Brunomcc2000 Publicado Junho 16, 2018 Publicado Junho 16, 2018 Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário - Aquário de criação de endlers2 - Data da montagem - O aquário está montado há cerca de um ano e alguns meses, mas o layout que tem agora foi concluído a 21 de maio 2018.3 - Dimensões do aquário - 80x30x403.1 - Volumes bruto e útil Volume bruto - 90L Volume útil - cerca de 80L4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - JBL cristalprofi e700 com 3 compartições 2 delas com Fluval BIOMAX Filter Media e 1 com lã filtrante4.2 - Termostato - Hailea 200W4.3 - Iluminação/Foto-período - Fita led 75W / 7 horas diárias das 12h às 19h4.4 - Sistema de CO2 - Sistema de CO2 Caseiro 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações5.1 - Substrato fértil - Não tem5.2 - Substrato inerte - Areia Sílica5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Xisto, e uma madeira a qual desconheço a origem6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Flourish Trace - 2 fertilizações de 5ml por semana (comecei esta quinta-feira, 14-06-2018) Flourish Excel 1 fertilização de 5ml diária (comecei esta quinta-feira, 14-06-2018)7 - Fauna7.1 - 10 néons7.2 - Cerca de 20 Guppy's endlers7.3 - 2 Kribensis7.4 - 2 Neriterinas7.5 - 1 SAE7.6 - 1 Plecostomus ... 8 - Plantas 8.1 - 5 pés de Cryptocoryne Beckettii Petchii8.2 - 10 pés de Feto de Java8.2 - 2 Anubias nana(Que não se estão a aguentar muito bem e provavelmente serão mudadas)8.2 - Alguns 15 pés de Rotala Rotundifolia ... 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - NO3 10ppm, pH 8, Temperatura 28ºC 9.2 - Frequência das TPA's - semanal 30% ... 10 - Fotos (Esta foto do plecostomus já é algo antiga daí verem estas pedras que já não estão no aquário) Bem agora que já apresentei aqui a diversão do meu dia-a-dia gostava de vos pedir ajuda... porque esta "diversão" já teve melhores dias basicamente os meus layout's tem sofridos bastantes alterações dado que tenho vindo a perder plantas e surgem espaços bastante vazios e eu deixo de gostar de ver o aquário e quem paga são os peixes porque os stresso a todos... E eu gostava que alguém me conseguisse dar uma ajuda com as plantas, até aos dias de hoje não usava CO2, nem os Seachem Flourish como referi acima comecei a usar os produtos esta quinta e o CO2 aiiinda não está bem a 100% há ali algum problema mas penso que no decorrer desta semana que vou conseguir meter o CO2 a funcionar, o meu problema é que desde que mudei o substrato de areia da praia para areia sílica as plantas que estavam a ter um crescimento fantástico pararam de crescer e começaram a morrer até ao ponto em que só os Fetos de Java que não teem a raízes enterradas sobreviveram após este problema decidi retirar as Hygrophilas Polysperma que tinha na altura na areia e colocar num vaso como veem da loja mas... morreu tudo à mesma, agora as Cryptocorines estão enterradas e a raízes estão a crescer bem e bastante fortes até, os Fetos de Java estão a começar a desfazer-se, as Rotalas não teem problemas porque só chegaram esta quinta, mas mesmo assim as anúbias que eu só coloquei na quinta também teem algumas folhas a começar a ganhar uns buracos, eu não estou a conseguir entender o porque de as plantas não estarem a pegar visto que o aquário não é plantado, tem só algumas plantas e tem muito poucas de crescimento rápido o que me leva a pensar que os nutrientes não desaparecem assim do nada ao ponto de matar as plantas todas... mas como não percebo muito do assunto não consigo perceber o porquê de isto estar a acontecer e o orçamento está bastante curto para comprar os teste e quando digo bastante é BASTANTE MESMO por isso eu não sei como descobrir o que se passa de errado com as plantas :( ... Alguém me consegue ajudar? Querem fotos das plantas?? Posso tentar arranjar amanhã se acharem que ajuda. 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Junho 16, 2018 Autor Publicado: Junho 16, 2018 Quanto ao número de peixes sim é verdade que o aquário começa a ficar bastante cheio mas já estou a trabalhar nisso o problema é que Kribensis nas lojas perto de casa nem dados os aceitam o que dificulta um pouco.. e sendo que são um casal reprodutor... posso chamá-los de bomba relógio visto que a fêmea anda escondida à dois dias... aí veem mais 40 novos peixes para dentro do aquário... Já estou a preparar um aquário maternidade para os puder acolher caso contrário a superpopulação vai ser um caso bastante sério no meu aquário e eu não quero passar por isso de qualquer forma conto com os néons para limpar alguns porque eu não posso ficar com todos os peixes infelizmente. Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Junho 17, 2018 Publicado: Junho 17, 2018 Boas Brunomcc2000 A sim há primeira vista as plantas estarem a morrer,tens um ph 8,não ajuda em nada as plantas,se tiver a dizer alguma barbaridade digam,outra coisa que eu acho e teres a água a 28 graus,para que,25 ou 26 dá prefeitamente,outra coisa e a areia,compacta e mata as plantas,de resto espera por outras opiniões. Cump: Álvaro Silva Citar
