Recommended Posts

Publicado

Boas!!

Há pouco tempo surgiu-me o bichinho dos salgados, e graças principalmente ao post do diário do Nano Reef do Duarte Conceição, a ideia começou lentamente a passar de "absurda", a "em estudo".

Assim, já há cerca de um mês que tenho "papado" tudo o que vou encontrando (em especial aqui no forum) de modo a analizar com toda a certeza, a viabilidade do "salto", quer devido ao custo, mas também devido à complexidade acrescida. E se em relação a algumas coisas já vou tendo umas luzes, há outras que continuam a fazer-me confusão.

Uma delas (neste momento) é a evaporação. Não há forma de a evitar? Ou é indispensável ao bom funcionamento do aquário?? Não se pode tapar a parte superior do aquário com uma tampa de vidro, tal como é hábito fazer nos aquários de agua doce?? Ou a necessidade de utlização de lampadas mais fortes pode fazer com que o vidro estale? Essa agua, não vai parar às paredes e ao tecto da casa?? Um aquário de 100l perde em média quantos litros por dia (com temperatura constante e sem ventiladores)???

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

RJL.

PS - Obrigado a quem já tiver respondido a este post. Se o quiserem fazer novamente, agradeço...

Publicado:

Olá Al Finete!!!!!

Em aquários de água salgada as trocas gasosas são muito mais difíceis de serem realizadas do que nos de água doce. Normalmente ela ocorre na superfície da água, por isto sempre direcionamos o fluxo das bombas para a superfície.

Ao colocarmos vidros sobre o aquário limitamos a quantidade de oxigênio disponível para as trocas gasosas, além de indisponibilizarmos a ação das ventuinhas, atrapalhando também a iluminação.

A evaporação é um fenomêno natural e é bom que ocorra, pois através dela podemos repor uma água nova cheia de oligoelementos.

Abraços.

Eduardo Avelar.

Conheça e faça parte do www.ipaq.org.br, onde a aquariologia está sempre em destaque.

Publicado:

Concordo com o Eduardo, a evaporação é precisa, necessária e bem vinda :wink: Normalmente até se tenta aumentar quando é preciso adicionar mais kalk.

A evaporação é um fenomêno natural e é bom que ocorra, pois através dela podemos repor uma água nova cheia de oligoelementos.  
Só não percebi esta... cheers Se a água evapora deve ser substituída por "coisa igual" que é como quem diz, neste contexto: água de Osmose. Digo eu... :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Além de dificultar as trocas gasosas, a colocação de um vidro a tapar o aquário atenua a intensidade luminosa diminuindo a quantidade de luz que os animais recebem, o que acaba por se traduzir num desperdício de electricidade.

Numa casa muito isolada onde raramente se abram janelas, a humidade pode causar sérios danos, principalmente se de aquários de grandes dimensões se tratar.

Normalmente basta abrir um pouco uma janela de vez em quando para arejar bem o local onde se encontra o aquário para não teres problemas com a humidade.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá,

Cncordo com todos e gostava apenas de te dar uma ideia de valores de evaporação. No caso de um aquário de 300 litros com duas HQI´s de 150W a cerca de 20 cm da água e muita movimentação a água evaporada nos meses mais quentes cifra-se em cerca de 10 litros semanais.

Já num sistema como o que tenho agora (provisório) com 2 tanques de PVC 300 litros onde tenho muita movimentação e muito pouco cuidado, tenho uma evaporação de cerca de 40 litros!

Nada disto me assusta pois vou montar um sistema de 700 litros - basta como o ALexandre disse e muito bem teres uma zona bem arejada e de preferência aberta por cima - nos meses mais quentes um desumidificador pode ajudar!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá pessoal!!!!

Quando eu disse "repor uma água nova cheia de oligoelementos", me referi a fazer a reposição com água de osmose.

Os oligoelementos são absorvidos pelo carvão ativado, pelos corais e invertebrados, além de serem retirados pelo escumador, por isto a evaporação é uma grande aliada nossa, pois todas as vezes que fazemos as reposições de água doce e as trocas parciais, estamos introduzindo um novo estoque de oligoelementos, os quais são de suma importância para os habitantes do aquário.

Colocar vidros sobre aquários marinhos, definitivamente não é uma boa idéia.

Moro na região central do Brasil, perto da capital federal, nos meses de maio a outubro a umidade relativa do ar fica muito baixa, com isto a evaporação aumenta bastante.

Tenho um sistema de 700 litros, nos meses mais secos do ano chega a evaporar 20 litros de água por dia.

Abraços.

Eduardo Avelar.

Conheçam e façam parte do www.ipaq.org.br, aquariologia ao seu alcance.

Publicado:

Na Aquario Magazine do mes passado tinha um excelente artigo sobre evaporação em grandes aquarios... O ponto mais interessante foi a correlação entre o aumento da concentração de CO2 versus o abaixamento do PH.

Outro grande problema eh realmente a iluminação... vidros temperados usados em HQI absorvem até 20% da intensidade da luz... isso em se tratando de vidros limpos... O sal tende a formar peliculas pelo respingamento que acabam diminuindo mais ainda a penetração da luz...

Ou seja fatores contra : iluminação e oxigenação.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif