Gonçalo84 Publicado Outubro 9, 2018 Publicado Outubro 9, 2018 (editado) Midori no hi (Fogo Verde) Desafio Aquascaping Portugal Setup Início da montagem: 07/10/2018 Aquário: ILA 45x30x30 extra claro Móvel: Aparador da sala Iluminação: Twinstar 300C - 8h/dia Filtragem: Hailea SL-306 Media: Seachem Matrix Esponja Substrato: 8L Neo Soil CO2: Botija de 2kg Redutor de pressão com solenóide Neo Difuser L Aquecimento: Eheim thermopreset 50w Hardscape: Red Moor Wood. Ryuoh stone Fertilização: ADA Brighty K ADA Brighty Mineral ADA Brighty Nitrogen Flora: Anubias barteri var. nana 'Pangolino' - 1x Microsorum pteropus 'Petit' - 2x Cryptocoryne wendtii (brown) - 2x Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x Bucephalandra Wavy Green - 1x Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) Glossostigma elatinoides - 2x Fotos: Hardscape Project Aquascaping Portugal - hardscape by Gonçalo Silva, no Flickr Dia 1 Project Aquascaping Portugal day 1 by Gonçalo Silva, no Flickr Editado Outubro 30, 2018 por Gonçalo84 5 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
DanRocha Publicado: Outubro 9, 2018 Publicado: Outubro 9, 2018 Promete. Vamos ver como se desenvolve! Uma questão: esse difusor L já tinhas, ou se compraste especificamente para esta montagem não será muito grande para essa litragem? Green Nan-ó-cubo Nano2
Gonçalo84 Publicado: Outubro 9, 2018 Autor Publicado: Outubro 9, 2018 Agora mesmo, DanRocha disse: Promete. Vamos ver como se desenvolve! Uma questão: esse difusor L já tinhas, ou se compraste especificamente para esta montagem não será muito grande para essa litragem? Obrigado. Este já tinha aqui parado sim. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Gonçalo84 Publicado: Outubro 9, 2018 Autor Publicado: Outubro 9, 2018 Só um aparte, o intake do filtro teve de ser cortado porque senão não cabia! Dá-lhe serrote! 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
ismael_figueira Publicado: Outubro 10, 2018 Publicado: Outubro 10, 2018 há 21 horas, Gonçalo84 disse: Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) Gonçalo, sabes bem que toda a montagem precisa daquele toque especial. Muito obrigado 😉 Quanto ao intake do filtro creio que todos nos deparámos com o mesmo problema, o que eu fiz foi simplesmente colocar a peça do inflow directamente no tubo preto. Agora é ver isso crescer e ficar bonito para a pet! Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Tozé Nunes Publicado: Outubro 10, 2018 Publicado: Outubro 10, 2018 há 23 horas, Gonçalo84 disse: Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) Eu dividi um vaso em três, um terço foi para o Ignace, outro terço já não me recordo para quem foi e ainda deu para mim! O filtro é mesmo enorme para um aquário destes, felizmente fica quase tudo do lado de fora do aquário 🙂 tenho que ver se também consigo fazer o mesmo que o Ismael! Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Gonçalo84 Publicado: Outubro 10, 2018 Autor Publicado: Outubro 10, 2018 Tentei fazer isso mas não consegui encaixar (também não tentei muito). Como só tenho um regulador sem electrovalvula tenho o co2 dia e noite! Siga pra bingo! Já vejo um ligeiro melt da glosso, vamos ver se ela se aguenta ou se vai toda abaixo. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
ismael_figueira Publicado: Outubro 10, 2018 Publicado: Outubro 10, 2018 há 20 minutos, Gonçalo84 disse: Tentei fazer isso mas não consegui encaixar (também não tentei muito). Aquilo não dá para encaixar 😛 Tem de ser colado com algo, no meu aso meti umas simples fita cola mas tenho de rever o método. Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Gonçalo84 Publicado: Outubro 10, 2018 Autor Publicado: Outubro 10, 2018 (editado) Ah isso explica muita coisa. Podes cortar o apoio (já que traz 3 que deve ser para aqueles aquários de 1.5m de altura) só o suficiente para meter o intake. Editado Outubro 10, 2018 por Gonçalo84 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
C Mocho Publicado: Outubro 11, 2018 Publicado: Outubro 11, 2018 Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns! Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Gonçalo84 Publicado: Outubro 15, 2018 Autor Publicado: Outubro 15, 2018 On 11/10/2018 at 14:24, C Mocho disse: Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns! Obrigado. Este aqua já levou uma poda na ludwigia e a glosso já está a lateralizar, parece que é desta que vou ter um tapete de glosso. O co2 24h está a dar resultado, tenho a luz ligada 8h a 100%. antes da poda: Classical ryoboku - 7 days by Gonçalo Silva, no Flickr Infelizmente, ao podar mexi na pedra que segura os troncos no sitio, resultando em tudo a voar. quando faço as montagens costumo colar tudo com silicone com muita calma, como não foi o caso deste aquário esbardalhou se um bocado, mas pronto lá corrigi tudo e depois não tirei foto, mas ver se tirou mais logo. Entretanto começo a adicionar K e micros. Abraço 2 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Vera Santos Publicado: Outubro 15, 2018 Publicado: Outubro 15, 2018 Boas, gosto do teu layout, e a ludwigia lá trás vai fazer a diferença, um contraste bem engraçado de cor.Eu optei por colar com super cola gel a ponta do inflow, para limpar esse tubo acaba por ser mais difícil mas não deixa de ser possível, com a pressão de água do outro lado estou confiante que resolve.Estou com o CO2 a 24h como tu, tens quantas bolhas por segundo?Sempre ouvi dizer que não é a melhor opção... Não sei se é boa ideia, o temporizador não estava a funcionar mas já está resolvido, estava a pensar colocar o CO2 a funcionar ao mesmo tempo que a iluminação, 8h, que dizes sobre isto? Quer dizer, qual das situações será melhor? Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Gonçalo84 Publicado: Outubro 15, 2018 Autor Publicado: Outubro 15, 2018 há 19 minutos, Vera Santos disse: Boas, gosto do teu layout, e a ludwigia lá trás vai fazer a diferença, um contraste bem engraçado de cor. Eu optei por colar com super cola gel a ponta do inflow, para limpar esse tubo acaba por ser mais difícil mas não deixa de ser possível, com a pressão de água do outro lado estou confiante que resolve. Estou com o CO2 a 24h como tu, tens quantas bolhas por segundo? Sempre ouvi dizer que não é a melhor opção... Não sei se é boa ideia, o temporizador não estava a funcionar mas já está resolvido, estava a pensar colocar o CO2 a funcionar ao mesmo tempo que a iluminação, 8h, que dizes sobre isto? Quer dizer, qual das situações será melhor? Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Sim a ludwigia e as cryptos quando estiverem em pleno vão dar o toque especial que este aqua precisa. Sobre o co2 acho que só é mau por causa da fauna, e como não tenho intenção de meter fauna (talvez a seguir à pet ou se tiver uma crise de algas) acho que não há problema. Mas as plantas parecem estar a responder muito bem, quem sabe se não começo a iniciar os meus aquas todos assim. Quanto ao co2 a ligar ao mesmo tempo que a luz também acho que não há problema, o Rui Alves faz assim nos aquas dele e corre bem. Quanto ás bolhas, se for a contar no difusor tenho 1 a cada 2 segundos talvez e se for a contar pelo contador de vidro tenho mais ou menos 1/seg. 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