Brunomcc2000 Publicado: Junho 17, 2018 Autor Publicado: Junho 17, 2018 Boas Álvaro Silva a água a 28°C era mais para ajudar o crescimento do Guppy's mais pequenos mas posso sim diminuir, quanto ao pH não posso fazer nada sem ser meter o CO2 a funcionar porque é a única coisa que parece funcionar para baixar o pH, e quanto ao problema à areia compactar eu sei disso e que de facto a areia não é a melhor opção o que é certo é que já falei com pessoas do fórum que tiveram sucesso com areia sílica e as Cryptocorynes até estão a desenvolver bem as raízes neste momento as plantas mais afetadas são as que absorvem mais nutrientes da coluna de água (Feto de Java e as Hygrophilas Polisperma que já morreram espero não estar a dizer nenhuma barbaridade mas se estiver por favor corrigam-me)Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Junho 17, 2018 Publicado: Junho 17, 2018 Boas tardes Brunomcc Para baixares o ph que tens vai ser um pouco difícil,esse ph e bom para Kribensis,e ate os gupys se dão bem,agora não sei se haverá plantas que não se dão com esse ph,se for a sim terás ai a resposta de algumas plantas estarem-te a morrer,digo eu não sei se será a sim,pode ser que velha aqui alguém que saiba muito de plantas que te diga alguma coisa,sobre baixares o ph,há as folhas da amendoeira (Catappa) que ajuda a baixar o ph,também tens a Turfa,e as pinhas de Amieiro,só que tudo isto faz a água ficar cor de chá,de outra forma só com água engarrafada com um ph ai 5.5 ou 6.6, espero que haja mais alguém que possa dar outras opiniões. Cump: Álvaro Silva Citar
Brunomcc2000 Publicado: Junho 17, 2018 Autor Publicado: Junho 17, 2018 Sim Álvaro pode ser exatamente esse o problema porque lembro me que na altura em que as plantas estavam com um crescimento fantástico eu tinha o pH nos 7 graças ao CO2 por isso é provavelmente que sim quanto às anúbias é provável que haja outro problema porque aguentem-se bem neste pH(noutros aquários mas quando mudo para este começam a apodrecer)Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Junho 17, 2018 Autor Publicado: Junho 17, 2018 Ah e eu não me importo muito com o facto da água fica com esse tom de chá até gosto e os néons de certeza que ficavam mais felizes com um pH mais ácido e um tom de chá.ProblemasOnde posso arranjar essa tal turfa? Tem de ser turfa granulada correto?A turfa mete-se no filtro? Como funciona?Quanto tempo aguenta a mesma turfa sem precisar de ser trocada?Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Junho 17, 2018 Publicado: Junho 17, 2018 Boas Brunomcc Nas embalagens da Turfa deve dizer o quanto dura, No entanto o amadurecimento de um aquário também vai provocar o abaixamento do ph. Sendo assim e embora muitas vezes a turfa tenha perdido o seu efeito o que se nota é que o aquário continua a ter tendência para baixar o ph. Esse abaixamento esta a ser provocado porque entretanto se acumular no substrato do aquário restos de comida, matéria vegetal morta e excrementos de peixe que durante a sua decomposição provocam um efeito parecido ao da turfa. Cump: Álvaro Silva Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Junho 24, 2018 Publicado: Junho 24, 2018 Boas Brunomcc2000 A sim há primeira vista as plantas estarem a morrer,tens um ph 8,não ajuda em nada as plantas,se tiver a dizer alguma barbaridade digam,outra coisa que eu acho e teres a água a 28 graus,para que,25 ou 26 dá prefeitamente,outra coisa e a areia,compacta e mata as plantas,de resto espera por outras opiniões. Cump: Álvaro Silva PH 8 esta longe do ideal Álvaro. Mas em inglaterra eu mantive plantas em aquarios em ph bastante semelhante. E muitos dos aquarios do george farmer andam entre os 7,5 a 8.No meu caso posso dizer é que as plantas nunca cresceram tão em inglaterra como crescem aqui, creio que a água e um fator importante.Mas a verdade é que cresciam. Sent from my GT-I9305 using Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Brunomcc2000 Publicado: Junho 24, 2018 Autor Publicado: Junho 24, 2018 Obrigado pela participação Bruno R. Carvalho eu também já mantive há uns 2 