Morde a foca Publicado Junho 21, 2005 Publicado Junho 21, 2005 Boas pessoal, Ontem os meus guppies começaram a ter um comportamento estranho (ou não). Passo a explicar: Normalmente andam todos contentes pelo aqua, cada um para seu lado, um macho mais chato a melgar uma femea, etc... Ontem reparei que estavam todos juntos, como se estivessem em reunião (se calhar andam a combinar quem fica com quem), muito parados, como se se tivessem a "galar" uns aos outros. Assim que lhes dei comidinha, voltaram à "normalidade", cada um para seu lado. Isto é normal? Que comportamento era aquele? Algum tipo de orgia? O setup do aqua: - 40l; - filtro de decantação (350l/hora); - 28º; - CO2 caseiro; - Hortrilon uma vez por semana; - TPA 5l por semana; - 1 tronco de videira; - 2 troncos de eucalipto; - fauna: - 2 coridora; - 1 otto; - 10 guppies juvenis com 4 meses (1 deles tem 5 meses) todos provenientes do mesmo trio que já "quinou" (por incrivel que pareça 5 macho e 5 femeas). - flora: - musgo de java; - riccia. Obrigado. Cumprimentos, Paulo Martins
Tomás Mendes Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Se isso foi logo após ligares as luzes, é um comportamento normal.
Morde a foca Publicado: Junho 23, 2005 Autor Publicado: Junho 23, 2005 Não Tomás, Foi mesmo à noite, umas 2/3 horas antes de ser noite para os bichinhos (quando apaga a luz). Cumprimentos, Paulo Martins
Pedro Pereira Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Esse comportamento já ocorreu mais vezes? Tenho em mente uma situação em que isso acontece, mas não sei se é o caso. Quando era puto, eu metia os guppies num Taparuwere plástico em quanto durava a TPA( 99% de agua trocada de uma só vez, altamente desaconselhado), esse processo ainda era longo, e demorava algum tempo, durante o qual a agua baixava de temperatura, e o grupo de guppies tinha tendência a juntar-se, defenderem-se do frio. :s Será que o mesmo comportamento pode ter acontecido por temperaturas elevadas dado o calor que se tem sentido durante estes dias? Saudações <span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>
Morde a foca Publicado: Junho 24, 2005 Autor Publicado: Junho 24, 2005 Boas Pedro, Se calhar vou mais pela segunda hipótese. O calor dos ultimos dias. A água do aqua subiu cerca de 1º (estava a 28º e agora está a 29º/30º). De resto, as TPAs têm sido feitas sempre da mesma maneira, desde que o aqua foi montado (tiro 5l de água do aqua e reponho com água que está em repouso durante uma semana - e mesmo aqui não tenho grandes variações de temperatura porque, sendo casado com uma enfermeira, tenho acesso àqueles tubinhos do soro, com torneiras, e a introdução de água é feita quase gota-a-gota). Estranho é que nestes ultimos dias já não tiveram mais nenhuma "reunião" (pelo menos que eu tenha visto). De qualquer maneira, obrigado. Cumprimentos, Paulo Martins
Recommended Posts