josemacedo Publicado Dezembro 20, 2017 Share Publicado Dezembro 20, 2017 (editado) Olá pessoal, Venho aqui partilhar convosco a minha última montagem. Um abraço, Zé SETUP Data da Montagem:22/09/2017Aquário:ADA Cube Garden Mist 60P (60x30x36)Iluminação:Aurora Lights Aquaeden (30w - TC Leds: 8000k) - 7hFiltragem:EHEIM Experience 250T ADA Bio Rio 2L EHEIM Carbon Aktiv 2L DoAqua! Violet Glass VP-1 Outflow 13mm ADA Lily Pipe Inflow V-3 13mmCO2:ADA CO2 Advanced System Polen Glass CO2 Diffuser Solenóide El Valve Garrafa CO2 2KgHardscape:Frodo Stone (Julgo) La Plata Sand ADA Congo SandSubstrato:ADA Aqua Soil Amazonia Light (Normal e Powder) ADA Power Sand Special S ADA Tourmaline BCFertilização:ADA Brighty K (3ml/dia) ADA Green Green Brighty Mineral (3ml/dia) ADA Green Brighty Iron (3ml/dia)Flora:Hemianthus callitrichoides 'Cuba' Marsilea hirsuta Eleocharis acicularis 'Mini' Rotala 'Vietnam H'ra' Gratiola viscidula Myriophyllum 'Guyana' Taxiphyllum 'Flame' Vesicularia dubyana 'Christmas' Eleocharis parvula - Adicionada dia 23/12/2017Fauna:20 Paracheirodon simulans 2 Otocinclus affinis 9 Caridina japonica 8 Neocaridina denticulata var. "Red Cherry"Seguem as fotos sem edição tiradas com o telemóvel. Tentativas de hardscape Hardscape Final 22/09/2017 - Acabado de plantar 23/09/2017 09/10/2017 15/10/2017 16/10/2017 20/10/2017 23/10/2017 07/11/2017 09/11/2017 13/11/2017 19/11/2017 24/11/2017 28/11/2017 30/11/2017 15/12/2017 18/12/2017 Editado Dezembro 28, 2017 por josemacedo Actualização da lista de plantas e do número de peixes 6 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Dezembro 20, 2017 Share Publicado: Dezembro 20, 2017 Bom dia José, Material de topo, flora bem escolhida e essas pedras são espectaculares. A meu ver o layout podia estar mais elaborado, essas duas pedras do meio que estão numa posição mais recta não estão a seguir a linha das restantes. talvez se tivessem ficado mais inclinadas dessem um pouco mais de harmonia à composição. Essas duas pedras chamam muito a atenção por causa da sombra, a que está por trás fica disfarçada com a flora mas a da frente destaca-se muito. Atenção que é somente o meu ponto de vista, não passa de uma critica de possíveis melhorias. Força nisso Grande abraço 2 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Cardoso Publicado: Dezembro 20, 2017 Share Publicado: Dezembro 20, 2017 Boas José.Hardscape interessante mas na minha opinião é se percebi bem tens Cuba na parte de cima.Acho que mal se vai ver...Um mix de caules bem moldados daria mais volume ao aquário... 2 1 Citar Cumprimentos Luís Cardoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 20, 2017 Share Publicado: Dezembro 20, 2017 Excelente montagem José! Adoro os pormenores da marsileia, elocharis e da gratiola entre as pedras e a areia. Acho o hardscape muito bem conseguido e ao contrário do Luís Cardoso que defende moitas no topo gosto de ver o tapete de Cuba no topo tal e qual as falésias. Para não serem todos iguais... A única coisa que posso apontar é o hardscape não ter preenchido mais em altura o aquário. Tal e qual a minha última montagem. Por isso se mais tarde quiseres concorrer com uma foto num concurso de aquascaping retira água até ficar poucos cms acima do nível da pedra mais alta. Podes ver o efeito quando fazes TPA ;) 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 20, 2017 Share Publicado: Dezembro 20, 2017 Boas, agora eu. Acho que levava era mais umas pedras na zona da cuba para dar mais altura e à volta delas era sim cuba e uns apontamentos de outra qualquer. Parvula por exemplo. De resto está muito fixe! 2 2 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josemacedo Publicado: Dezembro 21, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 21, 2017 (editado) On 20/12/2017 at 1:32 PM, ismael_figueira said: Bom dia José, Material de topo, flora bem escolhida e essas pedras são espectaculares. A meu ver o layout podia estar mais elaborado, essas duas pedras do meio que estão numa posição mais recta não estão