Recommended Posts

Publicado

Boas,

Na linha das estranhas aparições a que tenho assistido no meu cada vez mais alucinado nano-reef de 60 cm, deparei-me há dias com uma lapa :) . Tem cerca de meio centímetro de largura e está fixa a um vidro lateral. Vou ver se tiro fotografias dela, bem como de várias outras estranhas formas de vida (desculpa o plágio, Amália) que proliferam naquele ecossistema cada vez mais auto-suficiente.

Entretanto, se alguém souber esclarecer mais este mistério dão-se alvíssaras.

P.S. Há mais de mês e meio que não introduzo nada novo no tanque...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Recentemente comecei a dar plancton congelado. Seria possível?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Estava a gozar... :wink: Só se fosse uma lapa siberiana. Deve ter sido mesmo na rv.

Se bem que, desde que meti lá uns burriés do supermercado, directamente do gelo, e sobreviveram, acredito em tudo.

Publicado:

Quanto a larvas de lapas penso que não, mas seguramente que há organismos no plancton que sobrevivem à congelação.

As Daphnia e as Artemia podem produzir cistos que resistem à congelação perfeitamente.

Há casos de pessoal que dá Daphnia congelada que depois depara com bicharocas dessas no aqua porque os cistos estavam "vivos".

Publicado:

ois

eu tenho muitas no meu, ja deves imaginar de onde deve ter vindo :lol:

Abraços

Publicado:
ois

eu tenho muitas no meu, ja deves imaginar de onde deve ter vindo :twisted:

Abraços

:P Só se for isso. mesmo assim, acho estranho só agora ter dado por ela. Já há uns mesitos que não te compro nada...

Publicado:

Boas,

No meu mini reef que está montado há 4 ou 5 anos, sempre tive montes de lapas e há um bicharoco qualquer que se alimenta delas, porque tenho sempre imensas cascas de lapa no areão se bem que as retire +/- de 2 em 2 meses.

Agora o que acho estranho é que elas se reproduzam, porque vejo lapas muito pequenas ainda com a casca transparente, mas também ainda não me dei ao trabalho de saber como é que raio elas se reproduzem.

Um abraço

José António

Publicado:

Viva

Provavelmente são membros do género Stomatella. Tb tenho muitas no minireef, sendo possível por vezes vê-las a libertar os gâmetas para a água (não fazem por isso posturas como por vezes é observado nos Cerites e Nassários). As larvas são lecitotróficas (alimetam-se apenas de reservas que têm acumuladas), têm um tempo de vida larvar muito curto e efectuam a metamorfose rapidamente. Provavelmente só não temos muuuuitas mais pois o que não falta nos nossos aquas são armadilhas destruidoras de gametas e/ou larvas (bombas, skimmers e afins), assim como todos os habitantes do reef que se alimentam de plankton. Por estas razões não é de estranhar que o ambiente calmo dos refúgios seja ideal para a proliferação destes excelentes comedores de algas.

Cumps

RCalado