brunofasoares Publicado: Outubro 15, 2018 Publicado: Outubro 15, 2018 há 12 minutos, Gonçalo84 disse: Sobre o co2 acho que só é mau por causa da fauna, e como não tenho intenção de meter fauna (talvez a seguir à pet ou se tiver uma crise de algas) acho que não há problema. Mas as plantas parecem estar a responder muito bem, quem sabe se não começo a iniciar os meus aquas todos assim. Posso dar a minha montagem como exemplo. Quis puxar um pouco mais pelas plantas e passei de 1 bolhas por segundo para 1,5 bolhas por segundo e correu mal. Passados 5 dias estava em excesso, tinha os peixes aflitos, mesmo assim conseguiu recuperar com uma TPa de emergência e apenas morreram 3 tetras Fantasma Negro. Não tendo fauna, mesmo com excesso de CO2 as plantas não se queixam. Eu tenho o CO2 a ligar e a desligar 1 hora antes da luz. Não vejo problema por estarem a ligar e desligar em simultaneamente. Aliás já tive assim porque se avariou um dos meus temporizadores. há 20 minutos, Gonçalo84 disse: Quanto ás bolhas, se for a contar no difusor tenho 1 a cada 2 segundos talvez e se for a contar pelo contador de vidro tenho mais ou menos 1/seg. Uma boa questão. Vejo muito pessoal a regular-se pelo difusor, especialmente pelos da Neo. O que acham mais fiável, contar as bolhas de CO2 pelo conta-bolhas (que por se chamar precisamente conta-bolhas acho que seja o mais fiável) ou pelo difusor? Desculpem o off-topic, mas são questões que vamos vendo passar sem conseguir uma opinião em concreto, aliás, a última vez que vi debatar esta questão a sério, a maior parte do pessoal dizia mesmo que se guiava pelo difusor. Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Vera Santos Publicado: Outubro 15, 2018 Publicado: Outubro 15, 2018 Eu acho que não te deves regular pelo difusor e sim pelo conta bolhas, por exemplo neste momento o meu difusor não apresenta nenhuma bolha, portanto nada fiável Bruno. 1 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 15, 2018 Publicado: Outubro 15, 2018 Quando o tapete fechar o aqua vai "brilhar". Agora é deixar crescer. Abraço 1 ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Gonçalo84 Publicado: Outubro 16, 2018 Autor Publicado: Outubro 16, 2018 há 17 horas, brunofasoares disse: Uma boa questão. Vejo muito pessoal a regular-se pelo difusor, especialmente pelos da Neo. O que acham mais fiável, contar as bolhas de CO2 pelo conta-bolhas (que por se chamar precisamente conta-bolhas acho que seja o mais fiável) ou pelo difusor? Desculpem o off-topic, mas são questões que vamos vendo passar sem conseguir uma opinião em concreto, aliás, a última vez que vi debatar esta questão a sério, a maior parte do pessoal dizia mesmo que se guiava pelo difusor. Não te deves fiar por nenhum! os conta bolhas são uma mera indicação para o utilizador. Isto porque cada conta bolhas tem o seu tamanho de bolha. O conta bolhas original penso ser o da ADA, o beetle counter, em que as bolhas podem ser maiores ou menores que os tipicos de vidro os difusores. Portanto eu posso dizer que tenho 1 bolha por segundo e tu com outro contador teres 3 bolhas por segundo e termos a mesma concentração de co2 no aquário... há 15 horas, Vasco Ferreira disse: Quando o tapete fechar o aqua vai "brilhar". Agora é deixar crescer. Abraço Obrigado Vasco. Não é nada de original nem nada de maluco, mas um clássico é sempre um clássico. Acredito que com o tapete fechadinho, as cryptos mais altas e a ludwigia bem espessa e vermelhinha fica aqui uma coisa engraçada. 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
ismael_figueira Publicado: Outubro 16, 2018 Publicado: Outubro 16, 2018 A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás! A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉 Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
brunofasoares Publicado: Outubro 16, 2018 Publicado: Outubro 16, 2018 há 19 horas, Vera Santos disse: Eu acho que não te deves regular pelo difusor e sim pelo conta bolhas, por exemplo neste momento o meu difusor não apresenta nenhuma bolha, portanto nada fiável Bruno. Pois não Vera. Sempre me regulei pelo conta-bolhas, precisamente por ser o equipamento para o efeito. Mas não é a primeira vez que vejo essa "discussão".... Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
