Luis Lança Publicado Março 9, 2018 Publicado Março 9, 2018 (editado) Olá Pessoal, sou novo nestas andanças e adicionei os primeiros peixes na semana passada. Até agora parecem estar felizes da vida, como eu :) Amanhã quero fazer uma limpeza ao substrato ( pois têm caido alguns, poucos, restos de comida) e TPA e tou com alguns receios. As minhas perguntas são: - Qual a quantidade de água que devo trocar? Pretendo fazer trocas semanais. Quinzenais é melhor? - Faço a troca com água da torneira ou metade água destilada? - Como faço para evitar um choque térmico? - Posso adicionar o anti-cloro diretamente no aquário ou adiciono á agua antes? - Quero adicionar mais uma espécie pelo menos. O que eu gostava mesmo são apistogramas mas já percebi que com o substrato fértil espalhado por todo o aquario pode dar problema pois eles escavam e vai levantar o substrato. Estou a inclinar-me para os Ramirezis. Que acham? E quantos poderia pôr? Aceito sugestões de peixes do mesmo género mais de fundo com personalidade. Obrigado pela paciência. Abraço Material Aquário Juwel 110l 81 cm * 36 cm * 45 cm - Filtro Bioflow Eccoflow 500 Termostato AquaHeat 100 watts - 26,5 - 27 Iluminação - Led NovoLux 80 Parametros da água PH - 7 KH - entre 6 e 10 cloro 0 No's 0 Hardscape Substrato - JBL manado 10l (espalhado por todo o aquário) Cascalho Tronco Pedras 1 Casca de Coco Plantas Anubia "nana" Musgo de Java Myriophyllum Ludwigia Cryptocoryne Higrophila Peixes 11 Cardinais Tetra 5 Arlequins Rasbora Editado Março 10, 2018 por Luis Lança Parametros da Agua Citar
Miguel Simões Publicado: Março 9, 2018 Publicado: Março 9, 2018 Boas @Luis Lança Benvindo ao fórum! Antes de mais, quando montaste o aquário? Fizeste o ciclo ou colocaste logo os peixes lá dentro? Coloca uma foto do aquário que a malta gosta de ver :) Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
S.S. Publicado: Março 9, 2018 Publicado: Março 9, 2018 Como já foi questionado quando montaste o aquário? O ciclo é muito importante.Quanto às tuas questões:- Qual a quantidade de água que devo trocar? Pretendo fazer trocas semanais. Quinzenais é melhor?A quantidade é período depende das necessidades do aquário. Amónia e nitritos tem de estar sempre a zero e nitratos abaixo de 30 ou por aí. Dependendo da acumulação de nitratos podes fazer semanal ou mais espaçadas e em percentagem menor ou maior. - Faço a troca com água da torneira ou metade água destilada?Para quê a água destilada? Só em águas da torneira muito duras com necessidade de espécies de águas muito ácidas deves moldar a água. O melhor é manter a estabilidade dos parâmetros a cada TPA. - Como faço para evitar um choque térmico?Tempera com água quente. Se baixar ou subir 2 graus na TPA não te preocupes. - Posso adicionar o anti-cloro diretamente no aquário ou adiciono á agua antes?Podes adicionar no aquário quando começas a despejar a água nova na zona em que fazes a descarga para o produto se espalhar bem. "Tapatalking" Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Tozé Nunes Publicado: Março 9, 2018 Publicado: Março 9, 2018 há 18 horas, Luis Lança disse: Quero adicionar mais uma espécie pelo menos. O que eu gostava mesmo são apistogramas mas já percebi que com o substrato fértil espalhado por todo o aquario pode dar problema pois eles escavam e vai levantar o substrato. Estou a inclinar-me para os Ramirezis. Que acham? E quantos poderia pôr? Aceito sugestões de peixes do mesmo género mais de fundo com personalidade. Falas em substrato fértil mas no teu setup só aparece o JBL Manado e cascalho... Se é só isso que tens não vejo problema pois nenhum deles é fértil! Quanto á escolha de fauna para o fundo, a opção por um casal de ramirezi é boa. Eles vão fazer bom uso do côco ;) 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Luis Lança Publicado: Março 10, 2018 Autor Publicado: Março 10, 2018 há 21 horas, Miguel Simões disse: Boas @Luis Lança Benvindo ao fórum! Antes de mais, quando montaste o aquário? Fizeste o ciclo ou colocaste logo os peixes lá dentro? Coloca uma foto do aquário que a malta gosta de ver :) Cumps, Boas @Miguel Simões montei já há 1 mês e meio...adicionei logo plantas e esperei que começassem a crescer. Por fim adicionei o cardume de cardinais e os 5 arlequins (autênticos terroristas estes 5, não param 1 segundo). É curioso que li muito acerca do ciclo mas os parâmetros da água nunca alteraram durante esse mÊs e meio. Percebi que tinha de ter um pico de amonia e depois estabilizar antes de meter os peixes mas não dei detetei diferença nos parametros. Tudo a 0. :/ @S.S. Fiz hoje a limpeza e tpa e correu tudo bem. Optei por fazer o tratamento da água antes de meter no aqua. E acho que vou continuar a fazer todas as semanas cerca de 20%. Obrigado pela resposta. Citar
Luis Lança Publicado: Março 10, 2018 Autor Publicado: Março 10, 2018 há 20 horas, Tozé Nunes disse: Falas em substrato fértil mas no teu setup só aparece o JBL Manado e cascalho... Se é só isso que tens não vejo problema pois nenhum deles é fértil! Quanto á escolha de fauna para o fundo, a opção por um casal de ramirezi é boa. Eles vão fazer bom uso do côco ;) Pois...provavelmente alguma dificuldade na comunicação com o vendedor em relação ao substrato. De qualquer das formas tenho medo que os apistogramas a escavar levantem o substrato. A água vai ficar turva. Tou a ponderar também Kribensis, um casal. Os Ramirezis parecem muito sensíveis pelo que tenho lido. Obrigado pela resposta Citar
S.S. Publicado: Março 12, 2018 Publicado: Março 12, 2018 A percentagem é frequência da tpa deve ser adequada às necessidades do aquário. No meu caso (ciclideos grandes) mesmo com sobrefiltragem faço 60 a 70% semanal. É mais vale a mais que a menos. Podes fazer os 20% semanal e ir testando os nitratos antes de cada TPA. Se os mantiveres sempre abaixo dos 20ppm antes da tpa então eu não mudava o esquema. Não penses é em facilitar e baldar-te uma ou outra semana porque senão acumula e pode desestabilizar. "Tapatalking" Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Recommended Posts