Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Após vários anos de pausa nos aquários, e ausência no forum (já nem me lembrava deste maravilhoooso username!!! :default_blush:), decidi voltar a montar o meu velhinho aquário.
Foi o primeiro que tive, continua impec, e foi o feliz contemplado! Isto deve-se a ser o único que tenho com tampa e com o tenho um gato que gosta de brincar com água tem de ser. Ora a tampa inclui uma calha que suporta uma lâmpada de 15W, e pelo que me lembro, para aquele tamanho só há essa potência e por acaso aquela está nova.

O aquário tem aproximadamente 62x35x30.

Montei-o faz uns 10 dias e tem as seguintes plantas:

Anubias, hygrophila polysperma rosanervig, bacopa caroliniana, echinodorus red diamond, echinodorus rosé, microsorum pteropus, lysimachia nummularia aurea. Até ver está tudo ok e cresceram bastante.

Os 15w de origem que "supostamente" vem correctos para o aquário são suficientes? Se bem me lembro da última vez que tive o aqua montado houve uma ou outra planta que tive de substituir, pois parecia não estar a receber luz suficiente. Meti umas anubias e não tive mais problema nenhum.
Mas, queria mudar para lâmpada iluminação a led e pensei adaptar a calha que está na tampa, para leds em fita, porque vou ter de manter aquilo tapado... São eficazes ou o ideal são lâmpadas em tubo?

Obrigadinha :my_smile:

Publicado:

Boa noite Washing_Machine

Bem vindo novamente,quem fica contaminado com o bicho da aquáriofilia,tarde ou sedo regressa,eu também acho que se tu já tivestes esse aquário montado,e a mesma luz que tinha,e hoje a mesma,com a vantagem que segundo tu dizes a lâmpada e nova,e deu para teres plantas,agora acho que vai ser a mesma coisa,vais e que ter de descobrir quais as plantas que se dão,e as que não,sabes que esses 15w são pouco,mas para minha opinião o que conta mais e os Kelvins da luz,sobre as leds em fita,pois vais ter que esperar por quem saiba bem do assunto,sabes eu sobre a luz ainda estou no século 20,kkkk ainda uso lâmpadas de tubo.

Agora que te corra tudo bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Publicado:

Boas, bem vindo novamente ;)
As anubias são plantas easy, a exigencia é pouca por isso nunca vais ter grande stress, as que substituis_te certamente que exigiam mais quantidade de luz ou fertização e co2.
Tenta estudar as planta que tens podes sempre ver pela Tropica (https://tropica.com/en/plants/) e saberás logo a sua exigencia ;)
Nas lampadas led é meus pelos lumens que deves estar atentento, não sei bem te explicar qual o necessario a cada litro mas  tenta procurar na net que encontras certamente, ou esperar por alguma resposta de um entendido em led's ;)

Publicado:
há 46 minutos, Alvaro Silva disse:

Boa noite Washing_Machine

Bem vindo novamente,quem fica contaminado com o bicho da aquáriofilia,tarde ou sedo regressa,eu também acho que se tu já tivestes esse aquário montado,e a mesma luz que tinha,e hoje a mesma,com a vantagem que segundo tu dizes a lâmpada e nova,e deu para teres plantas,agora acho que vai ser a mesma coisa,vais e que ter de descobrir quais as plantas que se dão,e as que não,sabes que esses 15w são pouco,mas para minha opinião o que conta mais e os Kelvins da luz,sobre as leds em fita,pois vais ter que esperar por quem saiba bem do assunto,sabes eu sobre a luz ainda estou no século 20,kkkk ainda uso lâmpadas de tubo.

Agora que te corra tudo bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Obrigada

Pois, o objectivo era mesmo trocar por led. Além de que aquece menos a água. :)

Publicado:
há 31 minutos, ENK disse:

Boas, bem vindo novamente ;)
As anubias são plantas easy, a exigencia é pouca por isso nunca vais ter grande stress, as que substituis_te certamente que exigiam mais quantidade de luz ou fertização e co2.
Tenta estudar as planta que tens podes sempre ver pela Tropica (https://tropica.com/en/plants/) e saberás logo a sua exigencia ;)
Nas lampadas led é meus pelos lumens que deves estar atentento, não sei bem te explicar qual o necessario a cada litro mas  tenta procurar na net que encontras certamente, ou esperar por alguma resposta de um entendido em led's ;)

Aparentemente  são todas plantas de baixo nível de exigência. No entanto, gostaria mesmo de trocar por led... Como não sou uma rapariga assim tão dada às electricidades, lembrei-me que fita em led seria uma maneira bem fácil para usar na calha, com umas adaptações bem simples. Há sempre as "regras" do w/litro ou lumen/litro, mas já percebi que os entusiastas mais experientes nem sempre concordam com isso, por isso vou aguardar mais alguma sugestão antes de me aventurar com os trabalhos manuais!