JACQUE2018 Publicado Agosto 26, 2018 Publicado Agosto 26, 2018 Olá, Boa tarde a todos. Preciso imenso da vossa ajuda. Meu marido faleceu a 5 meses e deixou-me um aquário de água quente, com ciclideos (pelo menos o nome eu lembro!) e uma lagosta ou lagostim... Não faço a pálida ideia de como tratar dos peixes, já os deixei morrer todos, só me resta um e a lagosta :( Não me queria desfazer do aquário, uma vez que o meu filho de 5 anos, herdou a paixão e adora os bichinhos... Estava um horror... cheio de verdete, nem se viam os peixes! Esvaziei metade do aquário, limpei qb e coloquei novamente água... testei o Ph com um teste qualquer que achei por aqui e está +/- 7.2. (hoje testei novamente). Não sei como tratar do filtro, do regulador da iluminação (lembro que ele dizia que só podia ficar x horas por dia com a iluminação ligada!), da temperatura... de nada! O aquário (acho eu) tem 30 litros. Obs.: Os peixes (2) morreram após a pseudo limpeza... socorro! Ensinem-me pelo menos o básico! Gostava de comprar peixinhos durante a próxima semana mas, o aquário já está a criar "verdete" de novo :( Desde já agradeço toda a ajuda possível. Um bem haja a todos! Jacqueline Citar
Alvaro Silva Publicado: Agosto 26, 2018 Publicado: Agosto 26, 2018 Boa noite Jacqueline Vou começar com as TPA (Troca Parcial de Água) deves ter uns recipientes com água,onde a água fica a descansar uns dias antes de fazeres a tpa,para que saia todo o cloro,sempre que limpares o filtro,tens que limpar com água que tu retiras do aquário,não com a água da torneira,porque a sim vais matar as bactérias que se encontram dentro do filtro,e aliás em todo o aquário,para o aquário estar a criar verdete,o aquário não estará a levar com luz directa sol da janelas? para melhor ajuda coloca aqui a descrição de teu setup,a sim vai tornar-se mais facil de o pessoal dar-te uma ajuda. Álvaro Silva Citar
Marco Lopes Publicado: Agosto 27, 2018 Publicado: Agosto 27, 2018 Bom dia, antes de mais os meus sentimentos. Como o Álvaro disse é necessário mais informação preenche a ficha do link ou coloca fotografias do aquário e do equipamento. Se o aquário for de 30l é pequeno para qualquer tipo de ciclideo ou para muitos peixes. Os peixes indicados não deverão ultrapassar os 4/5 cm em adulto ou então poderás optar por um único betta splendens. A iluminação chega 6/7h dia. É muito importante o filtro. Cumprimentos Olá, Boa tarde a todos. Preciso imenso da vossa ajuda. Meu marido faleceu a 5 meses e deixou-me um aquário de água quente, com ciclideos (pelo menos o nome eu lembro!) e uma lagosta ou lagostim... Não faço a pálida ideia de como tratar dos peixes, já os deixei morrer todos, só me resta um e a lagosta :( Não me queria desfazer do aquário, uma vez que o meu filho de 5 anos, herdou a paixão e adora os bichinhos... Estava um horror... cheio de verdete, nem se viam os peixes! Esvaziei metade do aquário, limpei qb e coloquei novamente água... testei o Ph com um teste qualquer que achei por aqui e está +/- 7.2. (hoje testei novamente). Não sei como tratar do filtro, do regulador da iluminação (lembro que ele dizia que só podia ficar x horas por dia com a iluminação ligada!), da temperatura... de nada! O aquário (acho eu) tem 30 litros. Obs.: Os peixes (2) morreram após a pseudo limpeza... socorro! Ensinem-me pelo menos o básico! Gostava de comprar peixinhos durante a próxima semana mas, o aquário já está a criar "verdete" de novo :( Desde já agradeço toda a ajuda possível. Um bem haja a todos! Jacqueline Enviado do meu 6043D através do Tapatalk Citar Granite Den
