Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal a minha perdição na aquariofilia tem sido discus... mas ultimamente tenho seguido com muito atenção os posts aki colocados de água salgada... e tem crescido em mim um desejo enorme de montar um nano reef.

Tenho cá um aquário que normalmente utilizo para quarentena. As medidas são 60x20x30.

Perguntas:

Acham que chega ou é melhor esquecer?

Uso água da torneira + sal ou água do mar?

Uso rocha viva ou artificial? Tem o mesmo efeito?

Que quantidade de rocha utilizo?

Além do aqua só tenho aquecimento. Que material vou necessitar mais?

Compro por cá ou mando vir pela Net? Que loja aconselham?

Agradecia que me podessem ajudar. Caso contrário nem vou arriscar cheers

Queria fazer isto nas calmas...

Obrigado a todos.

Vitor Ferreira

Publicado:

Ola :) numa coisa acredito todos temos o bichinho dos salgados e não neguem. cheers

Hmmm ora passando as questões.

O aquário pareceme um pouco pequeno mas tens o exemplo do duarte que teve um de dimensões semelhantes e teve um nano reef de sucesso.

A´gua da torneira nunca, as águas possíveis são água de osmose+sal ou água natural (do mar)

Rocha viva vem colonizada, a morta não, se introduzires as duas melhor, poupas uns trocos e ficas com rocha colonizada.

Introdus-se cerca de 20% da capacidade do aquário, por ex 100litros - 20 Kg

Além do aquecimento:

Escumador, Luz (Hqi ou powercompact), uma osmose inversa(opcção), densimetro, kalk, testes, paciência e uns trocos :?

Força nisso

Esta explicação não foi das melhores espero ter ajudado

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Em relação à agua do mar posso ir apanhar em qq lado??

Em relação ao aquário acho que vou pegar na minha tartaruga que está num aquário de 80x25x35 e colocá-la no de 60 :)

Na tadinha está muito grande e no de 60 nem se mexia cheers

Só se vocês disserem que no de 60 não terei sucesso.. Va lá ppl ajudem...

Muito obrigado

VF

Publicado:

Olá Fernando.

Quanto à colecta de água, aqui na zona costumamos fazê-la no Cabo Raso. É um local de fácil acesso (quase que metemos os carros dentro de água :P) e com uma qualidade de água bastante boa. Para além disso ainda convivemos com bastantes colegas e amigos aquariofilos que se juntam a este ritual.

Quanto ao tamanho do aquário, quanto maior melhor. Não há volta há dar-lhe. Mesmo que seja entre um de 60 e outro de 50 é sempre preferível o de 60. Maior estabilidade dos parâmetros da água é uma fácil justificação :twisted:

Sem querer sem pretensioso, aconselho-te a leitura do passo a passo do meu nano http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10042 que me correu de tal forma que hoje já tenho um sistema de quase 600 lt montado :lol:

Depois quando tiveres mais dúvidas vai postando. Entretanto vou mudar este post para o fórum de equipamentos e manutenção.

Cumps

Duarte

Publicado:

Duarte a leitura do teu caso de sucesso ainda me deu mais vontade de continuar com este projecto. Muito obrigado.

Já agora se alguém tiver material em 2ª que me queira vender agradecia...

Não queria gastar muito dinheiro senão a patroa corta-me o pescoço :twisted: e já não há reef para ninguem.

Que mais sugerem??

Obrigado

VF

Publicado:

Vitor ! Desculpa a troca do nome :twisted:

O cabo raso é ali ao pé do guincho.

Material em 2ª mão não tenho mas é ires estando atento ao sub-fórum ofertas porque vão aparecendo por lá umas quantas coisas ou então colocares um post no sub-fórum procura :lol:

Quanto à patroa ... bom vai preparando o terreno porque isto não sai lá muito barato :P

Cumps

Duarte