Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom Dia Pessoal,

Tenho andando um pouco preguiçoso para colocar aqui a minha mais recente montagem, portanto hoje, decidi voltar ao fórum e partilhar convosco esta nova aventura.

Foi montado no passado dia 30/05/2018, o que conta neste momento com 2 meses e 20 dias.

Espero que gostem e comentem.

Deixo-vos o setup.

Aquário:

Watercube 100 x 50 x 50 da Aquaeden

Iluminação:

2 x FTB Led Light 90 da Aquaeden

Filtragem:

Eheim Professional  3 2080

Material Filtrante:

• Bio Rio
  • Équo Stilla
  • Lã Filtrante

Pipes:

• Aquagro Outflow 17 mm (Lilly Pipe)
  • Aquagro Inflow 17 mm (Lilly Pipe)

Substrato:

• Reaproveitamento do substrato ADA da montagem anterior
  • ADA Amazónia Light (2 x 9 Litros)
  • ADA Plata Sand

CO2:

• Botija de 2kg
  • Redutor de pressão e Electroválvula Aquaeden
  • Do Aqua CO2 Music Glass 40D (Difusor)
  • Do Aqua Co2 Music Counter (Conta-Bolhas)

Temperatura:

• Eheim Jager 150W a 23º C

Hardscape:

• Troncos Red moor Wood
  • Seriyu stone

Fertilização:

Fertilização com a nova gama da ADA

1º Mês:

• ADA Brighty Neutral K (Utilizei o Neutral devido a dureza da minha água) – 6 ml / Dia
  • ADA Brighty Mineral – 6 ml / Dia

A partir do 2º Mês:

• ADA Brighty Neutral K – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Mineral – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Nitrogen - 5 ml/ 3x semana

A partir do 3º Mês:

• ADA Brighty Neutral K – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Mineral – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Nitrogen - 5 ml/ 3x semana
  • ADA Brighty Iron - 5 ml/ 3x semana

Flora:

• Micranthemum "Monte Carlo"
  • Staurogene repens
  • Vesicularia Dubyana Christmas
  • Hydrocotyle tripartita
  • Alternanthera reineckii 'Mini'
  • Riccia fluitans
  • Hemianthus micranthemoides
  • Rotala rotundifolia
  • Hygrophila Polysperma Rosanervig
  • Microsorum Pteropus Narrow
  • Hygrophila Pinnatifida

Fauna:

• Paracheirodon Axelrodi
  • Ottocinclus
  • Camarões Amano
  • Barbo Cereja

Montagem do Hardscape:

• Silicone para Aquário - AKI

Outros Equipamentos:

• Twinstar Nano Plus

Fotos do Hardscape:

IMG_20180529_093340[1]

Após a plantação (1º Dia)::

IMG_20180603_105640[1]

Ao final de 2 semanas:

IMG_20180718_214503[1]

Grande Abraço e espero que gostem.

Editado por Samuel Ferreira
  • Gosto 5
Publicado:

Boa noite,

Na minha humilde opinião, estábastante equilibrado e harmonioso. Parabéns!

Uma dúvida. Na terceira foto, a planta mais encarnada é a Alternanthera reineckii "mini"? É que quero usá-la no aquário que vou montar, mas não a imaginava com um tom encarnado tão vivo.

Publicado:
há 1 hora, Prpmd disse:

Boa noite,

Na minha humilde opinião, estábastante equilibrado e harmonioso. Parabéns!

Uma dúvida. Na terceira foto, a planta mais encarnada é a Alternanthera reineckii "mini"? É que quero usá-la no aquário que vou montar, mas não a imaginava com um tom encarnado tão vivo.

Boas,

Obrigado pelas humildes palavras.

As plantas vermelhas são duas, a mais atrás é a Ludwigia palustris, e mais a frente junto ao tronco tens a reineckii, ficam com um tom vermelho muito bonito qualquer uma delas, alguma dúvida dispõe.

• Gosto 1
Publicado:

Parabéns, está bem agradável, muito o estilo que gosto. Vai pondo muitas fotos sff. Ficou a faltar uma frontal de como está actualmente.

Publicado:

Muito bom Samuel! Gosto do pormenor da areia que lhe dá um toque diferente. 

Forca. 

Publicado:
há 8 horas, Inácio Sanches disse:

Parabéns, está bem agradável, muito o estilo que gosto. Vai pondo muitas fotos sff. Ficou a faltar uma frontal de como está actualmente.

Obrigado Inácio.

