rprp Publicado Junho 20, 2005 Publicado Junho 20, 2005 Meus amigos, Alguem me sabe dizer qual é o tempo médio de uma garrafa de CO2 de 500g, com um débito de 3 gotas por segundo??? É que cá o "je" gastou uma destas em 20 dias com este débito e com 12 horas por dia.O que acho um exagero.
Oinq Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 3 gotas por segundo? isso não é demais? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
rprp Publicado: Junho 20, 2005 Autor Publicado: Junho 20, 2005 Se calhar é! Admito que posso ter exagerado na dose, de todo o modo estamos a falar de um aquario de 150x50x60, e o teste do ph permanente nunca saíu do verde. Achas que deva reduzir na dose né? 1 gota por segundo?? Tenho cerca de 20 plantas no aqua e 200W de luz.
Miguel Silva Publicado: Junho 21, 2005 Publicado: Junho 21, 2005 Com 200W de luz, em principio não precisarás de dar esse débito de Co2, mas o melhor mesmo e se não tiveres nada no Aqua que influencie o PH é medires o PH juntamente com o KH e veres na tabela o resultado do Co2 inserido e aponta por volta das 15-20mg/l de Co2 dissolvido.
rprp Publicado: Junho 21, 2005 Autor Publicado: Junho 21, 2005 Olá novamente, antes de mais obrigado pelas dicas. ------------------------------------------------------------ Os valores de PH e KH sao respectivamente 7.2 e 3. De salientar que baixei de 3 para 1 gota por segundo, o débito do CO2.Daí a subida de PH de 6,8 para7,2. Acho que os valores de KH sao baixos e isso pelo que sei nao da estabilidade nenhuma ao PH uma vez que o efeito tampao é reduzido.por outro lado o GH da-me valores altissimos=> 21 ou seja cerca de 356mg/l de CACO3. Sinceramente estou um bocado confuso uma vez que o KH interfere com o GH, entao nao se compreende como é que o primeiro está baixo e o segundo esta elevado. De Nitritos estamos bem mas de Nitratos está um pouco alto, mas dentro ainda dos valores aceitaveis. Quando souber pôr fotos nesta coisa, o que ainda não descobri, exponho-as aqui para vcs "criticarem, ok? Abraços "plantados"
Hugo Santos Publicado: Junho 21, 2005 Publicado: Junho 21, 2005 Olá RpRp O Gh apenas te determina a quantidade de iões de calcio e magnésio presentes na água, esta é a dureza total. Já o KH determina a quantidade de iões carbonato na água sejam eles de calcio, sódio, potássio... Assim é possivel teres um KH baixo e um GH alto. Dou-te um exemplo se juntares Cloreto de calcio á água o GH subirá naturalmente mas o KH não sairá do mesmo nível. Abraços boa sorte com o plantado.
Just_me Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 para um aquario desse tamanho...devia equacionar a compra de uma garrafa "um bocadinho maior" 500g é para aquario pequenos do tipo 40-100l e nao para monstrinhos de 450 l Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
rprp Publicado: Junho 23, 2005 Autor Publicado: Junho 23, 2005 Just me De facto acho que tens razão. 500g é de facto muito pouco! Já estou a estudar o mercado no sentido de adquirir uma garrafa de 2Kg. O melhor preço que encontrei até agora foram 150€, o que acho muito mesmo. Se pensar-mos que um extintor de 2Kg carregado com CO2 para uso doméstico custa cerca de 70€, já se tá a ver que anda alguem a ganhar muito dinheiro á conta dos plantados. Abraços e obrigado pela dica rprp
rprp Publicado: Junho 23, 2005 Autor Publicado: Junho 23, 2005 Just me De facto acho que tens razão. 500g é de facto muito pouco! Já estou a estudar o mercado no sentido de adquirir uma garrafa de 2Kg. O melhor preço que encontrei até agora foram 150€, o que acho muito mesmo. Se pensar-mos que um extintor de 2Kg carregado com CO2 para uso doméstico custa cerca de 70€, já se tá a ver que anda alguem a ganhar muito dinheiro á conta dos plantados. Abraços e obrigado pela dica rprp
Oinq Publicado: Junho 25, 2005 Publicado: Junho 25, 2005 Se pensar-mos que um extintor de 2Kg carregado com CO2 para uso doméstico custa cerca de 70€, já se tá a ver que anda alguem a ganhar muito dinheiro á conta dos plantados. Por isso é que eu tenho um extintor de 2 Kg... e quando preciso carregar vou lá... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Recommended Posts