anos Elódias num aquário de 20L é o aquário estava cheio de Elódias estavam sempre a crescer e muito rápido sem qualquer tipo de fertilizante sem nada uma coisa mesmo à iniciante(aquário água com pH 8 e plantas só isso) o substrato era areia da praia e cresciam bem não percebo o porquê de estar a usar a mesma água mas agora as plantas não apresentarem um desenvolvimento saudávelEnviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Bruno R. Carvalho Publicado: Junho 24, 2018 Publicado: Junho 24, 2018 Cada montagem e diferente. Mesmo com o mesmo aquário e equipamento há variáveis. Sent from my GT-I9305 using Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Brunomcc2000 Publicado: Junho 24, 2018 Autor Publicado: Junho 24, 2018 Pois é que as Elódias que tinha neste aquário já tiveram de ir para o lixo porque apodreceram todas e já só estavam a sujar o aquário e as Elódias são plantas que aguentam um pH alto e que não precisam de grandes cuidadosEnviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Alvaro Silva Publicado: Junho 24, 2018 Publicado: Junho 24, 2018 Boas Bruno,Talvez quando tinhas aquário em Inglaterra com um ph de 8,digo talvez essas plantas tenha sido criadas com esse ph,isto digo eu,também não sabemos se o aquário do Brunomcc não terá qualquer coisa por pequena que seija não esteja a provocar a morte da plantas,isto e como tu dizes,cada aquário,e um aquário,e pode fazer toda a diferença. Abraço Álvaro Silva Citar
Brunomcc2000 Publicado: Junho 25, 2018 Autor Publicado: Junho 25, 2018 Alguém me sabe dizer como fazer CO2 caseiro?? Estou com dificuldades pois o CO2 não chega a ganhar pressão para sair das garrafas até hoje só o consegui fazer uma vez não sei se terá a ver com eu estar a utilizar água diretamente da torneira sem a deixar repousarEnviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Junho 25, 2018 Autor Publicado: Junho 25, 2018 Eu sei que preciso de bicarbonato de sódio fermento biológico e açúcar eu meto o açúcar(0,5kg), 3 colheres de chá de fermento e de bicarbonato de sódio e 1L de água penso que até aqui está tudo corretoEnviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Bruno R. Carvalho Publicado: Junho 25, 2018 Publicado: Junho 25, 2018 Boas Bruno,Talvez quando tinhas aquário em Inglaterra com um ph de 8,digo talvez essas plantas tenha sido criadas com esse ph,isto digo eu,também não sabemos se o aquário do Brunomcc não terá qualquer coisa por pequena que seija não esteja a provocar a morte da plantas,isto e como tu dizes,cada aquário,e um aquário,e pode fazer toda a diferença. Abraço Álvaro Silva Usava na maioria das vezes tissue culture Álvaro. Mas sim cada aquário é um aquário. Noto sim um crescimento muito melhor nas minhas plantas com a água portuguesa. Mas também tenho algo que pode provar a tua teoria de que o facto de terem sido criadas neste ph ou outro pode ter influência. O facto de que apesar de ter melhores resultados a crescer plantas em agua portuguesa, as plantas que trouxe dentro do aquário que trouxe montado de Inglaterra, sofreram meses com a transição, muitas delas não sobrevivendo de todo e foram substituídas. Sent from my GT-I9305 using Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Bruno R. Carvalho Publicado: Junho 25, 2018 Publicado: Junho 25, 2018 Alguém me sabe dizer como fazer CO2 caseiro?? Estou com dificuldades pois o CO2 não chega a ganhar pressão para sair das garrafas até hoje só o consegui fazer uma vez não sei se terá a ver com eu estar a utilizar água diretamente da torneira sem a deixar repousarEnviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Eu já não uso co2 caseiro há 12 anos. Mas se a memória não me engana a fórmula do Bruno esta correcta. Sent from my GT-I9305 using Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Alvaro Silva Publicado: Junho 25, 2018 Publicado: Junho 25, 2018 Boas Brunomcc Vamos lá haver se eu posso-te ajudar,eu aqui há uns anos cheguei a fazer co2 em garrafas de coca cola,eu fazia a sim,500g de açúcar eu fazia com açúcar amarelo,mas também dá com branco,eu colocava metade da garrafa com água sem cloro,colocava o açúcar,mexia um pouco,depois há parte com água sem cloro um pouco morna,desfazia aos bocadinhos o Fermento biológico,juntava há água com açúcar,logo de seguida uma colher de café,com bicarbonato de sódio, mexia bem a água com toda a mistura,e deixava a descansar ai uma meia hora,mais coisa menos coisa,e só depois tapava a garrafa,com tudo pronto para começar a bombar,o Fermento biológico era a sim em cubo,e estava no super mercado na zona fresca, era