Recommended Posts

Publicado

Olá Carlos Silva Ferreira, bem-vindo(a) ao fórum!
 
Carlos Silva Ferreira juntou-se à nossa comunidade no dia 23-01-2018.

View Member

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Obrigado.

Boa tarde a todos,
Antes de mais vou fazer a minha apresentação, o meu nome é Carlos Ferreira, tenho 47 anos e resido em Moreira de Cónegos - Guimarães, iniciei-me no mundo da aquarofilia (não sei se esse é o nome correcto porque na verdade construí um lago) há cerca de um ano. A construção desse lago deveu-se à necessidade de encontrar um novo lar para a tartaruga que ofereceram à minha filha há uns anos. 
Quando ela veio para nossa casa comprei uma tartarugueira de 40cm, pensando eu que seria o suficiente para albergar o novo membro da família durante muitos anos, mas estava bem enganado. Em cerca de três anos ela aumento imenso de tamanho e a tartarugueira tornou-se pequena. 
Em finais de 2016 decidi meter mãos à obra, num canto perdido do meu jardim, fiz um plano para um pequeno lago e comecei a retirar terra, passado cerca de 6 meses estava o lago pronto, fiz as paredes em tijolo rebocado e "queimado" com uma mistura de cimento, com cimento cola especial para locais húmidos, antes de o utilizar enchi-o meia dúzia de vezes para lhe retirar a alcalinidade do cimento.
Depois coloquei pedras e algumas plantas no interior e por fim a minha amiguinha, penso que não gostou muito no novo lar, pois fugiu por várias vezes, fui obrigado a colocar em toda a volta uma rede e um plástico de vedações para ela não subir.
Posteriormente adquiri uma carpa, um "come algas", alguns cometas e um oranda, em relação aos peixes parece que gostaram bastante do novo lar pois neste verão reproduziram-se por várias vezes, de inicio tinha sete peixes neste momento já não os consigo contar, tantos que são.
Numa parte menos funda (com cerca de 15 cm) que fiz encostada ao lago mas separado por uma rede coloquei terra e areia no fundo com plantas e lentilhas flutuantes, na primavera arranjei alguns girinos e coloquei-os lá, hoje já são rãs, não sei ao certo quantas são.
Mas agora estou com uma duvida, ontem junto à fabrica onde trabalho estava encostada a uma parede uma salamandra de fogo pelo tamanho penso que já seja adulta, tem ± 15cm, no sitio onde ela se encontrava, estava sujeita a ser morta pelos veículos que por ali passam, sem hesitar arranjei uma caixa e levei-a para casa, mas agora estou com duvidas se a devo colocar no recinto junto ao lago devido a alimentação dela, supostamente comem insectos, lesmas, aranhas, etc... embora ela seja terrestre tenho medo que faça mal às rãs e aos peixes, e também, supostamente segregam pela pele um liquido venenoso quando se sentem ameaçadas e por isso temo pela saúde das minhas duas cadelas. 
Por isso peço a vossa ajuda, se acham que posso guardar a salamandra ou então devolvê-la à natureza, conheço um local longe de habitações e onde há água permanentemente, elas gostam de zonas humidas.

Fico a aguardar os vossos comentários.

Queria inserir fotos mas não consegui.

Cumprimentos,
Carlos Ferreira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.