a seguir a linha das restantes. talvez se tivessem ficado mais inclinadas dessem um pouco mais de harmonia à composição. Essas duas pedras chamam muito a atenção por causa da sombra, a que está por trás fica disfarçada com a flora mas a da frente destaca-se muito. Atenção que é somente o meu ponto de vista, não passa de uma critica de possíveis melhorias. Força nisso Grande abraço On 20/12/2017 at 3:52 PM, Luís Cardoso said: Boas José. Hardscape interessante mas na minha opinião é se percebi bem tens Cuba na parte de cima. Acho que mal se vai ver... Um mix de caules bem moldados daria mais volume ao aquário... On 20/12/2017 at 5:48 PM, Tozé Nunes said: Excelente montagem José! Adoro os pormenores da marsileia, elocharis e da gratiola entre as pedras e a areia. Acho o hardscape muito bem conseguido e ao contrário do Luís Cardoso que defende moitas no topo gosto de ver o tapete de Cuba no topo tal e qual as falésias. Para não serem todos iguais... A única coisa que posso apontar é o hardscape não ter preenchido mais em altura o aquário. Tal e qual a minha última montagem. Por isso se mais tarde quiseres concorrer com uma foto num concurso de aquascaping retira água até ficar poucos cms acima do nível da pedra mais alta. Podes ver o efeito quando fazes TPA ;) On 20/12/2017 at 5:56 PM, Gonçalo84 said: Boas, agora eu. Acho que levava era mais umas pedras na zona da cuba para dar mais altura e à volta delas era sim cuba e uns apontamentos de outra qualquer. Parvula por exemplo. De resto está muito fixe! Bom dia pessoal, e muito obrigado a todos pelos comentários! Também acho que layout poderia estar melhor e o Luís tem 100% razão em relação à Cuba, ela mal se vê quando olhamos de frente para o aquário. Estando a viver no Congo tenho sempre algumas limitações, trago as pedras e a maior parte do material de Portugal, costuma ser uma mala só para o aquário (só um maluco para viajar com pedras). Quando montei o hardscape faziam-me falta mais algumas pedras, mas infelizmente não tenho uma loja por perto. O substrato também estava bem mais alto atrás, quando coloquei a água foi a baixo e não tinha mais aquasoil. Resultado, a Cuba ficou praticamente invisível. Não estou a pensar meter caules atrás, mas apesar de não ter muita vontade, já pensei arrancar o tapete, colocar mais aquasoil na parte de trás e voltar a plantar. O que acham? De qualquer forma, e como sugerido pelo Gonçalo, hoje chegam 3 potes de Eleocharis parvula para meter no canto posterior esquerdo. Espero que se veja qualquer coisa mais na parte de cima da falésia. Tozé, também acho que o hardscape não preenche suficientemente o aquário para concursos, hoje em dia mal se vêem os vidros. Vou tentar tirar umas fotos como sugeres. Isso não é batota? O que mais me satisfaz nesta montagem é que pela primeira vez não tenho algas no aquário, adoptei a táctica de fazer 3 TPAs semanais perpetuamente para manter tudo nos mínimos. Espero ainda conseguir fazer uma moita compacta com a Vietnam a envolver as pedras, leva com a tesoura quase todas as semanas, e as podas são replantadas. Um abraço, José Editado Dezembro 28, 2017 por josemacedo 2 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
brunofasoares Publicado: Dezembro 21, 2017 Share Publicado: Dezembro 21, 2017 A única alteração que fazia era retirar o musgo que está no cimo da pedra maior. Está a tapar o tapete que como já disseram não vai crescer muito em altura, e o musgo vai cada vez mais esconder o tapete nesta vista mais frontal. Belo layout, belas pedras e belos apontamentos com as plantas. Muito bom. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 21, 2017 Share Publicado: Dezembro 21, 2017 Não arranjas mais um calhau para meter em cima? Transformavas isso de falésia para montanha num instante e já ocupavas mais o espaço vazio. E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
buedamau Publicado: Dezembro 21, 2017 Share Publicado: Dezembro 21, 2017 Isso é que é amor à causa, essa importação para o congo não é para qualquer um. Ainda para mais com um tanque tão bemconseguido! 7 hours ago, Gonçalo84 said: Não arranjas mais um calhau para meter em cima? Transformavas isso de falésia para montanha num instante e já ocupavas mais o espaço vazio. E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D Ou isso ou levantavas esse lindo tapete até à altura das pedras e deixavas pender falésia abaixo. A meu ver essa transição horizontal/vertical nunca acontece assim na natureza, mas antes acontece um esbroamento condicionado pela erosão e gravidade. Baixar as pedras também resultava da mesma maneira, mas se o tozé o aqua mais cheio é melhor, lá deve ter a sua lógica... Se já está assim, imagino daqui a uns meses :-) Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 21, 2017 Share Publicado: Dezembro 21, 2017 há 14 horas, josemacedo disse: . Vou tentar tirar umas fotos como sugeres. Isso não é batota? há 13 horas, Gonçalo84 disse: E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D Pergunta e resposta acertada! Se olhares com atenção nos concursos de aquascaping há umas medidas meio estranhas de gajos que fizeram aquilo que te sugeri e foram honestos ao mencionar a altura da coluna de água e outros que fizeram o mesmo mas mencionaram o tamanho dos vidros que se topam bem pela falta de proporcionalidade entre a largura e altura! há 5 horas, buedamau disse: A meu ver essa transição horizontal/vertical nunca acontece assim na natureza, mas antes acontece um esbroamento condicionado pela erosão e gravidade. Exactamente! E a erosão e gravidade não são fenómenos naturais? Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 22, 2017 Share Publicado: Dezembro 22, 2017 Parabéns pela montagem... Está com um áspero muito saudável com material de grande qualidade Partilhando um pouco o que já foram dizendo, a montegem tem vindo a ganhar à medida que as plantas vão ganhando o seu espaço. Para mim uma das pedras principais devia ter tido um maior destaque, mais alta,ficou tudo ligeiramente uniforme demais. Fora isso 5 estrelas... Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josemacedo Publicado: Dezembro 28, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2017 (editado) On 21/12/2017 at 10:37 AM, brunofasoares said: A única alteração que fazia era retirar o musgo que está no cimo da pedra maior. Está a tapar o tapete que como já disseram não vai crescer muito em altura, e o musgo vai cada vez mais esconder o tapete nesta vista mais frontal. Belo layout, belas pedras e belos apontamentos com as plantas. Muito bom. Obrigado Bruno. Coloquei musgo nessa pedra porque ela é "quadradona", a parte de cima é completamente plana, e na minha opinião ficava com um aspecto muito "bruto". On 21/12/2017 at 11:09 AM, Gonçalo84 said: Não arranjas mais um calhau para meter em cima? Transformavas isso de falésia para montanha num instante e já ocupavas mais o espaço vazio. E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D Gonçalo, infelizmente só sobraram calhaus minúsculos. Ainda tentei colocar quando iniciei a montagem, mas mal se viam. :( On 21/12/2017 at 6:33 PM, buedamau said: Isso é que é amor à causa, essa importação para o congo não é para qualquer um. Ainda para mais com um tanque tão bemconseguido! Ou isso ou levantavas esse lindo tapete até à altura das pedras e deixavas pender falésia abaixo. A meu ver essa transição horizontal/vertical nunca acontece assim na natureza, mas antes acontece um esbroamento condicionado pela erosão e gravidade. Baixar as pedras também resultava da mesma maneira, mas se o tozé o aqua mais cheio é melhor, lá deve ter a sua lógica... Se já está assim, imagino daqui a uns meses :-) Obrigado Bruno! É mesmo amor à causa. :) Deixo-te aqui a imagem que me serviu de inspiração. (Eu sei, ficou longe do que pretendia) Como podes ver a transição é praticamente horizontal/vertical. Quanto a levantar o tapete, não percas o próximo episódio! :) On 22/12/2017 at 9:49 AM, Vasco Ferreira said: Parabéns pela montagem... Está com um áspero muito saudável com material de grande qualidade Partilhando um pouco o que já foram dizendo, a montegem tem vindo a ganhar à medida que as plantas vão ganhando o seu espaço. Para mim uma das pedras principais devia ter tido um maior destaque, mais alta,ficou tudo ligeiramente uniforme demais. Fora isso 5 estrelas... Abraço Vasco, obrigado! Como o objectivo inicial era de criar uma falésia, as pedras tiveram de ser colocadas mais ou menos à mesma altura, senão o substrato não se aguentava. O que me resta agora é tentar moldar as plantas de forma a dar maior destaque a certa pedras. Editado Dezembro 28, 2017 por josemacedo Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josemacedo Publicado: Dezembro 28, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2017 Depois das várias sugestões relativamente à parte de cima do layout, com as quais estava completamente de acordo, e com a ajuda do Tozé, a quem agradeço desde já, resolvi arregaçar as mangas e meter as mãos à obra/água. O primeiro passo foi remover todos os vivos do aquário (excepto 2 simulans que não se deixaram apanhar, sacanas!), uma vez que ia colocar mais substrato e certamente alterar os parâmetros da água. Aqui ficam as fotos. 22/12/20171. Diminuir o nível da água até a cuba estar de fora. 2. Cortar a cuba em pequenas porções de forma a retirar juntamente com o substrato. 3. Adicionar substrato e voltar a colocar a cuba. Foram adicionados cerca de 2L de Amazonia Light. 4. Voltar a encher e cruzar os dedos para que não caísse tudo ravina a baixo. Medo... Com o aumento do ângulo, aumentou também a superfície, daí ter ficado com um bocado despido, sem plantas. Era suposto a Eleocharis parvula ter chegado nesse dia, mas só chegou ao final da tarde do dia seguinte. Como andou uma semana a viajar não a podei antes de plantar, para que não sofresse mais. 23/12/2017 Dia 24, e depois de duas TPAs valentes, os vivos voltaram ao aquário. Não iam passar o Natal num tupperware! :) 25/12/2017 26/12/2017 Agora é esperar que a cuba e a parvula cubram aquele bocado de cima, e se misturem. Não estou muito satifeito com o 'Flame' que está nas ranhuras da pedra grande que tem o musgo em cima, alguma sugestão? Espero que tenham gostado da foto-reportagem e que o layout esteja melhor. Um abraço! 7 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
buedamau Publicado: Dezembro 28, 2017 Share Publicado: Dezembro 28, 2017 Acho que valeu a pena o trabalho, gosto mais ainda deste novo look :-) A foto-reportagem também está excelente! 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 28, 2017 Share Publicado: Dezembro 28, 2017 Maravilhoso. Foi um belo ato de coragem e audácia, mas valeu bem pena. Está carregadinho de carisma! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 30, 2017 Share Publicado: Dezembro 30, 2017 Ficou bem melhor José! O que fizeste foi aquilo que eu precisava de fazer no meu mas nunca tive coragem! On 28/12/2017 at 10:53, josemacedo disse: Não estou muito satifeito com o 'Flame' que está nas ranhuras da pedra grande que tem o musgo em cima, alguma sugestão? Pois, também não estava a gostar desse efeito do musgo. Parece uma cabeleira postiça :p talvez um pouco de MonteCarlo a descer da pedra? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 30, 2017 Share Publicado: Dezembro 30, 2017 On 21/12/2017 at 9:12 AM, josemacedo said: Estando a viver no Congo tenho sempre algumas limitações, trago as pedras e a maior parte do material de Portugal, costuma ser uma mala só para o aquário (só um maluco para viajar com pedras). Nao es o unico maluco eu enviei para portugal para cima de 100 kilos de pedras quando estava em londres. O meu pai disse-me que o homem das entregas ate se passou quando percebeu que as caixas pesadas que tinha carregado eram pedras. Sem contar com o facto que conduzi desde Londres ate setubal um aquario montado na traseira da minha carrinha. Cada um faz aquilo que tem que fazer pelo hobby. Em relacao ao aquario, esta excelente. Depois do aumento da altura do substrato posso dizer que o acho quase perfeito. Como disse o toze tiveste bastante coragem em faze-lo e o fruto disso esta a vista. Obrigado por postares fotos tao detalhadas, podem servir de ajuda a outros membros que precisem fazer o mesmo no futuro e nao se sintam a vontade. Acho o pormenor da marsilea e a eleacharis entre as rochas excelente, bastante natural e quebra um pouco com o que vejo ultimamente onde toda a gente coloca ou anubias petite, musgos ou bucephalandras nessas areas. Tambem gostei de usares cuba, nos dias de hoje grande parte do pessoal vai para a monte carlo devido a ser mais facil de cuidar, mas em termo de beleza estetica para mim a cuba ainda ganha. O teu aquario vai-me dar umas boas ideias em relacao a plantas para o meu novo projecto. Ainda tenho que decidir como plantar este menino. 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Janeiro 2, 2018 Share Publicado: Janeiro 2, 2018 José, Antes de mais parabéns pela foto-reportagem, a forma detalhada como mostras cada passo pode ser muito útil para quem queira fazer algo do género. Penso que concretizaste bem o teu objetivo, agora é esperar que a cuba agarre bem e consiga manter esse declive! Força Abraço 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josemacedo Publicado: Janeiro 3, 2018 Autor Share Publicado: Janeiro 3, 2018 On 28/12/2017 at 2:22 PM, buedamau said: Acho que valeu a pena o trabalho, gosto mais ainda deste novo look :-) A foto-reportagem também está excelente! On 28/12/2017 at 3:47 PM, C Mocho said: Maravilhoso. Foi um belo ato de coragem e audácia, mas valeu bem pena. Está carregadinho de carisma! Obrigado! Também gosto mais agora, sempre se vê algum verde em cima. :) On 30/12/2017 at 2:18 AM, Tozé Nunes said: Ficou bem melhor José! O que fizeste foi aquilo que eu precisava de fazer no meu mas nunca tive coragem! Pois, também não estava a gostar desse efeito do musgo. Parece uma cabeleira postiça :p talvez um pouco de MonteCarlo a descer da pedra? Obrigado Tozé. Ainda vais a tempo de fazer no teu, só custa ganhar coragem, e os concursos são só a meio de 2018. ;) O musgo desse lado já saiu. A MonteCarlo é uma boa sugestão, não sei é se a vou conseguir prender ali. :( On 30/12/2017 at 10:13 AM, Bruno R. Carvalho said: Nao es o unico maluco eu enviei para portugal para cima de 100 kilos de pedras quando estava em londres. O meu pai disse-me que o homem das entregas ate se passou quando percebeu que as caixas pesadas que tinha carregado eram pedras. Sem contar com o facto que conduzi desde Londres ate setubal um aquario montado na traseira da minha carrinha. Cada um faz aquilo que tem que fazer pelo hobby. Em relacao ao aquario, esta excelente. Depois do aumento da altura do substrato posso dizer que o acho quase perfeito. Como disse o toze tiveste bastante coragem em faze-lo e o fruto disso esta a vista. Obrigado por postares fotos tao detalhadas, podem servir de ajuda a outros membros que precisem fazer o mesmo no futuro e nao se sintam a vontade. Acho o pormenor da marsilea e a eleacharis entre as rochas excelente, bastante natural e quebra um pouco com o que vejo ultimamente onde toda a gente coloca ou anubias petite, musgos ou bucephalandras nessas areas. Tambem gostei de usares cuba, nos dias de hoje grande parte do pessoal vai para a monte carlo devido a ser mais facil de cuidar, mas em termo de beleza estetica para mim a cuba ainda ganha. O teu aquario vai-me dar umas boas ideias em relacao a plantas para o meu novo projecto. Ainda tenho que decidir como plantar este menino. Obrigado Bruno. Como chegou o aquário montado a Portugal? Não vi o update no Youtube. Tive bucephalandras no último layout, mas não sou o maior fã. Também estou contente com os pormenores, mas espero melhorar, sobretudo o lado esquerdo. Belo menino que aí tens! Quero ver isso plantado. O que estás a pensar colocar na parte de trás? 18 hours ago, ismael_figueira said: José, Antes de mais parabéns pela foto-reportagem, a forma detalhada como mostras cada passo pode ser muito útil para quem queira fazer algo do género. Penso que concretizaste bem o teu objetivo, agora é esperar que a cuba agarre bem e consiga manter esse declive! Força Abraço Obrigado Ismael. A cuba parece estar a sofrer um bocado onde mexi, talvez seja de ter cortado as raízes. Como dizes, só resta esperar que volte a ambientar-se e ficar bonita. Votos de um feliz 2018 a todos! 31/12/2017 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
brunofasoares Publicado: Janeiro 3, 2018 Share Publicado: Janeiro 3, 2018 Grande declive mesmo. 1 Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 3, 2018 Share Publicado: Janeiro 3, 2018 4 hours ago, josemacedo said: Obrigado Bruno. Como chegou o aquário montado a Portugal? Não vi o update no Youtube. Tive bucephalandras no último layout, mas não sou o maior fã. Também estou contente com os pormenores, mas espero melhorar, sobretudo o lado esquerdo. Belo menino que aí tens! Quero ver isso plantado. O que estás a pensar colocar na parte de trás? O aquario chegou a portugal intacto, mas a monte carlo sentiu a mudanca de agua e sofreu um melt como nunca vi. esta a recuperar aos poucos. Tirando isso as diatomaceas tambem vieram em forca nos musgos das arvores. Mas os amanos andam a dar cabo delas e aos poucos o musco vai ficando limpo. Ainda tou a pensar que plantas colocar no layout novo. 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josemacedo Publicado: Janeiro 11, 2018 Autor Share Publicado: Janeiro 11, 2018 Bom dia pessoal, Aqui ficam umas fotos muito mal tiradas antes e depois da poda da Vietman. As podas foram quase todas replantadas. A Cuba que foi "replantada" contínua a sofrer. Talvez leve uma poda este fim de semana a ver se melhora. A parvula já começa a invadir tudo, tenho de ver como controlar a bicha! Estou a pensar substituir o musgo que está em cima da pedra por riccia, o que acham? Abraço. 06/01/2018 - Antes da Poda 07/01/2018 - Depois da Poda 06/01/2018 - Aqui podem comparar a cuba do lado "replantado" (esquerdo) a sofrer, em comparação com a que não foi tocada (lado direito). 3 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
buedamau Publicado: Janeiro 11, 2018 Share Publicado: Janeiro 11, 2018 O musgo realmente está a destoar, será da cor? Parece um monte de algas lol Também parece um bocado plano/horizontal demais na monte carlo, o que fica um bocadinho artificial para o que buscas, mas quem sou eu para comentar :-p E essas pedrinhas ao fundo do lado direito já gosto menos, talvez haja alguma plantinha para pores lá e assim valorizar essa encosta... Continua com este excelente work in progress! Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 11, 2018 Share Publicado: Janeiro 11, 2018 O musgo parece ter algas. Umas caridinas limpam isso num instante. As pedras ao fundo do lado direito de facto chamam um pouco a atencao, ou sugeria uma planta ai, ou entao um pouco menos de pedras, tenta fazer um blend com a areia. Nota-se uma grande diferenca de qualidade entre a cuba do lado direito e no lado esquerdo mas sabes as causas, a replantacao. Tenho a certeza que com o tempo a planta recupera. O layout esta muito bom por isso vai colocando mais updates que a gente gosta. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Janeiro 11, 2018 Share Publicado: Janeiro 11, 2018 José, É perfeitamente normal o que está a acontecer à cuba, com certeza ela irá recuperar e mostrar toda a sua beleza. Se me permites vou sugerir que troques esse musgo por monte carlo, como tem a folha ligeiramente maior que cuba vai dar-te mais noção de profundidade e se ela ficar a cair pela rocha faz um efeito espectacular. Aquele cantinho lá mais atrás até podias plantar algo mas teria de ser algo com folha muito pequena/fina, talvez a eleocharis accicularis mini..., como alternativa gosto da sugestão do @Bruno R. Carvalho, um blend com areia é simples e dava um toque mais natural. De resto é deixar as plantas evoluírem e ocupar os devidos espaços. Abraço Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts