Recommended Posts

Publicado

Boas,

Já fiz uma pesquisa aqui no fórum e não encontrei nenhum tópico que tivesse sido conclusivo acerca deste tema. 

Já mantenho aquário há muitos anos e na maioria sempre usei troncos. Como esses troncos eram geralmente usados em aquários biótopo nunca me preocupei demasiado com o lado cosmético e ignorei sempre os detritos que se formavam devido à lenta degradação da madeira. Recentemente decidi montar um aquário na minha sala de estar onde usei troncos como decoração e desta vez a quantidade de detritos está a chatear-me. Poderá ser de estar a ficar mais picuinhas com a idade, por ser um aquário "display" ou pelo simples facto dos troncos serem bastante velhos e estarem literalmente a cair de podre. À parte da solução mais simples que seria usar apenas pedras como hardscape, ocorreu-me a ideia de comprar novos troncos e fazer-lhes um tratamento de impermeabilização. Assim, atrasaria o processo de envelhecimento e não teria problemas com a degradação a longo prazo. 

Julgo que verniz de base de poliuretano poderia ser uma opção para este tipo de tratamento, mas queria primeiro perguntar aqui no fórum se já alguém fez isto a algum tronco. 

Antecipo problemas com a flutuabilidade dos troncos, mas isso poderia ser facilmente resolvido com recurso a pedras.

Se alguém já fez isto ou se usou este tipo de verniz no aquário agradecia a partilha de informação. 

Obrigado

Publicado:

Caro Joaavo uma das vantagens de ter troncos num aqua é a lenta libertação de taminos que são beneficos aos peixes e essenciais no biotipo amazonico só por explo, pelo que acho que não teria vantagens.

Se o desejar fazer é essa a resina mas com uma cura de 15 dias para ficar completamente inerte, se tiver duvidas peça resina para fibra de vidro que é a mesma e terá de cobrir todos os recantos do tronco. Peça resina/vernis mate devido ao brilho dentro de agua e de refletir a luz das calhas.

Espero ter ajudado.

Publicado:

Boas Joao

Em geral os Vernizes são tóxicos,terás que procurar um verniz que

contém uma combinação de cera de abelha e óleo natural,pode ser

outra alternativa,ou escolhe um verniz de resina natural que contém

ingredientes como óleo de linhaça em bruto,óleo  de tungue,ou cera

de abelha,com uma etiqueta indicando que não é tóxico,á base de

água,e não á base de petróleo,ou óleos,e vernizes de origem de

petróleo.

Cump: Álvaro Silva 

• 4 semanas depois...
Publicado:

Honestamente, para teres um tronco "artificial" mais vale comprares um. Podes é tentar encontrar madeira mais resistente e melhor que não liberte resíduos, mas é normal que escureça um pouca a água o que em alguns casos pode também não acontecer. O apodrecimento do tronco significa que este não é o melhor para o aquário, e atenção que troncos comprados em lojas de animais não significa que sejam os melhores, muitas lojas só querem vender e tanto vender troncos usados nos repteis para peixes.

Sinceramente não vejo vantagem em o impermeabilizares, e certamente nao ficará muito barato, a menos que seja um troco que tenhas uma certa afinidade por já o teres à bastantes anos, nesse caso pode compensar-te. Mas com a resina de fibra de vidro não sei até que ponto não irá estalar, até porque ele teria que estar totalmente seco por causa das humidades antes da"modificação", o que secar um tronco não é fácil, pode ir ao forno e assim mas pode sempre queimar partes....

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena

bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown

:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color