Colocarei depois uma frontal do estado do aquário actualmente mais tarde. Não coloquei já porque a montecarlo, staurogyne e tripartida não vingaram vou ter de replantar novamente, isto porque ao longo das minhas últimas montagens andei a bater na tecla das fertilizações, mas cheguei a conclusão pelo facto de plantas tão fáceis nunca terem comseguido está nas durezas da minha água, juntamente com a seryu Stone tenho uma dureza de 18 graus, adquiri um sistema de osmose e o aquário começou a comportar de forma diferente, neste momento e como estou a fazer a transição lentamente quero deixar o aquário recuperar mas assim que for oportuno deixo o update.

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Muito bom Samuel! Gosto do pormenor da areia que lhe dá um toque diferente. 

Forca. 

Obrigado.

• Gosto 1
Publicado:

Harmonioso e ao estilo Nature, bem conseguida esta montagem. 

Toca a puxar por essas plantas, tens aí todas as condições para um belo aquário.

Off topic: Que conclusões tiraste da montagem anterior? Bem sabemos da batalha com que te travaste com as algas... 

Força com isso Samuel!  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:
há 19 minutos, ismael_figueira disse:

Harmonioso e ao estilo Nature, bem conseguida esta montagem. 

Toca a puxar por essas plantas, tens aí todas as condições para um belo aquário.

Off topic: Que conclusões tiraste da montagem anterior? Bem sabemos da batalha com que te travaste com as algas... 

Força com isso Samuel!  

Gonçalo, 

Obrigado pelas palavras.

A conclusão e que nada tem a ver com a fertilização, nem luz nem CO2, eu de facto estava a dosear demais para o substrato que tinha (ADA), o facto reside para mim na qualidade das minhas águas aqui da zona, desde que comecei a utilizar água da rede que nunca mais tive um aquário bonito isto juntamente com 40kg de seryu Stone que como sabes aumenta as durezas. Comecei a questionar como tive montagens bonitas anteriormente com montecarlo e staurogyne e agora não consigo. Esta montagem arrancou bem mas depressa as plantas começaram a definhar e por isso neste momento estou a começar a inserir água de osmose, neste ponto agradeço o apoio e paciência do grande Luís Cardoso que tem ajudado nesse sentido, agora é esperar e ver a diferença. Assim que possível partilharem convosco os resultados.

Abraço

Publicado:

Olha eu aqui tenho o problema inverso, durezas baixas. É mais fácil de controlar do que propriamente com durezas altas. 

Isso acoplado à seryu não facilita nada, nesse caso a água de osmose é mesmo a melhor solução. 

Continuo a dizer que a staurogyne é daquelas plantas que têm de estar sempre presentes numa montagem, esta planta é um excelente indicador de quando algo vai menos bem no aquário. 

Vai actualizando aqui a malta ;)

Abraço 

Ismael Figueira 

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Venha daí uma foto atualizada.

Estou a gostar a harmonia e do paz que a montagem transmite. Quanto tiver no ponto via ficar mesmo TOP.

AS fotos também estão brutais!

Parabéns.

A qts BPS tens o CO2? parece que está a bombar...não estará em exagero?

Publicado:
há 22 minutos, Vasco Ferreira disse:

Venha daí uma foto atualizada.

Estou a gostar a harmonia e do paz que a montagem transmite. Quanto tiver no ponto via ficar mesmo TOP.

AS fotos também estão brutais!

Parabéns.

A qts BPS tens o CO2? parece que está a bombar...não estará em exagero?

Boas Vasco,

Obrigado. Tentarei colocar foto como disse atualizado apesar de estás fotos serem tiradas com o telemóvel.

Sim o CO2 no início das montagens está sempre a 4 - 5 bps, mas o efeito que vês foi do twinstar. Como tenho um lyle pipe novo sempre a arejar a água e o twinstar o drop fica sempre verde escuro e de manhã antes de ligar está sempre azul, claro que assim que o troduzi um pouco de osmose passou logo para amarelo.

Publicado:

A pedido de várias famílias deixo aqui uma foto tirada neste momento para verem o estado do aquário.

IMG_20180822_142208

• Gosto 2
Publicado:

Samuel essa moita precisa de prolongamento na direita, a rotala green funciona na perfeição para esse efeito. Não tinhas ludwigia palustris nessa zona?

58942967573af9122c6483d2023f5772.jpg

• Gosto 1

Publicado:

Concordo com o Ismael. Além disso os fetos tapam o tronco e penso que perde um pouco o efeito por causa disso.

Mas muito bom layout e pelo que se percebe muita saúde também. Bela montagem.

Publicado:
há 1 hora, ismael_figueira disse:

Samuel essa moita precisa de prolongamento na direita, a rotala green funciona na perfeição para esse efeito. Não tinhas ludwigia palustris nessa zona?

