Recommended Posts

Publicado

OizZ!

Boas,vou comprar quantro PC's ou PL'S ja não sei como se chamam,de 18W e de varios tipos de Kelvins,mas tou com uma duvida,tipo para as quatro,basta-me comprar um balastro que suporte 72W(4 x 18 ) o0u tenho que comprar um para cada uma?se sim como é que aquilo se liga?as lampadas sao de dois pinos,se quiserem saber mais sobre as lampadas perguntem...

Posted Image

Publicado:

Olá.

Tanto quanto sei, convem ter um balastro para cada lâmpada. consoante a maneira que se monta, creio eu, se usares só um balastro, as primeiras lâmpadas, têm que aguentar uma corrente maior, e assim o tempo de vida diminui.

Em todo o caso, espera por opiniões de pessoal que entenda realmente disso.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Existem balastros de 4 saidas...podes utilizar perfeitamente....agora meter 2 lampadas em série...:) por exemplo num balastro que tenha uma saida 1x36 nao me parece nada boa ideia meteres 2 x18 em série.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Estive á procura na osram e so encontrei balastros electronicos para 2 lampadas ao mesmo tempo. Já vi balastros para 3 lampadas... para 4 nao tenho a certeza se existem. o melhor é mesmo comprares 2 de 2 lampadas ex: 2x15We não 1x30

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Tiago, atenção que as power compact não usam o mesmo tipo de balastros que as fluorescentes normais.

O que deves fazer é levar uma dessas lampadas a uma loja de electricidade e perguntar que tipo de balastro é indicado para elas.

E não te admires se te disserem que tem de ser electrónico e te pedirem uma boa carga de euros por cada um.

Os balastros electrónicos são superiores aos convencionais e muitas das novas lampadas de rendimento só funcionam com esses, durando muito mais tempo.

Agora 4 balastros? O preço de 4 é pesado... para já não falar no calor excessivo que eles vão gerar.

Se puderes arranjar apenas 2 safas-te bem melhor.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Todas as iluminações dos meus aquários são feitas por mim, só utilizo lampadas flurescentes T8, e já utilizei balastros 'normais' e electrónicos.

-Tanto uns como outros podem servir para ligar mais que uma lampada desde que se respeita a potência máxima do balastro.

-Balastros normais, aquecem muito, mesmo muito, e necessitam de arrancadores para acenderem as lâmpadas. (balastro de 36W cerca de 3€)

-Balastros electrónicos, não aquecem e não precisam de arrancadores, e acendem instantaneamente as lâmpadas sem piscarem como os balastros normais. (Balastro electrónico de 36w cerca de 5€)

Existem balastros de 4 saidas...podes utilizar perfeitamente....agora meter 2 lampadas em série... por exemplo num balastro que tenha uma saida 1x36 não (palavra corrigida) me parece nada boa ideia meteres 2 x18 em série.

Penso que o Just_me refere-se aos quatro fios de saída de um balastro electrónico, se for o caso, dois destes servem para ligar aos dois pinos de uma das pontas da lampada e os outros dois à outra ponta, e sim, tanto balastros normais como electrónicos de 36w permitem ligar 2x18w em série (eu tenho balastros electrónicos e normais de 36w com duas lampadas de 18w), no entanto é preciso ter em atenção a maneira de se ligar em série para balastros normais ou electrónicos.

mas eu mandei um mail pa uma loja,e tive a falar sobre as lampadas ao senhor,e ele disse , que um balastro custa 2.50€,as lampadas 3.20€ e os encaixes 75cent,bem barato!lol

Os preços que indiquei são os que eu consegui arranjar, gostava que me indicasses o nome e morada desta loja para eu confirmar preços de balastros electónicos para flurescentes normais.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Publicado:
Todas as iluminações dos meus aquários são feitas por mim, só utilizo lampadas flurescentes T8, e já utilizei balastros 'normais' e electrónicos.

-Balastros electrónicos, não aquecem e não precisam de arrancadores, e acendem instantaneamente as lâmpadas sem piscarem como os balastros normais. (Balastro electrónico de 36w cerca de 5€)

Os preços que indiquei são os que eu consegui arranjar, gostava que me indicasses o nome e morada desta loja para eu confirmar preços de balastros electónicos para flurescentes normais.

Olá Vitor.

Estou a achar o preço dos balastros eletrónicos muito barato, mesmo para T8. Importas-te de partilhar connosco o nome e localização da loja em que arranjas esse material por esse preço?

