Pleco Publicado Junho 18, 2005 Publicado Junho 18, 2005 Boas... Estou com um problema com a temperatura do aqua, pois esta está a subir bastante! Gostava de saber como arranjo 3 ventoinhas e um motorzinho para as pôr a rodar! Gostava que me dissessem onde há em Lisboa e se há outra forma de ligar as ventoinhas, tipo a pilhas ou assim: agradecia que me dessem soluções viáveis e sítios em Lisboa onde pudesse comprar! Obrigado desde já a todos e espero que me respondam sff! Citar
rasec Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Ventoinhas: qualquer loja de informatica Podes liga-las a um transformador que podes comprar em qualquer loja dos 300 Ve este topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...5201&highlight= Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
DeSSa Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Boas, Podes sempre optar por ligar umas ventoinhas daquelas de pc!! Não sei dizer-te um espquema para as montar mas aqui no fórum há vários tópicos sobre isso!! Pelo que dizem é eficiente!! Faz uma pesquisa por ventoinha ou qualquer coisa assim parecida que aparecem imensos tópicos entre os quais este, http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25212 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21286 Espero ter ajudado alguma coisa!! Abraço Citar Abraços João D'Eça
Lages Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 olá! Isso das ventoinhas nunca experimentei, mas o que eu costumo fazer é usar aquelas couverts azuis que se usam nas geleiras de campismo. Passas por agua antes de as colocares no aqua para tirar o gelo da parte de fora e depois elas ficam a boiar no aqua. Em meia hora consigo baixar 2º... costumo fazer isto durante a noite para não stressar muito os peixes, mas em situações de muito calor faço durante a tarde também. É mais uma alternativa bastante eficaz... espero ter ajudado! Abraço Citar
Bernardo Gordo Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Pleco...podes é tirar a tampa á noite e meter uma ventoinha grande a bombear lá para dentro de cima para baixo...pode não ter mesmo qualquer efeito na agua mas também pode funcionar.... Citar Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
Melo Ribeiro Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Boas: Ontem juntei três fans (ventoinhas de pc) usadas, aparafusei-as lado a lado a duas ripas de madeira, liguei os três fios vermelhos e os três fios pretos formando dois terminais (+ e -), e de seguida liguei a um transformador de um qualquer aparelho já deitado ao lixo que tinha cá por casa. Atenção que tem de ser de 12 voltes. De seguida abri a tampa superior do aquário, traseira para ficar escondido pela calha de iluminação, pousei este conjunto de três ventoinhas na horizontal (cuidado para não caírem dentro do aqua), liguei o transformador e...upa! Consegui baixar a temperatura em cerca de 2 a 3º. Quanto mais amperagem tiver o transformador, mais intensidade de ventilação as fans produzem. Fica bem jamr16@iol.pt Citar Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Just_me Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Essa parte do ter de ter 12V e quanto mais amperagem tiver mais agitação produzem, esta errada , a nao ser claro que estejas nos limites do transformador o que acho dificil. 3 ventoinhas de 80mm devem consumir por volta de 100mA em conjunto, até os trasnformadores mais rascos dão 500mA á saida. AS ventoinhas rodam mais depressa ou mais devagar consoante a tensão aplicada aos terminais. A corrente é determinada pela resistencia equivalente do circuito. Dependendo das ventoinhas, podes faze-las rodar com tensões tão baixas como 3V. Assim o meu conselho é em vez de utilizar um transformador qualquer, comprem um transformador regulavel em tensão e ajustem a tensão para ajustarem a velocidade das ventoinhas e por consequencia ajustarem: -ruido que fazem -agitação->evaporação-> arrefecimento A melhor posição para as ventoinhas é mandar ar de modo a que a coluna de agua acompanhe o mais possivel a agua...ou seja...entre os 5-45º (na pratica). Há quem utilizae filtros na entrada das ventoinhas para minimizar as porcarias atiradas á agua (opcionais). Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts