Duvida acerca de iluminação


Recommended Posts

Boas!

 

Depois de muito ter pesquisado aqui no forum, continuo com a mesma duvida.

 

Então uma lampada economizadora de 15w com 6500k, poderá servir para o desenvolvimento das plantas num aqua? Pelo que sei 6500k é aproximadamente o valor da luz emitida pelo sol.

 

Num aqua de 37l como o meu, haverá algum problema de colocar uma lampada desse genero, ou ficaria com luz a mais?

 

 

Aqui fica o link com uma lampada que descrevi em cima: http://interlampadas.pt/shop/product_info....roducts_id=4158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então uma lampada economizadora de 15w com 6500k, poderá servir para o desenvolvimento das plantas num aqua? Pelo que sei 6500k é aproximadamente o valor da luz emitida pelo sol.

Podes utilizar.

As plantas desenvolvem bem com esse tipo de lâmpadas desde que tenha +/- os 6500k (existem dessas com um tom mais "amarelo" que não são grande coisa).

 

Num aqua de 37l como o meu, haverá algum problema de colocar uma lampada desse genero, ou ficaria com luz a mais?

Como disse, podes colocar.

Não acho que seja luz a mais. Se quiseres colocar CO2 mete 2.

Tens é de ter atenção porque mais luz = algas se não tiveres as plantas saudáveis e os parametros da água "em condições" (fosfatos, nitratos, etc).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

tenho um aqua mais ou menos com essa litragem e tenho 32W de luz (2x12 + 1x8). nao ha problema em pores uma de 15W, ate te aconselho mais :shock:

eu tambem uso lampadas "caseiras" neste caso tubos fluorescentes de 6000K pois segundo este artigo http://www.aquariofilia.online.pt/default....go&id_artigo=13

Devemos escolher aquelas lâmpadas que tenham a temperatura de cor o mais próximo possível da luz solar (5800 K)

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

epah... entao mas essas lampadas economizadoras de 15w não equivalem a +/- 70w das normais? é que assim tens o sol aí por cima! :shock:

 

de qualquer maneira ontem andei a ler que a luz do sol emitia 6500k e não 5800! lol o_O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao na terra do autor daquele artigo o sol deve emitir uma luz diferente :shock:

acho que quando se fala em W/L já se refere à potencia de consumo. no meu ja tive apenas uma lampada de 12W e as plantas não se desenvolviam bem.

de qualquer maneira com o comprimento dessa lampada es capaz de ter dificildades em iluminar o aquario todo. experimenta com 2 que ja deve dar bons resultados.

umas destas devem ser melhores pada distribuir a luzhttp://interlampadas.pt/shop/product_info....roducts_id=4188

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.