não são eles os causadores desses problemas apresentados. Quando muito se as folhas das plantas estiverem em muito mau estado irão fazer o que a natureza lhes manda. A meu ver existe aí uma carência de nutrientes, mais propriamente de potássio, este é o único que temos de adicionar (para aquários "menos" plantados, uma vez que as quantidades presentes nas águas das TPA são irrisórias. O meu conselho, retira essas folhas velhas para que a planta não esteja a gastar energia a tentar recuperar essas "feridas" e canalize as forças para as folhas saudáveis. Deves adicionar algum fertilizante que contenha potássio ou então através de cápsulas no substrato. Espero ter ajudado 😉 Muito obrigado, Ajuda e muito ! Vou implementar essa solução. e procurar essas cápsulas.
Recommended Posts