pulse- Publicado Fevereiro 27, 2018 Publicado Fevereiro 27, 2018 Boas após anos e anos no mundo dos Ciclideos resolvi realizar um dos meus maiores sonhos como aquarista que é o aquário marinho. É claro que isto é um mundo novo para mim e eis que surge a primeira duvida! O aquário... Tenho 2 hipotses 200x45x40 Ou 90x60x60 O que mais me aconselham para começar? Obrigado a quem não ignorar
Quo Publicado: Março 2, 2018 Publicado: Março 2, 2018 escolha complicada... pois o primeiro é muito comprido mas baixo, o que até é bom para este hobby. O segundo é muito largo e alto, mas pouco comprido... era moda há uns anos esse tipo de aquario. lembra-te que terás que ter pelo menos 30x em termos de circulação e para o primeiro podes precisar de varias bombas. Mas confesso que o primeiro é-me mais apelativo, mas o segundo será mais apelativo para muitos...
pulse- Publicado: Março 2, 2018 Autor Publicado: Março 2, 2018 Obrigado pela resposta, também estou mais inclinado para o 200x45x40 mas não sabia se os 0.40 de altura era pouco ou não para agua salgada. Não sei se existe medidas minimas
Quo Publicado: Março 2, 2018 Publicado: Março 2, 2018 depende do que vais manter... mas algo acima de 60 é demasiado alto e tem inconvenientes em termos de iluminação e ser pouco pratico. Abaixo de 40 tem inconvenientes para corais moles, como sarcophytons que crescem bem, mas é aceitável para boa parte dos corais. por acaso tb uso o meu aquario de ciclídeos e tem 170x36x53, mas so encho até 47 cm de altura e mesmo assim, molho as mangas. Estou sempre a volta do aquario, colar frags de SPS devido a redecoraçao ou algum peixe ou eremita descolou, fazer colonias novas de zoanthus ou mudar a localização de algum mole ou lps, mudar algumas pedras, limpezas, etc... apanhar uma asterina ou outra. acabas sempre com as mãos lá dentro. o segundo... é aquario mais próprio para aquários de agua salgada tradicionais, para pessoas de idade, que vao manter alguns corais moles grandes amontoados. mas há aquários assim bonitos... já vi.
pulse- Publicado: Março 2, 2018 Autor Publicado: Março 2, 2018 A minha ideia é os corais moles, mas como tem 2m de cumprimento a minha ideia é aproveitar o cumprimento e não tanto altura ou seja meter rocha em cima de rocha, acho que da para ficar bastante bonito assim.
Quo Publicado: Março 2, 2018 Publicado: Março 2, 2018 Há uns sarcophytons que crescem alto e 40 cm pode ser curto, mas outros não... os meus são baixos e largos. Com tudo bem em 1 ano, eles crescem bem, sinularias igual. mas dentro da categoria de moles colocam-se zoanhus e cogumelos para os quais esse aquario comprido será o melhor. não te recomendo fazer um amontoado de rochas, que é o tradicional, tem inconvenientes... mas sim, fazer ilhas separadas e boa circulação entre as rochas.
pulse- Publicado: Março 2, 2018 Autor Publicado: Março 2, 2018 A minha ideia é essa, em vez de fazer amontoados de rocha, mas sim ir espalhando e aproveitando os 2m e não tanto a altura do mesmo
Quo Publicado: Março 2, 2018 Publicado: Março 2, 2018 As ilhas separadas tem outra vantagem, que é permitir manter espécies que propagam pela rocha, e assim controlas. Eu faço duas ilhas separadas, e as rochas de cada ilha podem contactar ou não, dependendo dos corais. Os zoanthus, palythoas, clavularias, green star polyps, xenias, etc... a organizaçao das ilhas tem importancia para estes corais e será a forma de controlares os crescimentos e a estética que queres, eu uso também esquemas de ilhotas em frente às ilhas, isto para manter zoanthus ultra separados onde não interessa misturar. já para sarcophytons, lobophytons e sinularias isso não tem importância pois não procriam pela rocha, mas em tamanho. O mesmo para boa parte dos SPS, que crescem pelo seu próprio esqueleto. Os peixes... é outra questão, boa parte dos peixes são como os ciclídeos africanos, são espevitados e territoriais, pelo que o tamanho do aquario importa. como areia recomendo-te aragonite apenas, evita areia de coral... quer sobre esse nome, quer com nomes comerciais diversos, é para vender, mas de qualidade inferior e não é coral. Aragonite sim é feito à base de coral e moluscos, alem de mais bonito, ajuda a controlar os moles com crescimentos mais acelerados. Já o areao de "coral" é uma base normal para os corais, não ajuda a controlar.
Recommended Posts