billybob0284 Publicado Março 1, 2018 Publicado Março 1, 2018 (editado) Boas, Estou a começar com este novo hobby e precisava da vossa ajuda. Quando comprei o Aquário, indicar-me 2 produtos da Sera (Bio Nitrivec & aquatan) para ajudar a fazer o "ciclo do azoto" durante 1 semana. Durante esse período fui fazendo os testes ao pH e davam sempre 6.0. Então ao fim de 2 1/2 semana comprei a pedra calcária para aumentar o pH e comprei os peixes passados uns dias. Entretanto a minha água está muito turba e não sei o porquê. Antes de meter a pedra e os peixes a água estava “limpa”. Fiz testes ao pH (7.0) e No2(0,01 - 0,025), até fiz um TPA de +-25% do aquário. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário-Aquário 2 - Data da montagem-10 Fevereiro 2018 3 - Dimensões do aquário- 100 cm x 50 cm x 50 cm Altura 3.1 - Volumes bruto e útil - 250L 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Aqua Nova NCF 1500 (1500L/H) 4.2 - Termostato eheim 250w 4.3 - Iluminação - Brevemente penso adquirir 4.4 - Sistema de CO2- Não tenho 4.5 - Outro equipamentos adicionais- Não existem 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil- Não tenho 5.2 - Substrato inerte- Não tenho 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)-Tenho um tronco, uma pedra calcária (aumentar o PH), castelo decorativo, Areia de sílica 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)- Não 7 - Fauna- Dois limpa chãos e Um Limpa vidros (Colocados esta semana) 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie- Brevemente penso adquirir 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) PH- 6.0 - 7.2 ( Estou a tentar estabilizar o pH nos 7.0, visto que sem a pedra calcária estava sempre em 6.0) NO2- 0,01 - 0,025 (De momento fiz só estes dois para ter uma ideia) Temperatura- Entre os 24º e o 26º Editado Março 2, 2018 por billybob0284 Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 1, 2018 Publicado: Março 1, 2018 Boas Tu andas ao contrario dos outros,que andam há luta por o ph ser muito alto,se queres que eu te diga um ph a 6.0 esta muito bom,o ciclo do azoto não se faz numa semana mas sim um mês mais qualquer coisa,ou menos qualquer coisa,acho que deves ler sobre o ciclo do azoto. Cump: Álvaro Silva Citar
billybob0284 Publicado: Março 1, 2018 Autor Publicado: Março 1, 2018 há 9 minutos, Alvaro Silva disse: Boas Tu andas ao contrario dos outros,que andam há luta por o ph ser muito alto,se queres que eu te diga um ph a 6.0 esta muito bom,o ciclo do azoto não se faz numa semana mas sim um mês mais qualquer coisa,ou menos qualquer coisa,acho que deves ler sobre o ciclo do azoto. Cump: Álvaro Silva Boas, Desde já agradeço a sua resposta. A informação/indicação que me deram foi para tentar colocar o pH o mais próximo dos 7.0. Em relação ao ciclo do azoto como disse, quando comprei o aquário disseram me para usar esses dois produtos para "acelarar" o processo. Outro das minhas dúvidas está relacionado com a água estar turba, o que pode estar a causar isso? Citar
AACC Publicado: Março 2, 2018 Publicado: Março 2, 2018 (editado) A pedra calcária poderá ser demasiado macia, o que com um valor de acidez razoável, promove a decalcificaçao acelerada e a suspensão de partículas calcárias na água. O Nitrivec provoca, nos 2/3 dias após a aplicação, esse mesmo efeito. Boa sorte. Editado Março 2, 2018 por AACC Citar
billybob0284 Publicado: Março 2, 2018 Autor Publicado: Março 2, 2018 há 8 horas, AACC disse: A pedra calcária poderá ser demasiado macia, o que com um valor de acidez razoável, promove a decalcificaçao acelerada e a suspensão de partículas calcárias na água. O Nitrivec provoca, nos 2/3 dias após a aplicação, esse mesmo efeito. Boa sorte. Realmente a água só começou a ficar assim turba desde que meti a pedra. Só que já a tenho desde o 22 de fevereiro e a água ainda está assim. Em relação ao Nitrivec só o usei nos primeiros dias dos aquário e quando faço TPA. Que conselho me das para tentar resolver este problema? Citar
AACC Publicado: Março 2, 2018 Publicado: Março 2, 2018 há 2 horas, billybob0284 disse: Realmente a água só começou a ficar assim turba desde que meti a pedra. Só que já a tenho desde o 22 de fevereiro e a água ainda está assim. Em relação ao Nitrivec só o usei nos primeiros dias dos aquário e quando faço TPA. Que conselho me das para tentar resolver este problema? Deixa de usar o Nitrivec e retira a pedra. Numa semana (máximo) já poderás aferir se era de facto esse o problema. Boa sorte! Citar
billybob0284 Publicado: Março 2, 2018 Autor Publicado: Março 2, 2018 há 24 minutos, AACC disse: Deixa de usar o Nitrivec e retira a pedra. Numa semana (máximo) já poderás aferir se era de facto esse o problema. Boa sorte! Logo já tiro a pedra. Faço um TPA ou deixou estar como está? O Nitrivec só usava mesmo quando fazia TPA. Deixo de usar por completo o Nitrivec? Citar
billybob0284 Publicado: Março 13, 2018 Autor Publicado: Março 13, 2018 Boas, O problema ficou igual durante alguns dias, então tive que fazer um TPA de 50%. Após isso a água ficou limpa. Durante este tempo voltei a lavar bem pedra para ver se ainda tinha mais pó (de facto tinha). Então coloquei a pedra dentro de um balde durante uns dias para ver se a água ficava limpa. Depois de confirmar que a água do balde continuava limpa voltei a colocar a pedra no aquário. Até agora a água tem-se mantido limpo Citar
Recommended Posts