Wooddy Weaver Publicado Junho 19, 2005 Publicado Junho 19, 2005 Oi pessoal, à dois dias que eu reparei que um dos meus guppys está um pouco inchado, e não é fêmea!! Não sei exactamente do se trata mas suspeito de obstipação. Sintomas: - Está com o ventre inchado e não é da comida, pois logo de manha, quando ainda não comeram nada, todos se apresentam "normais" e aquele desgraçado parece que esteve a comer a noite inteira. - está mais parado e não descansa no fundo do aquário passadando grande parte do tempo à superficie. Condições do aquário. - 40 Litros - pH - 6.6 - Não tenho valores de nitritos, nitratos e amónia, mas a muda de água foi à dois dias, por isso custa-me a crer que estajam altos. - Temperatura 28ºc (está regulado para 27, mas com o calor tende a subir). - Faço TPA's todas as semanas, mudando, 20% de água, com tratamento com aquasafe - Iluminação 15W/l - companheiros - néons (5) e corydoras (2) e um caracol misterioso - Plantas : anubia anã, echinodorus e bacopa, feto de fava - Decorações - Troncos à inseridos à algum tempo. - Comida - flocos a plastilhas para as corydoras (alternados). Não dou muito de uma vez só e apenas um vez ao dia. No livro que tenho, a obstipação é tratada com "sulfato de magnésio (sais epson)". o que são sais epson?? e onde posso arranjar sulfato de magnésio. No entanto não queria aplicar nenhum tratamento até que alguns de vós, bem mais experientes de diga mais alguma coisa. Obrigada a todos, Wooddy
jbfc5 Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Não estaram gravidas? Ja olhaste para a parte de tras a ver se nao tem uma mancha preta ? Mais vale perder um minuto de vida do que a vida num minuto!
Rui Fernandes16 Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Eu fui ver ao meu guia de aquariofilia(MANUAL COMPLETO DO AQUARIO)e diz o mesmo que o teu...Chá de sulfato de magnésio...mas tambem pode ser hidropisia...Liga para a ornimundo e diz-lhes os sintomas...eles dir-te-ão alguma coisa... A VITÓRIA É PARA QUEM ACREDITA MAIS TEMPO NELA!!!!
Wooddy Weaver Publicado: Junho 19, 2005 Autor Publicado: Junho 19, 2005 Não estaram gravidas? Ja olhaste para a parte de tras a ver se não (palavra corrigida) tem uma mancha preta São machos...disso tenho eu a certeza pois estamos a falar de guppys Não sei se ajuda, mas as escamas não estão levantadas! Vou esperar por mais respostas Wooddy
Wooddy Weaver Publicado: Junho 19, 2005 Autor Publicado: Junho 19, 2005 Estive a ver vários sites, e um deles indica que para a obstipação se deve colocar o peixe algum tempo em água com sal de cozinha (1 colher de sal de cozinha para 4 litros de água). Mas o sal de cozinha não é venenoso, ou esta concentração é baixa o suficiente.. Obrigada a todos Wooddy
Tomás Mendes Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Não sei porquê mas cheira-me a hidropisia... Sal, aumenta a TºC e coloca as condições ideais para os guppies. Um abraço
Wooddy Weaver Publicado: Junho 19, 2005 Autor Publicado: Junho 19, 2005 Aumento para que temperatura? e essa doença não tem cura eu já sei, mas o peixe pode melhorar?
Tomás Mendes Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 Talvez nos 29º por poucos dias... tipo 3. Se for hidropisia, é difícil curar e não se conhece curas mas há maneiras de adiar o indesejável. Ainda assim, o peixe pode recuperar! Não te esqueças do sal.
Wooddy Weaver Publicado: Junho 21, 2005 Autor Publicado: Junho 21, 2005 Lameto dizer, mas o peixe morreu
Tomás Mendes Publicado: Junho 23, 2005 Publicado: Junho 23, 2005 Os meus pêsamos... Melhores dias virão!
Recommended Posts