Recommended Posts

Publicado

tenho uma duvida em relação à utilização de bombas de fundo que sao utilizadas em barcos.

chama-se bomba de fundo apenas porque ficam situadas no fundo das embarcaçoes no caso de elas meterem agua, e impedirem um naufrágio.

como elas sao super potentes a nivel de litragem (tive a ver uma de 40.000 lts/h, mas tambem as ha menos e mais potentes), e logicamente pensei logo que a poderia utilizar no aquario :o para fazer circulacao de agua. sendo elas apropriadas para agua salgada à partida posso meter uma dessas no meu novo aqua.

tem é de ser alimentadas a 12volts...mas isso tambem nao é problema.

a duvida que tenho é na fiabilidade delas.

ja alguem as usou?

P.S. uma de 40000Lts/h custa perto de 200 euros :o

obg

Publicado:

Boa noite

Depende da liga metálica de que for feita... Se for um aço inoxidavel tipo 316, é capaz de não haver grande problema, apesar de mesmo assim não ser garantido que não seja toxica.

Se for alguma liga nautica de cobre, era a morte de todos os inverts...

O problema com o uso de equipamento nautico em aquários, é que este tá feito para resistir à corrosão, não para ser amigo do ambiente, especialmente um ambiente fechado...

Antes de experimentares, convem descobrires de que material é feita a bomba e se é reefsafe.

Cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Olá,

Não conheço as bombas em questão mas aposto que terão na sua composição alguns elementos feitos de cobre o que só por si é muito prejudicial para o aqua de recife!

Abraço,

Diogo

Publicado:

entao nesse caso vou tentar saber os materiais de que sao feitas.

depois dou noticias

Publicado:

Boas,

Já experimentei diversos tipos de bombas de aplicações até para ácido sulfúrico e de acordo com os resultados não aconselho nenhuma delas.

Elas não são feitas para aguentar trabalhar 24 horas por dia com água salgada. O rolamento interior vai à vida entre 2 a 6 meses e tens o quadro eléctrico de casa a disparar todas as noites (Estas coisas só parecem acontecer à noite) com fugas à terra.

Embora o preço seja inferior compensa com o tempo e número de bombas gastas usar uma própria para aquariofilia. Existem bombas mesmo cá em Portugal para litragens até 14000 litros/h. Acima disso aconselho ver bombas externas mas com a resolva que o interior seja em PVC ou polipropileno. A diferença é fácilmente visível no preço.

Um abraço,

Brian

Publicado:

Boas,

de salgados não percebo nada, mas de bombas de fundo percebo alguma coisa.

Como foi dito, apesar da darem uma boa litragem, elas não aguentam muito tempo se ficarem 24h a trabalhar, pois foram destinadas a tirar uma boa litragem em pouco tempo, mas não durante dias a fio.

Em relação é poluição, é claro que poluem e olhos vistos...

Aconselho a comprar uma bomba propria para o efeito.

Abraço