JACQUE2018 Publicado: Agosto 27, 2018 Autor Publicado: Agosto 27, 2018 (editado) Olá a todos! Desde já, o meu muito obrigada pela ajuda. Primeiro: Acho que afinal o aquário não é de 30 litros... Deve ser maior (nem isso sei medir 😞 ). Segundo: Peço desde já imensas desculpas por alguma falha de comunicação ou lapso mas: É a primeira vez que vou tentar cuidar de um aquário, igualmente, é a primeira vez que participo em um fórum on line 🙂 Vou tentar enviar fotos do aquário, dos únicos habitantes e do filtro. Vocês que tem todo o expertise sobre o tema, digam-me o que acham, e se possível... Dêem uma ajudinha. O miúdo hoje acordou a dizer que temos de comprar peixinhos, mas, vou adiar ao máximo a compra até ter o aquário xpto. Vamos ver se sou capaz e se consigo! Um bem haja a todos e MUITOOO obrigada. Jacque https://photos.app.goo.gl/47nFSjH3ZuP4Pm5bA Editado Agosto 27, 2018 por JACQUE2018 Citar
Marco Lopes Publicado: Agosto 27, 2018 Publicado: Agosto 27, 2018 Olá a todos! Desde já, o meu muito obrigada pela ajuda. Primeiro: Acho que afinal o aquário não é de 30 litros... Deve ser maior (nem isso sei medir ). Segundo: Peço desde já imensas desculpas por alguma falha de comunicação ou lapso mas: É a primeira vez que vou tentar cuidar de um aquário, igualmente, é a primeira vez que participo em um fórum on line Vou tentar enviar fotos do aquário, dos únicos habitantes e do filtro. Vocês que tem todo o expertise sobre o tema, digam-me o que acham, e se possível... Dêem uma ajudinha. O miúdo hoje acordou a dizer que temos de comprar peixinhos, mas, vou adiar ao máximo a compra até ter o aquário xpto. Vamos ver se sou capaz e se consigo! Um bem haja a todos e MUITOOO obrigada. Jacque Boa tarde, faz bem em adiar a compra dos peixes (pelo menos até percebermos se tem o ciclo de azoto completo). Se disseres as medidas (compxlargxalt) conseguimos saber a litragem. Cumprimentos Enviado do meu 6043D através do Tapatalk Citar Granite Den
Alvaro Silva Publicado: Agosto 27, 2018 Publicado: Agosto 27, 2018 Boas Jacque Pelas fotos o aquário e muito maior que os 30 litros que dizias,uma coisa eu já vi,o filtro parece um bom filtro,agora esse aquário merece umas plantas de baixa manutenção,manda lá o teu setup do aquário. Cump: Álvaro Silva Citar
JACQUE2018 Publicado: Agosto 29, 2018 Autor Publicado: Agosto 29, 2018 On 26/08/2018 at 19:34, JACQUE2018 disse: Olá, Boa tarde a todos. Preciso imenso da vossa ajuda. Meu marido faleceu a 5 meses e deixou-me um aquário de água quente, com ciclideos (pelo menos o nome eu lembro!) e uma lagosta ou lagostim... Não faço a pálida ideia de como tratar dos peixes, já os deixei morrer todos, só me resta um e a lagosta 😞 Não me queria desfazer do aquário, uma vez que o meu filho de 5 anos, herdou a paixão e adora os bichinhos... Estava um horror... cheio de verdete, nem se viam os peixes! Esvaziei metade do aquário, limpei qb e coloquei novamente água... testei o Ph com um teste qualquer que achei por aqui e está +/- 7.2. (hoje testei novamente). Não sei como tratar do filtro, do regulador da iluminação (lembro que ele dizia que só podia ficar x horas por dia com a iluminação ligada!), da temperatura... de nada! O aquário (acho eu) tem 30 litros. Obs.: Os peixes (2) morreram após a pseudo limpeza... socorro! Ensinem-me pelo menos o básico! Gostava de comprar peixinhos durante a próxima semana mas, o aquário já está a criar "verdete" de novo 😞 Desde já agradeço toda a ajuda possível. Um bem haja a todos! Jacqueline On 27/08/2018 at 21:52, Alvaro Silva disse: Boas Jacque Pelas fotos o aquário e muito maior que os 30 litros que dizias,uma coisa eu já vi,o filtro parece um bom filtro,agora esse aquário merece umas plantas de baixa manutenção,manda lá o teu setup do aquário. Cump: Álvaro Silva Olá Álvaro, Boa tarde. Já enviei as fotos, não sei se conseguiram ver nitidamente. O aquário como já havia referido é de água quente, largura 80cm | altura 50cm | Profundidade 31cm Já não sei o que hei de fazer... Muito obrigada mais uma vez pela ajuda. Cumprimentos, Jacque Citar
JACQUE2018 Publicado: Agosto 29, 2018 Autor Publicado: Agosto 29, 2018 On 27/08/2018 at 21:52, Alvaro Silva disse: Boas Jacque Pelas fotos o aquário e muito maior que os 30 litros que dizias,uma coisa eu já vi,o filtro parece um bom filtro,agora esse aquário merece umas plantas de baixa manutenção,manda lá o teu setup do aquário. Cump: Álvaro Silva Quais são as plantas? Conseguem mandar fotos ou nomes? Ou basta chegar na loja e pedir plantas de baixa manutenção? Citar
JACQUE2018 Publicado: Agosto 29, 2018 Autor Publicado: Agosto 29, 2018 On 27/08/2018 at 14:23, Marco Lopes disse: Boa tarde, faz bem em adiar a compra dos peixes (pelo menos até percebermos se tem o ciclo de azoto completo). Se disseres as medidas (compxlargxalt) conseguimos saber a litragem. Cumprimentos Enviado do meu 6043D através do Tapatalk Ciclo de azoto!? Vou pesquisar no google lol 🙂 31x80x50 acho que é isso. Já pensei em comprar 10 garrafões de 7 litros de água do Luso e fazer a troca parcial de água assim... pelo menos não tem cloro e o ph 5.7. Por favor não levem a mal todas as "parvoices" que estou para aqui dizer mas, não entendo mesmo nada de aquários... a única coisa que entendo é o facto de os achar lindíssimos. Obrigada, Jacque Citar
Marco Lopes Publicado: Agosto 29, 2018 Publicado: Agosto 29, 2018 Boa tarde, Para essas medidas deve andar à volta dos 100l (calculando de cabeça). O ciclo do azoto é o período que demora as bactérias a estabelecerem se no filtro e no aquário para fazerem a filtração biológica (a mais importante) e demora cerca de 1 mês. Pelo que percebi terá lavado o filtro e o que estava lá dentro com àgua da torneira o que terá matado as bactérias. Que matérias filtrantes estão dentro do ciclo? Qual os l/h? Dependendo do aquário (quantidade de plantas, número de peixes, qualidade do filtro...) as tpa podem ser em quantidades e tempos diferentes mas podes fazer semanalmente 30% introduzindo a nova água bem devagar. Mais alguma dúvida está à vontade para perguntar. Cumprimentos Ciclo de azoto!? Vou pesquisar no google lol 31x80x50 acho que é isso. Já pensei em comprar 10 garrafões de 7 litros de água do Luso e fazer a troca parcial de água assim... pelo menos não tem cloro e o ph 5.7. Por favor não levem a mal todas as "parvoices" que estou para aqui dizer mas, não entendo mesmo nada de aquários... a única coisa que entendo é o facto de os achar lindíssimos. Obrigada, JacqueEnviado do meu 6043D através do Tapatalk Citar Granite Den
Alvaro Silva Publicado: Agosto 29, 2018 Publicado: Agosto 29, 2018 Boas Jacque Sobre o teu aquário leva 124 litros,mas como tem areão e o barco,terá pelo menos uns 100 e picos litros, sobre comprares garrafões de água,não acho que seija necessário,basta teres uns garrafões já vazios colocas lá água da torneira e durante uma semana dá tempo para o cloro sair,se fazes a tpa ao sábado,a água fica nos garrafões ate ao outro sábado a descansar, as tuas medidas do aquário são a sim,(comprimento 80,largura 31,altura 50)penso que e isto,sobre o ciclo do azoto,como tu dizes que estas a tomar conta do aquário há cinco meses,pois o ciclo já foi feito,mas gostaria-mos de saber se tu coloca-ses aqui todo o teu setup,eu ate te enviei lá mais a cima,que era para tu preencheres,coisa que não fizestes,ajuda muito a nos,para ajudar-te a ti,vai aqui como fazer o ciclo do azoto,e só para ficares a saber,para veres as plantas tens aqui como ver,https://tropica.com/en/plants/ . Cump: Álvaro Silva Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 5, 2018 Publicado: Outubro 5, 2018 Boas Jacque Então como correu as coisas? nunca mais ouve novidades do aquário,não me digas que desististes do aquário,dá novidades. Cump: Álvaro Silva Citar
Recommended Posts