Recommended Posts

Publicado

Boas...

Estou com um problema com a temperatura do aqua, pois esta está a subir bastante!

Gostava de saber como arranjo 3 ventoinhas e um motorzinho para as pôr a rodar!

Gostava que me dissessem onde há em Lisboa e se há outra forma de ligar as ventoinhas, tipo a pilhas ou assim: agradecia que me dessem soluções viáveis e sítios em Lisboa onde pudesse comprar!

Obrigado desde já a todos e espero que me respondam sff!

Publicado:

Ventoinhas: qualquer loja de informatica

Podes liga-las a um transformador que podes comprar em qualquer loja dos 300

Ve este topico

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...5201&highlight=

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Boas,

Podes sempre optar por ligar umas ventoinhas daquelas de pc!! Não sei dizer-te um espquema para as montar mas aqui no fórum há vários tópicos sobre isso!! Pelo que dizem é eficiente!!

Faz uma pesquisa por ventoinha ou qualquer coisa assim parecida que aparecem imensos tópicos entre os quais este,

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25212

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21286

Espero ter ajudado alguma coisa!!

Abraço

Abraços

João D'Eça

Publicado:

olá!

Isso das ventoinhas nunca experimentei, mas o que eu costumo fazer é usar aquelas couverts azuis que se usam nas geleiras de campismo. Passas por agua antes de as colocares no aqua para tirar o gelo da parte de fora e depois elas ficam a boiar no aqua. Em meia hora consigo baixar 2º... costumo fazer isto durante a noite para não stressar muito os peixes, mas em situações de muito calor faço durante a tarde também.

É mais uma alternativa bastante eficaz... espero ter ajudado!

Abraço

Publicado:

Pleco...podes é tirar a tampa á noite e meter uma ventoinha grande a bombear lá para dentro de cima para baixo...pode não ter mesmo qualquer efeito na agua mas também pode funcionar....

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Publicado:

Boas:

Ontem juntei três fans (ventoinhas de pc) usadas, aparafusei-as lado a lado a duas ripas de madeira, liguei os três fios vermelhos e os três fios pretos formando dois terminais (+ e -), e de seguida liguei a um transformador de um qualquer aparelho já deitado ao lixo que tinha cá por casa. Atenção que tem de ser de 12 voltes.

De seguida abri a tampa superior do aquário, traseira para ficar escondido pela calha de iluminação, pousei este conjunto de três ventoinhas na horizontal (cuidado para não caírem dentro do aqua), liguei o transformador e...upa!

Consegui baixar a temperatura em cerca de 2 a 3º.

Quanto mais amperagem tiver o transformador, mais intensidade de ventilação as fans produzem.

Fica bem

jamr16@iol.pt

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Essa parte do ter de ter 12V e quanto mais amperagem tiver mais agitação produzem, esta errada :o , a nao ser claro que estejas nos limites do transformador o que acho dificil. 3 ventoinhas de 80mm devem consumir por volta de 100mA em conjunto, até os trasnformadores mais rascos dão 500mA á saida.

AS ventoinhas rodam mais depressa ou mais devagar consoante a tensão aplicada aos terminais. A corrente é determinada pela resistencia equivalente do circuito.

Dependendo das ventoinhas, podes faze-las rodar com tensões tão baixas como 3V.

Assim o meu conselho é em vez de utilizar um transformador qualquer, comprem um transformador regulavel em tensão e ajustem a tensão para ajustarem a velocidade das ventoinhas e por consequencia ajustarem:

-ruido que fazem

-agitação->evaporação-> arrefecimento

A melhor posição para as ventoinhas é mandar ar de modo a que a coluna de agua acompanhe o mais possivel a agua...ou seja...entre os 5-45º (na pratica). Há quem utilizae filtros na entrada das ventoinhas para minimizar as porcarias atiradas á agua (opcionais).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!