joao_m Publicado Abril 27, 2018 Publicado Abril 27, 2018 -Após 14 anos sem ter peixes eis que voltei a este hobby. Ofereceram me um aquario usado e resolvi dar lhe o melhor uso. Setup - Aquário de água doce:2 - Data da montagem 26/04/20183 - Dimensões do aquário 100*35*303.1 - Volumes bruto e útil 105 litros volume bruto4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro JBL ecogreenline e4014.2 - Termostato Pacific 100 watt4.3 - Iluminação/Foto-período Quero fazer uma calha com fitas led brancas e uma azul. Foto periodo de 8 a 9 horas.4.4 - Sistema de CO2 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil 5.2 - Substrato inerte Areao preto- AquaDelta5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Quero colocar pouca coisas, tenho algumas pedras e troncos e raizes que apanhei na praia. As raizes e troncos coloquei dentro de agua para tingir o menos possivel alem de que ainda flutuam. Depois ainda vou ferver. 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 7 - Fauna 7.1 - Quantidade e espécie Depois de fazer o ciclo do azoto estava a pensar colocar 6 discus juvenis, ou 6 escalares, ou entao ciclideos africanos. Daqui a 3 ou 4 meses quero arranjar um aqua de pelo menos 300 litros. 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie Quero colocar plantas resistentes tendo em conta os peixes desejados e visto que nao coloquei substrato fertil.9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) Por enquanto ainda nao comprei nenhuns testes e a agua está a 24 graus que penso seja o suficiente para as bacterias se reproduzirem. 9.2 - Frequência das TPA's Tenciono fazer de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias. 25 a 30% de TPA 10 - Fotos Citar
joao_m Publicado: Abril 27, 2018 Autor Publicado: Abril 27, 2018 Dos peixes acima descritos só não tive os Discus, que são os que estou mais inclinado em adquirir. Penso em compra-los ainda pequenos com cerca de 5 cm cada um e a intenção é mante-los neste aquario por uns 3 ou 4 meses e depois mover para um com pelo menos 300 litros. Acham que a escolha dos peixes para este aquario mesmo que seja temporaria seja uma má escolha? Alem disso acham que a filtragem é suficiente para este volume de agua? o Filtro diz ter um caudal de 450 l/h Citar
joao_m Publicado: Maio 7, 2018 Autor Publicado: Maio 7, 2018 Update Resolvi por de parte os Discus e adquiri ciclideos africanos. Fauna: 2 * Pseudotropheus Demasoni (1 macho e 1 femea) 2* Pseudotropheus Cabro (1 macho e 1 femea) 2* Aulonacara Fire Fish (1 macho e 1 femea) 1 Citar
Tozé Nunes Publicado: Maio 7, 2018 Publicado: Maio 7, 2018 Olá João, sê bem vindo de volta :) qualquer que fosse a fauna escolhida esse filtro é demasiado curto para os 100 litros. Se estás a pensar aumentar para os 300 litros daqui a pouco tempo eu aconselhava um Eheim 4 600 eletrônicos que permitem regular o débito e assim usar já no mínimo e depois quando tivesses o maior abrias ao goelas ao filtro ;) Ou então, optas por um outro filtro já adequado para os 300 litros e para já adiciona uma bomba de circulação, não faz filtragem mas aumenta a circulação da água e assim a porcaria acaba por não ficar num canto qualquer! Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
joao_m Publicado: Maio 7, 2018 Autor Publicado: Maio 7, 2018 (editado) Desde já muito obrigado pela mensagem e conselhos ToZé Nunes Sim a intenção será aumentar para um aquário entre 240-400 litros no máximo... Comprei este filtro porque estava com um preço optimo e pensei sempre que me daria para um aquario de criação ou quarentena que tivesse. Fora a eheim qual marca e modelo aconselhas? É a primeira vez que tenho ciclideos africanos, a escolha das especies é adequada? Vou apenas introduzir peixes pertencentes ao lago malawi. Pensei em ter um ratio de 1 macho para 2 femeas. Muito Obrigado Editado Maio 7, 2018 por joao_m Citar
Tozé Nunes Publicado: Maio 7, 2018 Publicado: Maio 7, 2018 Eu não sei nada sobre os ciclídeos africanos a não ser que são muito bonitos e bastante agressivos :) Sei que a malta dos ciclídeos costuma apostar nos filtros da Fluval, nomeadamente o FX6. Em alternativa para grandes aquários podes pensar em sumps com a vantagem de ter refúgio para alguns peixes se necessário. Mas deixa ver se mais alguém aparece com mais conhecimentos sobre os teus peixes. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Vera Santos Publicado: Maio 9, 2018 Publicado: Maio 9, 2018 On 07/05/2018 at 22:44, joao_m disse: É a primeira vez que tenho ciclideos africanos, a escolha das especies é adequada? Vou apenas introduzir peixes pertencentes ao lago malawi. Pensei em ter um ratio de 1 macho para 2 femeas. Muito Obrigado O ser adequada ou não, é subjectivo, pois dizes que é temporário mas às vezes o que pensamos ser temporário acaba por qualquer motivo não o ser e também há que defenir o temporário , 1, dois meses.... Mas o que é imperativo defenir desde já é que para se manter ciclídeos do lago malawi as medidas mínimas do aquário deverão ser 150cms de frente, no mínimo 300 litros, estou a falar do mínimo, certo? Para cima disso, quer em litros quer em comprimento de frente começam a ser as condições ideais. Portanto, as condições neste momento são precárias, falo dos 100L bem como da filtragem. E já que falei em filtragem, esclareço que para manter a água em perfeitas condições para os ditos africanos é necessário apostar numa boa filtragem. O filtro deve fazer por hora 9 a 10 vezes o volume do aquário. Podes achar eventualmente que o que te estou a dizer é um exagero, pois na realidade não é, por vários motivos, para além do que já disse, tem influência o tempo que temos para manutenções por exemplo, e um bom filtro deixa-nos sempre descansados. Filtros tens muito por onde escolher, quanto a marcas, para mim as eleitas são sempre as mesmas 3 desde à quase 10 anos, nesta ordem, Fluval, Eheim e JBL escolhidos sempre pela proporção que te disse atrás. Todos eles bem construídos, robustos e com uma durabilidade acima da média, portanto um bom investimento a longo prazo. Passando agora a dar-te um exemplo real, eu mantenho Tanganyikas e as exigências não são as mesmas, sempre com sucesso num aquário de 108L com um filtro da JBL, o cristal profi 901. A ter em conta será também a escolha de espécies e compatibilidade inter-espécie. Espero ter ajudado. Mesmo assim acho acho que no teu caso teria sido melhor optares pelo lago Tanganyika mas já não fui a tempo de te alertar, o tempo para passar aqui tem sido pouco e o tópico passou-me ao lado sem querer. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
joao_m Publicado: Maio 9, 2018 Autor Publicado: Maio 9, 2018 (editado) Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, eu sei que de momento as condições não de todo ideais, no entanto hoje adquiri um aquário de 150*50*40 (300lts) no entanto ainda não decidi para que filtro vou, estaria mais a pensar nos eheim profissionel 3 2075 Volume do aquário: 240-600L Débito da bomba: 1250L/h Altura de elevação: 1,8m Potência: 16W Volume do filtro: 6,5L + 0,5L(pré-filtro) Dimensões: 453x244x244mm Preço: 180€ novo. Arranjo por 90€ usado ou 2080(2 usado) Características: Volume do aquário: 400 - 1200L. Débito da bomba: 1700 L/h. Altura de elevação: 2,60 m. Potência: 25W. Volume do filtro: 12L + 1,5L(pré-filtro). Dimensões: 567x330x330mm. Preço novo 340€. Penso que consigo arranjar um por 200€ usado eheim profissionel 4 +600 Volume do aquário: 240-600L. Débito da bomba: 1.250 L/h. Altura de elevação: 1,8 m. Potência: 16W Volume do filtro: 6.50L + 0,5L(pré-filtro). Dimensões: 453x238x244mm. Preço 210€ fluval fx4 Capacidade do aquário 1,000 l Desempenho da bomba 2.650 l / h Circulação do filtro 1.700 l / h Volume de filtração 14 l Área Mecânica 1.400 cm Capacidade da cesta de mídia filtrante 3.7l Altura de elevação 2,1 m Consumo 30 W Preço 200€ jbl 1501 1400l/h 20watt 12l filtraçao Preço 150€ sicce whale 1300l/h 18watt 7 litros filtração Preço: 130€ novo Acham arriscado comprar filtros usados? De momento ainda vou melhorar os aspecto visual do suporte do aquário já que é só o metal e quero dar uns aspecto de móvel. Editado Maio 9, 2018 por joao_m Citar
joao_m Publicado: Maio 14, 2018 Autor Publicado: Maio 14, 2018 Decidi que não vou comprar nada em segunda mão, e optar pelo seguro e com garantia acima de tudo. Em principio será o Fluval fx4, pensam que seja suficiente? Aquario 150*50*40 300 litros com ciclideos africanos 1 Citar
Inácio Sanches Publicado: Maio 14, 2018 Publicado: Maio 14, 2018 Para um aquário de 1,50m eu iria para um filtro ainda maior, visto que todos perdem caudal, ainda ganhas na capacidade para matérias filtrantes, o que é mais 1 ponto a favor Citar
Recommended Posts