João Abóbora Publicado: Outubro 19, 2018 Autor Publicado: Outubro 19, 2018 Comecei a notar um amarelado nas folhas novas da staurogyne e comecei a fertelizar com K e ganhou um pouco de cor. Entretanto os veios das folhas começaram a ficar mais claros e acrescentei micros. Como tenho camarões, não quero abusar na fertilização, por isso vou voltar as mudas com água do aquário da piranha. Como a piranha tem uma alimentação mais "pesada" que a dos outros peixes, vai gerar fosfatos, que deve ser o que não está a acompanhar os outros nutrientes neste áquario. 1 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
João Abóbora Publicado: Outubro 19, 2018 Autor Publicado: Outubro 19, 2018 Neste momento o que me preocupava mais era o crescimento do musgo, que tem sido nulo. Mas já vejo rebentos novos em todo o lado, por isso está safo. Agora é ver se vai fazer o efeito que imaginei... 2 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Tozé Nunes Publicado: Outubro 19, 2018 Publicado: Outubro 19, 2018 Tenho o mesmo musgo que tu e também não cresceu nada! O único que lá anda está colado senão tinha sido a primeira baixa! Porque não fertilizas com fosfatos em vez de usar água de outro aquario? Não estás a adicionar também mais nitratos nessa água de piranha?? E sabe-se lá mais o quê! Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
brunofasoares Publicado: Outubro 19, 2018 Publicado: Outubro 19, 2018 Muitas plantas rebentam novamente só com a raíz. Já me acontece, especialmente com plantas tapete. De repente ter no meio de outro tapete umas folhas da planta que estava anteriormente. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Vera Santos Publicado: Outubro 20, 2018 Publicado: Outubro 20, 2018 Boas João, estava ao teu lado e olhava para o hardscape e pensava, Epah está a dar nas vistas, a disposição das pedras, que será que vai sair dali? Pareceu-me um trabalho difícil, cola ali, cola acolá, braçadeiras, lá me ajudaste a colar os troncos que estava difícil de fazer sozinha para não saírem do sítio. Depois começaste a plantar e até ficou bem giro, não estava a vislumbrar este resultado, ficou porreiro, mais um para ir acompanhando. Também acho que a localização do filtro não é a melhor, e mudando a sua localização, escusavas de ter o difusor e o reactor o vidro frontal, mas sou eu que gosto de ter o aquário arrumadinho e olhar para ele e ver o mínimo de equipamentos, e principalmente olhar para ele e não ter peças a desconcentrar-me do foco principal....o layout. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
João Abóbora Publicado: Outubro 21, 2018 Autor Publicado: Outubro 21, 2018 On 19/10/2018 at 09:52, Tozé Nunes disse: Tenho o mesmo musgo que tu e também não cresceu nada! O único que lá anda está colado senão tinha sido a primeira baixa! Porque não fertilizas com fosfatos em vez de usar água de outro aquario? Não estás a adicionar também mais nitratos nessa água de piranha?? E sabe-se lá mais o quê! Não sei o que trás, porque nunca medi. Mas trás magia, porque a staurogyne melhorou ;) Nunca meti fosfatos nos meus áquarios. A entrada de peixes geralmente complementa os fosfatos naturalmente. Mas também não costumo puxar tanto pelo desenvolvimento das plantas... Estou a testar uma mix dos dois métodos, vamos ver como corre :) Agora mesmo, Vera Santos disse: Boas João, estava ao teu lado e olhava para o hardscape e pensava, Epah está a dar nas vistas, a disposição das pedras, que será que vai sair dali? Pareceu-me um trabalho difícil, cola ali, cola acolá, braçadeiras, lá me ajudaste a colar os troncos que estava difícil de fazer sozinha para não saírem do sítio. Depois começaste a plantar e até ficou bem giro, não estava a vislumbrar este resultado, ficou porreiro, mais um para ir acompanhando. Também acho que a localização do filtro não é a melhor, e mudando a sua localização, escusavas de ter o difusor e o reactor o vidro frontal, mas sou eu que gosto de ter o aquário arrumadinho e olhar para ele e ver o mínimo de equipamentos, e principalmente olhar para ele e não ter peças a desconcentrar-me do foco principal....o layout. Na minha cabeça já está o resultado final. Por isso é que as pedras e troncos têm aquela disposição esquesita. É o que quero deixar a ver-se. Tirando a pedra da calçada do meio, que só serviu para base, porque foi a mais alta e feia que encontrei lol A partilha das técnicas/maneiras, de se fazer as coisas, é o que torna os hobbys interessantes :) Deixem lá o filtro, que ele está no sítio certo para o efeito que espero conseguir fazer. E com um autocolante no fundo, desaparece. Estão à frente, porque assim vocês não vêem o aquário todo. Quando quero olhar para ele com olhos de ver, tiro 😉 Para uma magia resultar, tens de distrair os olhos da pessoa que está a ver, para aquilo que queres que ela veja, de forma a no fim ela ficar surpresa com o resultado. Vamos ver se resulta lol Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
João Abóbora Publicado: Outubro 23, 2018 Autor Publicado: Outubro 23, 2018 Parei a fertilização Tenho trocado 5l diariamente, com água do aquário da piranha, que está com o NO3 a 5. O NO2 subiu. Possivelmente uma flutuação temporária, por ter começado a usar uma água mais "suja". O Betta saiu do aquário. Andava a ver se fazia uma mariscada... Os camarões agora já saiem mais das rocas. Alterei um pouco a disposição das pedras traseiras, mas nada que se note muito. Introduzi uns pés de "orquídea aquática", (depois meto o nome científico que agora não me lembro...), mais umas anubias mini e uns pés de Reinnecki que tinha a flutuar no lago. Ficou assim: 2 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 23, 2018 Publicado: Outubro 23, 2018 Grandes fotos João. E um belo report de tudo o que se vai passando. apenas passando 15 dias, ja se nota um crescimento apreciável. Força nisso Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
João Abóbora Publicado: Outubro 31, 2018 Autor Publicado: Outubro 31, 2018 (editado) Desde a última actualização, não fiz fertilização alguma, nem fiz as tpa. Apenas dei comida aos peixes diariamente e coloquei um aquecedor, porque a temperatura baixou para os 21°. Apareceram umas greenspot nas pedras e na staurogyne, mas nada de preocupante... Tanto que ainda não limpei o vidro, desde a primeira tpa. Está assim Editado Outubro 31, 2018 por João Abóbora 3 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
ismael_figueira Publicado: Novembro 2, 2018 Publicado: Novembro 2, 2018 Boas João, As temperaturas a baixar e a malta da EDP a esfregar as mãos!! Isto de chegar ao limiar dos 20ºC começa a comprometer o crescimento das plantas, já que elas reduzem o metabolismo e deixam espaço para as bandidas das algas! Ainda assim isso está a ficar bem preenchido. Aquela reiniicki mini ali na direita é que me inquieta um pouco, que a meu ver destaca-se bastante e retira o foco do resto do layout. Abraço Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
João Abóbora Publicado: Novembro 17, 2018 Autor Publicado: Novembro 17, 2018 Desde a última actualização, não fiz nada no aquário, sem ser acrescentar água... Está assim neste momento 2 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Pedro Mendanha Dias Publicado: Novembro 18, 2018 Publicado: Novembro 18, 2018 Olá Mestre João, Está a ficar muito bom. Bastante original, com muitas plantas diferentes e coloridas. Faz-me lembrar um Carnaval, no bom sentido da palavra 😄 Mas o que aconteceu com a Staurogyne? Meltou? Citar
João Abóbora Publicado: Novembro 18, 2018 Autor Publicado: Novembro 18, 2018 Está a crescer como ele quer lol Mas não está preocupante. Quando tiver um pouco de paciência e tempo, logo o penteio. Sim, caíram as folhas em 3 dias, mas não morreu. Já há folhas novas. Não gostou de ter sido abandonada lol 1 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 22, 2018 Publicado: Novembro 22, 2018 Pena essa stauregyne. Parecia muito melhor nas fotos anteriores.Concordo, a reneckii está um pouco deslocada. Eu substituía por algo verde. Tens vários pontos verdes no aquario o que faz com que os olhos não se fixem só num. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
João Abóbora Publicado: Dezembro 28, 2018 Autor Publicado: Dezembro 28, 2018 Continuou meio abandonado neste tempo que passou. Acabou o CO2, fertilizei com macros e micros ao mesmo tempo e não levou trocas de água, apenas reposição. Aproveitei que era Natal e podei e plantei o que andava a flutuar à umas semanas. Tenho um ataque de staghorn e as plantas reduziram o crescimento. Nada que amor e carinho não resolva... Voltei a introduzir o CO2. No início do Ano vou começar as mudas de água regulares, novamente, para ficar pronto para a Petfestival. Agora está assim: 2 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Pedro Mendanha Dias Publicado: Dezembro 28, 2018 Publicado: Dezembro 28, 2018 Está bastante selvagem e exótico! 😄 Mas para além de "amor e carinho", qual é a melhor forma de eliminar a staghorn, que também me apareceu no Aurora? E já agora, se não for pedir muito, quais são os motivos para o seu aparecimento? Citar
João Abóbora Publicado: Dezembro 28, 2018 Autor Publicado: Dezembro 28, 2018 Todas as algas aparecem devido a desiquilíbrio dos nutrientes e de CO2. A razão o aparecimento das staghorn, só medindo os parâmetros dos nutrientes na água. Não medi ainda, mas aposto numa falta de nitratos e fosfatos. O aquário tem poucos peixes e muitas plantas, por isso deve estar a consumir mais do que cria e do que lhe tenho acrescentado. As trocas de água vão retirar o nutriente em excesso do qual as staghorn se estão a alimentar. Retirei o que consegui com a mão e uma escova de dentes e cortei as folhas mais atacadas. 2 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Pedro Mendanha Dias Publicado: Dezembro 29, 2018 Publicado: Dezembro 29, 2018 há 15 horas, João Abóbora disse: Todas as algas aparecem devido a desiquilíbrio dos nutrientes e de CO2. A razão o aparecimento das staghorn, só medindo os parâmetros dos nutrientes na água. Não medi ainda, mas aposto numa falta de nitratos e fosfatos. O aquário tem poucos peixes e muitas plantas, por isso deve estar a consumir mais do que cria e do que lhe tenho acrescentado. As trocas de água vão retirar o nutriente em excesso do qual as staghorn se estão a alimentar. Retirei o que consegui com a mão e uma escova de dentes e cortei as folhas mais atacadas. Obrigado pela explicação! Acho que já descobri a origem da staghorn no meu aquário 😉 Citar
brunofasoares Publicado: Janeiro 2, 2019 Publicado: Janeiro 2, 2019 On 29/12/2018 at 12:30, Prpmd disse: Obrigado pela explicação! Acho que já descobri a origem da staghorn no meu aquário 😉 E qual foi? Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Pedro Mendanha Dias Publicado: Janeiro 2, 2019 Publicado: Janeiro 2, 2019 há 1 hora, brunofasoares disse: E qual foi? Penso que deve ser por causa de ter os nitratos a zeros... amanhã já vou alterar o sistema de fertilização. Citar
Recommended Posts