brunofasoares Publicado: Outubro 16, 2018 Publicado: Outubro 16, 2018 há 2 horas, Gonçalo84 disse: Não te deves fiar por nenhum! os conta bolhas são uma mera indicação para o utilizador. Isto porque cada conta bolhas tem o seu tamanho de bolha. O conta bolhas original penso ser o da ADA, o beetle counter, em que as bolhas podem ser maiores ou menores que os tipicos de vidro os difusores. Portanto eu posso dizer que tenho 1 bolha por segundo e tu com outro contador teres 3 bolhas por segundo e termos a mesma concentração de co2 no aquário... Acredito Gonçalo. Por alguma razão também existem os drop-checkers. Esse será o equipamento que mais poderá dizer acerca da injecção de CO2. Mas o pessoal a primeira pergunta que faz é "quantas bolhas" e raramente pergunta a cor do drop-checker. Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Gonçalo84 Publicado: Outubro 16, 2018 Autor Publicado: Outubro 16, 2018 há 6 horas, brunofasoares disse: Acredito Gonçalo. Por alguma razão também existem os drop-checkers. Esse será o equipamento que mais poderá dizer acerca da injecção de CO2. Mas o pessoal a primeira pergunta que faz é "quantas bolhas" e raramente pergunta a cor do drop-checker. Exato. E as bolhas não são uma medida standard. O que rege mesmo é o drop se tiver a solução bem feita. Mas eu já nem isso tenho. É tudo a olho. No aqua grande acertei as bolhas com o Yama e nesta nova montagem nem sequer usei. Para este aqua também ainda não meti, acho que se metesse ia estar bem amarelinho. há 6 horas, ismael_figueira disse: A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás! A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉 A crypto não vai passar dos 15cm porque tem boa luz. Já agora estou a adorar o tráfego que este fórum está a ter. Faz lembrar quando comecei com este vício, lá no longínquo ano de 2016! 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
brunofasoares Publicado: Outubro 16, 2018 Publicado: Outubro 16, 2018 há 1 hora, Gonçalo84 disse: O que rege mesmo é o drop se tiver a solução bem feita. E o que usas no teu? Apenas a quantidade suficiente de reagente ou colocas mais alguma coisa? Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Gonçalo84 Publicado: Outubro 16, 2018 Autor Publicado: Outubro 16, 2018 (editado) Agora mesmo, brunofasoares disse: E o que usas no teu? Apenas a quantidade suficiente de reagente ou colocas mais alguma coisa? Ponho 1ml de agua 4kh e duas ou tres gotas de reagente. Quanto mais gotas meteres mais carregado fica em termos de cor, não interfere na leitura de co2. A água comprei na solaqua já há bastante tempo. Editado Outubro 16, 2018 por Gonçalo84 1 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Gonçalo84 Publicado: Outubro 28, 2018 Autor Publicado: Outubro 28, 2018 Já vi que todos têm um nome artístico para o seu aquário e eu não! Ajudem aí, que a minha criatividade neste momento parece a do Salvio... Agora o estado do bicho: tudo a correr bem! so os troncos é que estão um bocadinho feios dos fungos e a crypto ainda está a arrancar, mas já meltou o que tinha a meltar e já vejo folhas novas, portanto a partir de agora o difícil vai ser agarra la. Co2 24h, luz a 8h com a calha no máximo. Até agora nada de fertilização e esta semana fiz só 2 tpas. 3 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Pedro Mendanha Dias Publicado: Outubro 28, 2018 Publicado: Outubro 28, 2018 Está a ficar muito giro e viçoso. Quanto à minha sugestão para nome... Assim que olhei para ele veio-me à cabeça Sr. Meireles... esses troncos com as plantas em cima, fizeram-me lembrar um bigode bastante farfalhudo... Sr. Meireles sem dúvida 😄 3
Recommended Posts