André

Publicado:

nao...estou a referir-me a isto:

ECG range QT PROFESSIONAL for T8/Ø26 mm fluoresent lamps

Reference

For T8-lamp

Single lamp version

QTP 1x18/230-240 1xL18 (DL 18)

QTP 1x36/230-240 1xL36 (L38)

QTP 1x58/230-240 1xL58

Twin lamp version

QTP 2x18/230-240 2xL18 (DL 18)

QTP 2x36/230-240 2xL36 (L38)

QTP 2x58/230-240 2xL58

Three- and four-lamp version

QTP 3x18, 4x18/230-240* 3xL18

4xL18

* only for PC I luminaires

encontrei o balastro que procurava.

A ligação em série de lampadas, nao me parece o mais aconselhavel, ja que por exemplo o aquacimento dos electrodos nao pode ser feito:

balastros para 2 lampadas teem mais contactos que para 1 lampada só.

1 lampada

balastrox1.jpg

2 lampadas

balastro2.jpg

4 lampadas

balastro4.jpg

circuitos de ligação tirados da osram para a linha de balastros electronicos quicktronic para lampadas t8

ligar lampadas em série não é recomendado porque:

-nao permite o pre-aquecimento dos electrodos

-nao permite a detecção eficaz do fim de vida das lampadas

-nao permite uma gestão de carga individual por lampada, o que se torna ainda pior no caso de ligar dois tipos de lampada ou com idades diferentes em série.

realmente esses 5€ para um balastro electronico... por outro lado as fluorescentes economicas tambem teem "balastros electronicos" cheers , mas há balastros e balastros!

Publicado:
realmente esses 5€ para um balastro electronico...

Não percebi se achaste barato ou caro, ou se és daqueles que assume que o barato não presta, só se for caro é que é bom!!!

Como mostrar e fazer é melhor do que dizer que dá e que funciona e não sei mais o quê, cá vai com fotos:

Para que não aja duvidas de que funcionam 2 lampadas num balastro normal ou electronico feito para 1 lampada, eu cheguei a casa agarrei um balastro electronico de 36w e em duas lampadas 18w, um pouco de fio, uns terminais e mais cinco minutos e cá está:

DSC00011.jpg

DSC00012.jpg

DSC00014.jpg

DSC00015.jpg

E a funcionar...

DSC00019.jpg

Agora mostro o 'caixote com luzes' que tou a fazer para o meu cubo de 40x40x40.

Tem 2 balastros convencionais cada um de 36W para 4 lampadas de 14W,

ou seja cada balastro de 36w leva duas lampadas de 14W (28W) ligadas em série, permite acender as luzes duas a duas.

DSC00023.jpg

DSC00025.jpg

DSC00026.jpg

DSC00027.jpg

DSC00028.jpg

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Publicado:

eu nao disse que nao funciona...disse:

A ligação em série de lampadas, não (palavra corrigida) me parece o mais aconselhavel, ja que por exemplo o aquacimento dos electrodos não (palavra corrigida) pode ser feito:
e disse ainda :

ligar lampadas em série não é recomendado porque:  

-não (palavra corrigida) permite o pre-aquecimento dos electrodos  

-não (palavra corrigida) permite a detecção eficaz do fim de vida das lampadas  

-não (palavra corrigida) permite uma gestão de carga individual por lampada, o que se torna ainda pior no caso de ligar dois tipos de lampada ou com idades diferentes em série.

que há balastros e balastros há...há lampadas que funcionariam apenas com uma ponte de diodos e um condensador e pouco mais. e depois há balastros...que até permitem fazer dimming de lampadas...

eu nao digo que caro é bom, eu digo que bom é bom e mau é mau...

Publicado:

a loja é esta:

http://sintralight.com/index.php

e o mail que me mandaram com perguntas que eu fix é este:

!EU:"

Boas,  

Bem venho por este meio a mandar-vos um mail,com o objectivo de fazer algumas perguntas,mas passando ao motivo do mail digo,bem eu  

estava a pensar fazer uma calha,feita por mim para um aquário,mas queria  

utilizar quatro lampadas,estas:  

-1xLâmpada Economizadora 18w 4000K G24d-2  

-1xLâmpada Economizadora 18w 6000K G24d-2  

-2xLâmpada Economizadora 18w 6500K G24d-2  

Tem estas lampadas? Bem e como li acerca delas,e desculpem a minha pouca "cultura"sobre electricidada,mas li que elas vêm com um balastro convencional,podem-me explicar o que é isso?  

Para ligar as lampadas,so preciso dos encaixes das lampadas,certo?como são  

esses encaixes e quanto custam?que preciso de fazer mais para as ligar a  

tomada e eles funcionem?  

a loja:

Agradecendo a v/ consulta,passamos a responder:  

As lâmpadas que temos disponíveis são,ref. PHILIPS PL-C 18W/2 pinos, em 4000K e 6500K a de 6000K não conhecemos. Para ligar necessita dos suportes e do respectivo balastro, tal como uma fluorescente normal.  

- SUPORTE G24-D2 ---------------- 0,75  

- BALASTRO P/ PL-C 18W--------- 2,50  

- LÂMPADAS PL-C 18W ----------- 3,50  

PREÇOS LIQ. UNITÁRIOS SUJ. A IVA 19%  

Estamos ao v/ dispôr para qualquer esclarecimento adicional.  

cumprimentos,  

Pedro Vinhas

Posted Image

Publicado:

Just_me, eu percebi tudo o que tú disseste, inclusivé a tua mensagem tem muita informação utíl, o que escrevi e mostrei foi apenas para mostrar que dá e funciona, e tenho tido muitas assim a funcionar.

No entanto, e como não sou electricista nem entendido na matéria, apenas me 'desenrasco', gostaria que me ajudasses a tentar perceber os inconvenientes que indicaste na ligação de mais que uma lampada em balastros de uma só lampada:

1º - o aquecimento dos electrodos não pode ser feito.

Porquê? e porque deveria ser feito visto que elas acendem na mesma, inclusivé com o balastro electronico o acendimento é instantaneo.

2º- não detecção eficaz do fim de vida das lampadas.

Como é isso feito? Só conheco duas maneiras, é quando deixam de acender ou quando achamos que a sua luminosidade já não é suficiente tendo em conta o numero de horas de vida das lampadas. Há até quem as troque por periodos de tempo fixos antes destas atinjirem o seu limite de horas.

3º - não permite uma gestão de carga individual por lampada.

De que carga estamos a falar e de que gestão? se for da carga em watts do balastro, este se for de 36w irá sempre emitir uma carga de 36w quer seja para uma lampada de 36w quer para duas de 18w, acho eu!!

Há uma coisa que não tenho dúvidas, ligadas em série não se deverá usar tipos diferentes de lampadas, menos ainda com idades diferentes.

Gostaria só de frisar que o conhecimento que tenho é com base na experiência, daí as minhas questões.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Publicado:

o acendimento é instantaneo, mas a duração das lampadas é reduzida... as lampadas fluorescentes funcionam com base em vapor de mercurio que ao ser ionizado e excitado vai decair com UV excitando os fosforos que revestem interiormente os vidros e que emitem então a luz visivel e com um espectro consoante os fosforos utilizados. Acontece que quando a lampada desliga algum desse mercurio vaporizado acaba por liquefazer nos electrodos, e ao aplicar a tensão sem pre-aquecimento basicamente estamos a diminuir o seu tempo de vida util.

não pode ser feito porque o balastro so esta em contacto directo com 4 dos 8 pinos e a tensão aplicada nao é suficiente para ionizar o gás.

2º Alguns balastros electronicos detectam quando a lampada precisa de ser substituida e nessa altura nao acendem até a lampada ser susbstituida. Como as lampadas funcionam como uma resistencia que diminui quando a lampada acende e quanto mais velha a lampada = menos mercurio passivel de ser ionizado = maior resistencia = balastro detecta o fim de vida da lampada. A existencia de duas lampadas ligadas em serie implica que essa detecção nao seja eficaz.

Quanto mais nao seja repara nos balastros e vais reparar que um balastro feito para 1 lampada de 18W manda 0,47A e um para 2x9W manda 0,17A x2...tudo porque o comprimento de duas lampadas de 9W nao é igual ao comprimento de uma de 18W as necessidades de corrente nao são iguais etc..., logo o balastro tem de ser:

1- adaptado á potência

ou

2- adaptavel (e isto nao é para balastros de 5€ )

e isto acho que tambem explica a pergunta 3.

ja agora deixo-te um link para alguem que fez algo parecido com o que fizeste

http://aquabotanica.xpto.net/forum/viewtopic.php?t=113

Publicado:

Olá a todos! Actualmente tenho muito pouco tempo para grandes conversas aqui no fórum sobre estes assuntos, mas dado a gravidade de alguma coisas que se estão a escrever, não posso deixar de dizer umas coisas.

"1º - o aquecimento dos electrodos não pode ser feito.

Porquê? e porque deveria ser feito visto que elas acendem na mesma, inclusivé com o balastro electronico o acendimento é instantaneo. "

Se eu ligar uma lâmpada incandescente de 60w a um sistema de HQI de 150w ela também acende!!!

Os balastros electrónicos com pré-aquecimento aumentam a vida útil da lâmpada em 50%! Não chega!?!?

"Com pré-aquecimento" significa em termos básicos que a lâmpada não atinge de imediato a sua potência máxima. O balastro funciona neste caso como salvaguarda dos eléctrodos, permitindo aumentar a sua durabilidade. Resultado : maior potência durante mais tempo.

Um balastro com pré-aquecimento acende uma lâmpada em 2 segundos, sem pré-aquecimento demora 0.3 segundos. Parece insignificante mas faz toda a diferença.

Os balastros sem pré-aquecimento são feitos para potências constantes e para baixo número de manobras (acender/apagar).

Recorrendo ao exemplo dado...ligar um balastro electrónico para uma lâmpada de 36w a duas lâmpadas de 18w é um erro crasso. Causa sobrecarga nas lâmpadas, sobrecarga no balastro, diminuição de fluxo luminoso e enegrecimento prematuro da lâmpada. Mais não digo, que agora não posso. O Pedro também já disse o essencial.

"2º- não detecção eficaz do fim de vida das lampadas.

Como é isso feito? Só conheco duas maneiras, é quando deixam de acender ou quando achamos que a sua luminosidade já não é suficiente tendo em conta o numero de horas de vida das lampadas. Há até quem as troque por periodos de tempo fixos antes destas atinjirem o seu limite de horas. "

É que nem bem boa, nem má. É "capito", essa função do balastro electrónico deixa de fazer sentido.

Um dos objectivos desta função é evitar que uma lâmpada em fim de vida estejam a consumir energia sem poder realizar rendimento luminoso compatível. Os balastros electrónicos com esta tecnologia fazem corte automático da tensão de alimentação, que é o mesmo dizer que a apagam. Fazem a mesma coisa a lâmpadas defeituosas.

Em aquários, em que a iluminação desempenha um papel muito importante como é no caso dos plantados, é evidente que ninguém está à espera que o balastro desligue as lâmpadas para trocá-las. Nos plantados as lâmpadas morrem mais cedo. Mas isto já é outro tópico.

O balastro dito "electrónico" que aparece neste tópico não é um balastro, é uma piada.

O fim dos balastros convencionais está anunciado. A partir de Novembro, em toda a comunidade europeia só vai ser permitida a venda de balastros convencionais de perdas baixas. O maior problema dos balastros convencionais é que gastam mais energia do que é aquela que é realmente preciso para acender uma lâmpada. O maior problema é este, os outros são tantos que nem vamos falar deles.

Eu canso-me de dizer isto, mas vou voltar a dizer: balastros electrónicos de boa qualidade são relativamente caros, mas o seu valor é rapidamente amortizado em poupança de energia e nos baixos custos de manutenção que daí advêm. O resultado são lâmpadas com fluxos luminosos constantes e optimizados, eficácia luminosa em todos os sentidos, cargas térmicas diminutas, desvios minímos na temperatura de cor e finalmente, mas não menos importante, respeito pelo ambiente.

abraço a todos,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Publicado:

mais uma vez Ramirezi no seu melhor!

Não fosse iluminação uma das suas especialidades!

Obrigado pela explicaçãoi

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Publicado:

Desde já os meus sinceros agradecimentos ao Just_me e ao ramirezi pelas suas explicações e partilha de conhecimentos.

Quem não sabe é como quem não vê, e eu confesso que não sabia que um balastro electrónico tivesse tantas vantagens, e após estas explicações e uma visita ao site da OSRAM concordo com o ramirezi, aquele balastro que adquiri é uma piada, tem apenas como vantagem em relação aos convencionais o acendimento instantaneo, não aquece e dispensa arrancadores.

No entanto as lampadas que tenho ligadas em série como as que tenho nas fotos que mostrei daquele 'caixote com luzes' têm balastros convencionais de 36w mas que também permitem ligar 2x18W:

foto:

dsc00034.jpg

ramirezi,

já vi que percebe bastante do assunto por montagens feitas em membros do fórum, e pelo que vi no seu site pessoal, comercializa calhas de iluminação, se estiver correcto, e porque estou a montar o meu novo aquário com 150x43x60, gostaria de saber preços e mais informações sobre calhas adequadas para este aquário nomeadamente a Aquaeden 1500 I T8 - 4x 58w T8.

Gostaria imenso de falar consigo sobre a iluminação a colocar no meu novo aquário, poderá responder-me por mp ou para o meu email vmff@netcabo.pt.

Obrigado

Cumprimentos

Vitor Ferreira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!