58942967573af9122c6483d2023f5772.jpg

há 12 minutos, brunofasoares disse:

Concordo com o Ismael. Além disso os fetos tapam o tronco e penso que perde um pouco o efeito por causa disso.

Mas muito bom layout e pelo que se percebe muita saúde também. Bela montagem.

Boas,

Sim, tenho a Ludwigia nesse sítio estive a podar curtinha e perdeu essa continuidade, percebo perfeitamente o que estão a dizer parece que fica com um efeito tipo cogumelo também não gosto muito, e de facto ja pensei no que estavas a dizer mas como tenho o aquário numa zona de entrada essa lateral no lado direito depois não sei se fica bem, de qualquer forma a rotala está muito grande e irei podar este fim semana e curtinha não dá tanto essa sensação

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas Tarde Pessoal,

Venho deixar uma rápida actualização do aquário. Replantei 2 vasos de montecarlo e 1 vaso de staurogyne.

IMG_20180906_184424[1]

Editado por Samuel Ferreira
  • Gosto 3
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas Pessoal,

Venho deixar-vos uma actualização do aquário.

IMG_20181103_152348[1]

IMG_20181103_152406[1]

IMG_20181103_152333[1]

IMG_20181103_152235[1]

Abraço e espero que gostem.

Samuel Ferreira

• Gosto 7
Publicado:
Publicado:

On 03/11/2018 at 15:45, Samuel Ferreira disse:

IMG_20181103_152333[1]

Olá Samuel

Deixo apenas a minha sugestão:

Por baixo do Feto (trident?) até à areia vai uma cota muito grande sem nada. Sinceramente não gosto...

Entre as pedras e o tronco (que está por baixo do feto) parece-me que falta alguma coisa plantada com ou sem volume. 

Podias optar por colocar mais feto (tens espaço para isso) ou colocar outra coisa qualquer e de preferencia com folha grande para dar ainda mais profundidade ao que está atrás. 

Ainda por cima é uma zona sensivel do aquario porque fica mesmo em cima do primeiro terço do aquario. Se medires 33 cm desde o lado direito, deve mesmo bater onde está esse peixe vermelho (barbo?) na foto. Parece que está aí uma entrada de uma gruta mas que te faz perder um pouco o impacto quando olhamos para a foto. 

Podes meter musgo nas pedras, verde na transição das pedras para a areia, pode meter entre as pedras e o tronco, ou podes fazer isso tudo. Para mim, qualquer coisa volumosa e com folha grande, com uns pormenores engraçados e valorizavas bastante esse aquario, que já por si está fenomenal!!!!!!

Publicado:

para mim falta só acertares com a tesoura….A planta do plano posterior acho que necessita de uma transição mais suave da esquerda para a direita. Parece tudo muito "a pique".

Fora isso para mim tá top, muito bonito mesmo. Continua

• 1 ano depois...
Publicado:

Desenterrando este tópico,  só para  saber como foi a continuação desta montagem e se foste a algum concurso internacional com ele.

Publicado:
há 8 horas, Tozé Nunes disse:

Desenterrando este tópico,  só para  saber como foi a continuação desta montagem e se foste a algum concurso internacional com ele.

Olá Tozé,

Não, este aquário nunca chegou a ir a concursos, nem achei que estivesse a esse nível, sobretudo serviu mais que tudo para perceber as fertilizações e testar alguns conceitos, dando a origem a este aquário.

IMG_20190318_204700

Concursos começaram apenas o ano passado com o CIAC, EAPLC (consegui o 11º lugar) e Web aquascaping (20º lugar), com este aquário que vos deixo abaixo, foi necessário de facto dar mais um salto e evoluir para poder concorrer ao alto nível, mesmo assim, tentei perceber o que estava errado e decidi que este ano de 2020 tinha de dar mais um salto e ir mais além e ser mais arrojado nas minhas montagens.

Foto Final-Concurso

Abraço,

Samuel

• Gosto 2
Publicado:

Mas olha que tinhas aiuma montagem muito boa para concorrer!

Fizeste algum  tópico com essa montagem de que colocaste foto? Estava brutal. 

Publicado:

Boas, foi pens teres deixado de participar no fórum, pelo menos com aquela assiduidade que estávamos habituados. 

O ano passado vi esta foto que mencionaste agora 

image.png

Gostava muito e acho que os outros membros também, de ver um tópico com o step by step dessa montagem. 

Na altura fiquei surpreendida com a montagem, estava muito boa e já se previa uma melhor classificação este ano da tua parte se participasse do IAPLC. 

A tua classificação foi merecida, e estamos muito orgulhosos por ti. 

Fica o pedido feito. 

Abreijos