Iniciado - Dúvidas


Recommended Posts

Boas.

Estou me a iniciar neste mundo dos aquários do qual não tenho conhecimento nenhum. 

Antes de mais já possuo um aquário de pequenas dimensões (40x20x30 cm -  com 20 litros de água) e uma bomba/filtro "Magic-Jet Filter 200".

Duvidas: 

1- Este filtro tem uma capacidade de 200 l/h. Será suficiente para este aquário ou até excessivo? 

2- Neste filtro tinha uma peça que faz uma espécie de "cascata". Julgo ser para colocar O2 na água? No entanto aquilo mete a água no aquário com muita velocidade e dá a ideia que os peixes quando param de nadar começam a ser empurrados para a superfície com a corrente de água causada pela cascata. Será normal? 

 3- Quantas vezes por dia devo dar de comer aos peixes?

 

Tenho muitas dúvidas e este parece-me o sitio indicado para as esclarecer, uma vez que, fui enganado na loja que me vendeu as coisas. Pois venderam me o aquário e os peixes sem dizerem que estava a comprar peixes a mais para um aquário tão pequeno e ainda disseram que não precisava de bomba/filtro. Acabei por comprar 5 peixes e mete-los no aquário. Consequência: nem uma semana e já tinha morrido 2 peixes.

Fiquei muito desiludido e com pena dos animais e foi quando comecei a pesquisar mais sobre este mundo. Ainda tenho 3 peixes vivos e meti-lhe essa bomba/filtro.

Segundo a minha pesquisa inicial e a regra para iniciados de 1cm de peixe por litro de água agora parecem me estar bem. Pois os 3 peixes juntos não tem 15 cm e tenho 20 litros de água. Por outro lado, com a morte de 2 peixes troquei logo metade da  água do aquário por nova água e coloquei a bomba/filtro. 

Que cuidados aconselham agora?

 

Cumprimentos, 

Bruno Carneiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapidamente,

Bem vindo Bruno.

Primeiro de tudo perde uma meia hora e lê os tópicos fixos que estão no inicio desta secção que te vão logo dar umas luzes.

Penso que num futuro muito breve o material que tens é desadequado para aquilo que pretendes, tens um tópico sobre possíveis kits, logo no inicio da seção, onde podes ter uma ideia por onde devias começar.

No fórum existe também uma zonas onde encontras lojas da especialidade onde tens a certeza que te podem ajudar a dares os primeiros passos com  a segurança de não estares a fazer asneira.

ahh já me esquecia ..peixes alimentados apenas uma vez por dia.

Abraço e vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Já estive a ver alguns desses tópicos fixos.

 

Uma duvida que tenho e numa primeira pesquisa não encontrei uma explicação no forum: a bomba/filtro que tenho de 200 l/h será excessivo?

É que noto que aquela peça que mete jactos de água no aquário agita muito a água e empurra os peixes para cima ou quando eles nadam junto aquilo empurra os peixes para o fundo. Fará mal aos peixes ou eles habituam-se?

 

Editado por Bruno Carneir
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes Bruno Carneir

Na minha opinião filtros internos não fazem um bom trabalho,mas como tens um aquário muito pequeno,esse filtro para os 24 Litros que leva,por agora vai ter que dar,mas seria melhor um filtro de cascata maior onde levasse cerâmicas para filtragem biológica, e esponjas para filtrar todas as impurezas,seria na verdade um bom investimento,sobre esse filtro tenta colocar a saída da água entre as duas,ou seija nem muito lenta nem muito em jacto, e já agora lei um pouco sobre o ciclo do azoto aqui 

tenta ter calma,e sempre que tiveres duvidas vem aqui ao fórum que haverá sempre alguém para te dar uma ajuda.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On ‎05‎/‎06‎/‎2018 at 17:17, Bruno Carneir disse:

Obrigado pela resposta.

Já estive a ver alguns desses tópicos fixos.

 

Uma duvida que tenho e numa primeira pesquisa não encontrei uma explicação no forum: a bomba/filtro que tenho de 200 l/h será excessivo?

É que noto que aquela peça que mete jactos de água no aquário agita muito a água e empurra os peixes para cima ou quando eles nadam junto aquilo empurra os peixes para o fundo. Fará mal aos peixes ou eles habituam-se?

 

O Álvaro disse tudo, uma bomba e um filtro são coisas distintas...podes ter uma bomba muito potente mas se não tiveres espaço para a filtração a "coisa" não é eficaz.

Um filtro cascata é o que necessitas, por 20-30€ já compras uma coisinha minimamente de jeito, que te vai permitir ganhar espaço no aquário e ganhar espaço para a filtração, tão essencial num aquário tão pequeno.

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro interno para ou as chamadas bombas para mim é algo a evitar

Razões?

- não possuem espaço para media suficiente

- tiram espaço no aquario que neste caso já é bem pequenino.

- esta e a maior com um filtro interno quanto removes o filtro do aquário para li par toda a porcaria dentro do filtro escorre de volta para dentro do aquário, deixando a água toda suja e negando uma das maiores funções do filtro que é a de limpar a água. Se a isso juntares a pouca capacidade biológica então e fácil entender porque não recomendo estes filtros.

Filtros de cascata ou mochila são relativamente baratos e muito mais eficientes.

- tem espaço para mais material filtrante

- quando tiras para limpar o lixo vai com o filtro

- não tiram espaço no aquario

O aquário em baixo tem 19 litros e usa um filtro de cascata de 10 euros que sem ser nada de especial chega para o que se pede dele.

25474d2229417f1f35dca12695df7f15.jpg

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.