mais ou menos igual há figura,espero que tenha-me explicado bem. Cump: Álvaro Silva Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Junho 25, 2018 Publicado: Junho 25, 2018 Boas Brunomcc Vamos lá haver se eu posso-te ajudar,eu aqui há uns anos cheguei a fazer co2 em garrafas de coca cola,eu fazia a sim,500g de açúcar eu fazia com açúcar amarelo,mas também dá com branco,eu colocava metade da garrafa com água sem cloro,colocava o açúcar,mexia um pouco,depois há parte com água sem cloro um pouco morna,desfazia aos bocadinhos o Fermento biológico,juntava há água com açúcar,logo de seguida uma colher de café,com bicarbonato de sódio, mexia bem a água com toda a mistura,e deixava a descansar ai uma meia hora,mais coisa menos coisa,e só depois tapava a garrafa,com tudo pronto para começar a bombar,o Fermento biológico era a sim em cubo,e estava no super mercado na zona fresca, era mais ou menos igual há figura,espero que tenha-me explicado bem. Cump: Álvaro Silva Eu usava água de torneira com cloro, açúcar branco, fermento de padeiro em po que se vendia em saquetas no supermercado e bicarbonato de sódio. Eu no entanto não usava as garrafas de coca cola. Tive a sorte na altura de comprar um kit da nutrafin baratinho em segunda mão.Não usava os químicos do kit, mas a garrafa era muita mais discreta que as da Coca cola e o difusor em escada era muito eficiente.Sent from my GT-I9305 using Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Alvaro Silva Publicado: Junho 25, 2018 Publicado: Junho 25, 2018 Boas Bruno Carvalho Sabes onde eu fui buscar mais ou menos a teoria das plantas se estarem a morrerem em um ph8,foi quando li num poste teu em que tu dizias que as plantas tinham sofrido com a vinda de Inglaterra,e sofrido um tempo de adaptação há água de Portugal,uma vez que aqui a água era deferente da Inglaterra,então foi isso que me levou a pensar que talvez as plantas do brunomcc estive-sem a passar uma uma coisa mais ao menos a haver com o ph muito alto. Abraço Álvaro Silva Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Junho 25, 2018 Publicado: Junho 25, 2018 Boas Bruno Carvalho Sabes onde eu fui buscar mais ou menos a teoria das plantas se estarem a morrerem em um ph8,foi quando li num poste teu em que tu dizias que as plantas tinham sofrido com a vinda de Inglaterra,e sofrido um tempo de adaptação há água de Portugal,uma vez que aqui a água era deferente da Inglaterra,então foi isso que me levou a pensar que talvez as plantas do brunomcc estive-sem a passar uma uma coisa mais ao menos a haver com o ph muito alto. Abraço Álvaro Silva Verdade postei isso várias vezes e cheguei a falar do assunto com o pessoal da na petfestival. Até voltei a falar disso no post no meu blog que fiz na semana passada. Mas esse está escrito em inglês. Serve como bom exemplo do quanto às plantas se adaptam as esta é aquelas condições e do choque que sofrem quando essas mesmas condições mudam bruscamente. Sent from my GT-I9305 using Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Brunomcc2000 Publicado: Junho 30, 2018 Autor Publicado: Junho 30, 2018 Boa noite a todos refiz o sistema de CO2 caseiro pela 4 vez e finalmente tenho boas novidades o CO2 está a sair para o aquário finalmente, usei a água sem cloro meti o fermento, usei uma chávena com água, aqueci a água meti o fermento dilui o fermento na água da chávena meti 500g na garrafa de 1,5L meti o fermento diluído 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio e água sem cloro e desta vez funcionou, vamos ver se é desta que as plantas arrebitamEnviado do meu LENNY2 através do Tapatalk Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Julho 4, 2018 Autor Publicado: Julho 4, 2018 Boa tarde a todos, Aqui está uma nova atualização do estado do aquário, já com o CO2 a funcionar sem qualquer problema há uma semana, o pH da água encontra-se neste momento a 7, vou ver agora como reagem as plantas 1 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Brunomcc2000 Publicado: Abril 15, 2019 Autor Publicado: Abril 15, 2019 Atualização do aquário.Quase um ano depois troquei o substrato para Tropica Plant Growht troquei os Guppys endler black bar por Guppys endler blue star, e o dióxido de carbono agora é também da Tropica(Tropica Plant Growht system 60).Até agora tudo está a correr bem os Guppys já reproduziram as plantas estão a crescer a uma velocidade maluca principalmente as fox tail que de 3 em 3 dias já tem pés a precisar de poda.Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk 2 Citar Aquários Ativos: Tanganyika Tank
Recommended Posts