Recommended Posts

Publicado (editado)

Midori no hi (Fogo Verde)

Desafio Aquascaping Portugal

Setup

Início da montagem:

07/10/2018

Aquário:

ILA 45x30x30 extra claro

Móvel:

Aparador da sala

Iluminação:

Twinstar 300C - 8h/dia

Filtragem:

Hailea SL-306

Media:

Seachem Matrix

Esponja 

Substrato:

8L Neo Soil

CO2:

Botija de 2kg

Redutor de pressão com solenóide

Neo Difuser L

Aquecimento:

Eheim thermopreset 50w

Hardscape:

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

Fertilização:

ADA Brighty K

ADA Brighty Mineral

ADA Brighty Nitrogen

Flora:

Anubias barteri var. nana 'Pangolino' - 1x

Microsorum pteropus 'Petit' - 2x

Cryptocoryne wendtii (brown) - 2x

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x

Bucephalandra Wavy Green - 1x

Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) 

Glossostigma elatinoides - 2x

Fotos:

Hardscape

44288009375_e37a510d80_o.jpgProject Aquascaping Portugal - hardscape by Gonçalo Silva, no Flickr

Dia 1

44477090824_9bdbb21500_o.jpgProject Aquascaping Portugal day 1 by Gonçalo Silva, no Flickr

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 5
Publicado:

Promete. Vamos ver como se desenvolve!

Uma questão: esse difusor L já tinhas, ou se compraste especificamente para esta montagem não será muito grande para essa litragem?

Publicado:
Agora mesmo, DanRocha disse:

Promete. Vamos ver como se desenvolve!

Uma questão: esse difusor L já tinhas, ou se compraste especificamente para esta montagem não será muito grande para essa litragem?

Obrigado. Este já tinha aqui parado sim. 

Publicado:

Só um aparte, o intake do filtro teve de ser cortado porque senão não cabia! Dá-lhe serrote!

• Gosto 1
Publicado:
há 21 horas, Gonçalo84 disse:

Gonçalo, sabes bem que toda a montagem precisa daquele toque especial. Muito obrigado 😉

Quanto ao intake do filtro creio que todos nos deparámos com o mesmo problema, o que eu fiz foi simplesmente colocar a peça do inflow directamente no tubo preto.

Agora é ver isso crescer e ficar bonito para a pet!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:
há 23 horas, Gonçalo84 disse:

Eu dividi um vaso em três, um terço foi para o Ignace, outro terço já não me recordo para quem foi e ainda deu para mim! 

O filtro é mesmo enorme para um aquário destes, felizmente fica quase tudo do lado de fora do aquário 🙂 tenho que ver se também consigo fazer o mesmo que o Ismael! 

Publicado:

Tentei fazer isso mas não consegui encaixar (também não tentei muito).

Como só tenho um regulador sem electrovalvula tenho o co2 dia e noite! Siga pra bingo! Já vejo um ligeiro melt da glosso, vamos ver se ela se aguenta ou se vai toda abaixo.

Publicado:
há 20 minutos, Gonçalo84 disse:

Tentei fazer isso mas não consegui encaixar (também não tentei muito).

Aquilo não dá para encaixar 😛 Tem de ser colado com algo, no meu aso meti umas simples fita cola mas tenho de rever o método.

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado: (editado)

Ah isso explica muita coisa. Podes cortar o apoio (já que traz 3 que deve ser para aqueles aquários de 1.5m de altura) só o suficiente para meter o intake.

Editado por Gonçalo84
Publicado:
On 11/10/2018 at 14:24, C Mocho disse:

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Obrigado.

Este aqua já levou uma poda na ludwigia e a glosso já está a lateralizar, parece que é desta que vou ter um tapete de glosso.

O co2 24h está a dar resultado, tenho a luz ligada 8h a 100%. 

antes da poda:

44421427065_26a67902a9_o.jpgClassical ryoboku - 7 days by Gonçalo Silva, no Flickr

Infelizmente, ao podar mexi na pedra que segura os troncos no sitio, resultando em tudo a voar. quando faço as montagens costumo colar tudo com silicone com muita calma, como não foi o caso deste aquário esbardalhou se um bocado, mas pronto lá corrigi tudo e depois não tirei foto, mas ver se tirou mais logo.

Entretanto começo a adicionar K e micros.

Abraço

• Gosto 2
Publicado:

Boas, gosto do teu layout, e a ludwigia lá trás vai fazer a diferença, um contraste bem engraçado de cor.

Eu optei por colar com super cola gel a ponta do inflow, para limpar esse tubo acaba por ser mais difícil mas não deixa de ser possível, com a pressão de água do outro lado estou confiante que resolve.

Estou com o CO2 a 24h como tu, tens quantas bolhas por segundo?

Sempre ouvi dizer que não é a melhor opção...

Não sei se é boa ideia, o temporizador não estava a funcionar mas já está resolvido, estava a pensar colocar o CO2 a funcionar ao mesmo tempo que a iluminação, 8h, que dizes sobre isto? Quer dizer, qual das situações será melhor?

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Publicado:
há 19 minutos, Vera Santos disse:

Boas, gosto do teu layout, e a ludwigia lá trás vai fazer a diferença, um contraste bem engraçado de cor.

Eu optei por colar com super cola gel a ponta do inflow, para limpar esse tubo acaba por ser mais difícil mas não deixa de ser possível, com a pressão de água do outro lado estou confiante que resolve.

Estou com o CO2 a 24h como tu, tens quantas bolhas por segundo?

Sempre ouvi dizer que não é a melhor opção...

Não sei se é boa ideia, o temporizador não estava a funcionar mas já está resolvido, estava a pensar colocar o CO2 a funcionar ao mesmo tempo que a iluminação, 8h, que dizes sobre isto? Quer dizer, qual das situações será melhor?

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Sim a ludwigia e as cryptos quando estiverem em pleno vão dar o toque especial que este aqua precisa.

Sobre o co2 acho que só é mau por causa da fauna, e como não tenho intenção de meter fauna (talvez a seguir à pet ou se tiver uma crise de algas) acho que não há problema. Mas as plantas parecem estar a responder muito bem, quem sabe se não começo a iniciar os meus aquas todos assim. 

Quanto ao co2 a ligar ao mesmo tempo que a luz também acho que não há problema, o Rui Alves faz assim nos aquas dele e corre bem. 

Quanto ás bolhas, se for a contar no difusor tenho 1 a cada 2 segundos talvez e se for a contar pelo contador de vidro tenho mais ou menos 1/seg.

• Gosto 1
Publicado:
há 12 minutos, Gonçalo84 disse:

Sobre o co2 acho que só é mau por causa da fauna, e como não tenho intenção de meter fauna (talvez a seguir à pet ou se tiver uma crise de algas) acho que não há problema. Mas as plantas parecem estar a responder muito bem, quem sabe se não começo a iniciar os meus aquas todos assim. 

Posso dar a minha montagem como exemplo. Quis puxar um pouco mais pelas plantas e passei de 1 bolhas por segundo para 1,5 bolhas por segundo e correu mal. Passados 5 dias estava em excesso, tinha os peixes aflitos, mesmo assim conseguiu recuperar com uma TPa de emergência e apenas morreram 3 tetras Fantasma Negro. Não tendo fauna, mesmo com excesso de CO2 as plantas não se queixam.

Eu tenho o CO2 a ligar e a desligar 1 hora antes da luz. Não vejo problema por estarem a ligar e desligar em simultaneamente. Aliás já tive assim porque se avariou um dos meus temporizadores.

há 20 minutos, Gonçalo84 disse:

Quanto ás bolhas, se for a contar no difusor tenho 1 a cada 2 segundos talvez e se for a contar pelo contador de vidro tenho mais ou menos 1/seg.

Uma boa questão. Vejo muito pessoal a regular-se pelo difusor, especialmente pelos da Neo. O que acham mais fiável, contar as bolhas de CO2 pelo conta-bolhas (que por se chamar precisamente conta-bolhas acho que seja o mais fiável) ou pelo difusor?

Desculpem o off-topic, mas são questões que vamos vendo passar sem conseguir uma opinião em concreto, aliás, a última vez que vi debatar esta questão a sério, a maior parte do pessoal dizia mesmo que se guiava pelo difusor.

Publicado:

Eu acho que não te deves regular pelo difusor e sim pelo conta bolhas, por exemplo neste momento o meu difusor não apresenta nenhuma bolha, portanto nada fiável Bruno. 

• Gosto 1
Publicado:
há 17 horas, brunofasoares disse:

Uma boa questão. Vejo muito pessoal a regular-se pelo difusor, especialmente pelos da Neo. O que acham mais fiável, contar as bolhas de CO2 pelo conta-bolhas (que por se chamar precisamente conta-bolhas acho que seja o mais fiável) ou pelo difusor?

Desculpem o off-topic, mas são questões que vamos vendo passar sem conseguir uma opinião em concreto, aliás, a última vez que vi debatar esta questão a sério, a maior parte do pessoal dizia mesmo que se guiava pelo difusor.

