leotimao Publicado Agosto 12, 2018 Publicado Agosto 12, 2018 (editado) Olá Srs. Pesquisei sobre o assunto e hoje resolvi iniciar a montagem do meu aquário. Gostaria da ajuda de vocês para seguir no caminho certo. Meu objetivo: Criar um aquário simples para poucas espécies, a flora será artificial. Seguem dados: - Aquário de 25 litros. - Filtro Atman 160 l/h; - Termostato AcePet 25w; - Substrato Cascalho Mineiro; - Pedra Esconderijo - Planta artificial; - Ph Tropical (Teste de PH) - Protect Plus Labcon (Condicionador) PRIMEIRO DIA (16/07/2018) - INÍCIO DA CICLAGEM Iniciei a montagem do mesmo: Fiz a limpeza do aquário; apenas água corrente. Fiz a limpeza da pedra e planta. Fiz o enxague do cascalho. Coloquei o substrato no aquário e montei os acessórios. ______________________________________________________ SEGUNDO DIA (17/07/2018) Comprei a manta perlon e coloquei no filtro. Retirei um pouco das pedras. Comprei os testes de amônia e nitrito. Comprei a amônia e coloquei cerca de 20 gotas no aquário. NH³ = 3,5 ppm Ph = 7,0 NO2 = ?? Comentários: A água contínua bem amarronzada. Vamos ver amanhã . Foto(s): _____________________________________________________ TERCEIRO DIA (18/07/2018) NH³ = 3,5 ppm Ph = 6,8 NO2 = ?? °C = 30° Comentários: A água contínua deu uma leve limpada. _____________________________________________________ Update 20/07/2018 Temperatura: 30°C Ph: 7,5 Amônia: 3,5 ppm Comentários: Encontrei pra comprar a mídia biológica. Biomax AcquaClear. _____________________________________________________ UPDATE - 26/07/2018 Temperatura: 30°C ph: > 7,5 Amônia: NH2: 2 ppm Nitrito: NO2: 1,0 ppm _____________________________________________________ UPDATE 28/07/2018 Amônia NH² : 1,0 ppm Nitrito NO²: 2,8 ppm _____________________________________________________ UPDATE 30/07/2018 Amônia NH² : 0,25 ppm Nitrito NO²: 2,8 ppm _____________________________________________________ UPDATE 01/08/2018 AmÔnia: 0 ppm Nitrito: 2,8 ppm Observação: Adicionei amoníaco na segunda-feira (30/07). ____________________________________________________ UPDATE 03/08/2018 Amônia: 0,00 ppm Nitrito: > 2,88 ppm Obs.: Parei de adicionar amoníaco. ____________________________________________________ UPDATE 07/08/2018 - TÉRMINO DA CICLAGEM Temp. 30° Amônia: 0,00 ppm Nitrito: 0,00 ppm Ph: > 7,5 ____________________________________________________ UPDATE 10/08/2018 Temp.: 26° Amônia: 0 Nitrito: 0 pH: 7,0 - Retirei a pedra que alcalinizava a água. - Comprei o Acid Labcon e pinguei no aquário. Por enquanto o ph se mantém em 7,0. - Coloquei os primeiro moradores na noite de quinta-feira: 2 Coridoras. - Coloquei o "falado" Betta Splender na manhã de hoje. Tudo ok até então. Nenhum comportamento agressivo do Betta. Objetivos: - Manter o ph em 6,8. Vou colocar alguns enfeites superficiais e um tronco natural - Inserir o peixe limpa vidro no aquário. - Inserir os peixes neons no aquário. 6 peixes. Editado Agosto 12, 2018 por leotimao Citar
Tozé Nunes Publicado: Agosto 12, 2018 Publicado: Agosto 12, 2018 Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor. 25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes. Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes. Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas. E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
leotimao Publicado: Agosto 12, 2018 Autor Publicado: Agosto 12, 2018 (editado) há 28 minutos, Tozé Nunes disse: Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor. 25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes. Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes. Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas. E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial? Olá Tozé, bom dia. Obrigado pelos comentários. Sobre a temperatura: durante 25 dias eu fiz a ciclagem do aquário sem peixes, apenas com adição de amôniaco e nesse período a temperatura era de 30°. Antes de inserir os primeiros habitantes do aquário, eu deixei a temperatura ideal pra eles, ou seja, 26°. Foi isso que aconteceu. Sobre o ph: Eu tinha uma rocha no aquário que estava alcalinizando a água, por isso retirei e adicionei apenas uma "dose" do acid Labcon. Futuramente vou colocar o tronco que comprei pela internet e vai chegar ainda esse mês. Sobre o filtro: o meu filtro tem a capacidade de filtrar 5x o volume do meu aquário. Possui perlon (mecânica), cerâmicas (biológica). Acredito que está tudo Ok. Editado Agosto 12, 2018 por leotimao Novas informações 1 Citar
leotimao Publicado: Agosto 18, 2018 Autor Publicado: Agosto 18, 2018 UPDATE 18/08/2018Amônia e Nitrito Zerados.Ph: 6,7A fauna está completa. - 1 Betta- 2 Coridoras- 2 Limpa Vidros- 1 Colisa- 5 NeonsSó vou colocar mais um tronco pequeno pra ajudar nos esconderijos e algumas plantas.Gostei muito do resultado até agora.Segue foto:Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk 1 Citar
Fábio.R Publicado: Novembro 28, 2018 Publicado: Novembro 28, 2018 (editado) Boas leotimão Eu acho que devias seguir o que o Tozé está a dizer. Ok tem o ciclo feito mas e o resto? Plantas naturais ajudam bastante e sempre podes ver os problemas. Os produtos quimicos so servem para estragar a agua, quanto menos melhor e ainda por cima no incio da montagem. Já agora tens a certeza que o ciclo está feito? mesmo que esteja tens imensos peixes para o aquario que é...os parametros vao subir e peixes vao acabar por morrer. Esse aquario era simplesmente para um betta e mesmo assim olha lá. Corydoras sao peixes de cardume logo 2 é bem pouco. eu gosto de deixar os otos( limpa vidros ) com pelo menos 4 a 6 unidades. tens poucos mas nao podes por mais. Neons, demasiados. O unico que ficava bem na minha opiniao era o betta. Sobre o filtro era bom se comprasses um melhor, e com medias...isso não faz grande coisa, e com tantos peixes que tens o filtro nao vai dar conta. e 5x o volume do teu aquario é BEM pouco... pelo menos devia ser 10x. Cuidado com as TPAs. Agua muito fria pode causar algum choque aos peixes e 26º acho demais a temperatura. 22 a 24 está mais que bom. Pois temperatura alta, comida, muitos peixes o filtro pequeno isso vai parecer uma panela cheia de bacterias. Cuidado. Abraço Editado Novembro 28, 2018 por Fábio.R Citar Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/
Recommended Posts