Não te deves fiar por nenhum! os conta bolhas são uma mera indicação para o utilizador. Isto porque cada conta bolhas tem o seu tamanho de bolha. O conta bolhas original penso ser o da ADA, o beetle counter, em que as bolhas podem ser maiores ou menores que os tipicos de vidro os difusores. Portanto eu posso dizer que tenho 1 bolha por segundo e tu com outro contador teres 3 bolhas por segundo e termos a mesma concentração de co2 no aquário...

há 15 horas, Vasco Ferreira disse:

Quando o tapete fechar o aqua vai "brilhar".

Agora é deixar crescer.

Abraço

Obrigado Vasco. Não é nada de original nem nada de maluco, mas um clássico é sempre um clássico. Acredito que com o tapete fechadinho, as cryptos mais altas e a ludwigia bem espessa e vermelhinha fica aqui uma coisa engraçada.

• Gosto 1
Publicado:

A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás!

A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉

Publicado:
há 19 horas, Vera Santos disse:

Eu acho que não te deves regular pelo difusor e sim pelo conta bolhas, por exemplo neste momento o meu difusor não apresenta nenhuma bolha, portanto nada fiável Bruno. 

Pois não Vera. Sempre me regulei pelo conta-bolhas, precisamente por ser o equipamento para o efeito. Mas não é a primeira vez que vejo essa "discussão"....

Publicado:
há 2 horas, Gonçalo84 disse:

Não te deves fiar por nenhum! os conta bolhas são uma mera indicação para o utilizador. Isto porque cada conta bolhas tem o seu tamanho de bolha. O conta bolhas original penso ser o da ADA, o beetle counter, em que as bolhas podem ser maiores ou menores que os tipicos de vidro os difusores. Portanto eu posso dizer que tenho 1 bolha por segundo e tu com outro contador teres 3 bolhas por segundo e termos a mesma concentração de co2 no aquário...

Acredito Gonçalo. Por alguma razão também existem os drop-checkers. Esse será o equipamento que mais poderá dizer acerca da injecção de CO2. Mas o pessoal a primeira pergunta que faz é "quantas bolhas" e raramente pergunta a cor do drop-checker.

Publicado:
há 6 horas, brunofasoares disse:

Acredito Gonçalo. Por alguma razão também existem os drop-checkers. Esse será o equipamento que mais poderá dizer acerca da injecção de CO2. Mas o pessoal a primeira pergunta que faz é "quantas bolhas" e raramente pergunta a cor do drop-checker.

Exato. E as bolhas não são uma medida standard. O que rege mesmo é o drop se tiver a solução bem feita. Mas eu já nem isso tenho. É tudo a olho. No aqua grande acertei as bolhas com o Yama e nesta nova montagem nem sequer usei.

Para este aqua também ainda não meti, acho que se metesse ia estar bem amarelinho. 

há 6 horas, ismael_figueira disse:

A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás!

A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉

A crypto não vai passar dos 15cm porque tem boa luz. 

Já agora estou a adorar o tráfego que este fórum está a ter. Faz lembrar quando comecei com este vício, lá no longínquo ano de 2016! 

• Gosto 1
Publicado:
há 1 hora, Gonçalo84 disse:

O que rege mesmo é o drop se tiver a solução bem feita.

E o que usas no teu? Apenas a quantidade suficiente de reagente ou colocas mais alguma coisa?

Publicado: (editado)
Agora mesmo, brunofasoares disse:

E o que usas no teu? Apenas a quantidade suficiente de reagente ou colocas mais alguma coisa?

Ponho 1ml de agua 4kh e duas ou tres gotas de reagente. Quanto mais gotas meteres mais carregado fica em termos de cor, não interfere na leitura de co2.

A água comprei na solaqua já há bastante tempo.

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Já vi que todos têm um nome artístico para o seu aquário e eu não! Ajudem aí, que a minha criatividade neste momento parece a do Salvio...

Agora o estado do bicho:

tudo a correr bem!

so os troncos é que estão um bocadinho feios dos fungos e a crypto ainda está a arrancar, mas já meltou o que tinha a meltar e já vejo folhas novas, portanto a partir de agora o difícil vai ser agarra la. 

Co2 24h, luz a 8h com a calha no máximo. Até agora nada de fertilização e esta semana fiz só 2 tpas. 

• Gosto 3
Publicado:

Está a ficar muito giro e viçoso.

Quanto à minha sugestão para nome... Assim que olhei para ele veio-me à cabeça Sr. Meireles... esses troncos com as plantas em cima, fizeram-me lembrar um bigode bastante farfalhudo... Sr. Meireles sem dúvida 😄

• Haha 3