Telmus Publicado: Fevereiro 26, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2018 Boas @ismael_figueira, Passado praticamente um mês, estou de volta! Desculpa a ausência de resposta, mas foi um mês atribulado. Começo com as fotos: Bom, muita coisa aconteceu, e felizmente, consegui algumas melhorias. Está perfeito? Não. Mas o meu conhecimento ainda está longe disso. Quem já teve BBA sabe o que custa manda-la embora, e mal ou bem, a BBA já não abunda nestes 25 litros. Alterações na rotina: TPA - Duas em duas semanas. A BBA adora alterações nos parâmetros. Sempre que mudava a água, alterava a concentração de co2 e BOOM, BBA. Fauna - Duas Molly, dois SAE e 4 amano. Equipa de limpeza com bastante comidinha disponível! (alga, entenda-se) Cuidado - Todos os dias retiro as folhas afetadas que estão a apodrecer, ficam só as novinhas! :) Tenho alguma Staghorn nas folhas mais velhas, nas assim que as retiro, elas não regressam. Tinha também um pelinhos verdes muito pequeninos, mas com o excel também estão a esbranquiçar e a ir embora... Só tenho a agradecer a esta malta e à Aquaeden por toda a atenção e ajuda! :) 2 Citar
Miguel Simões Publicado: Fevereiro 26, 2018 Publicado: Fevereiro 26, 2018 Boas @Telmus, É mais difícil manter os parâmetros correctos num aquário pequeno, não é fácil, mas também não é impossível ;) Essa bba parece-me estar a desfalecer o que é uma boa notícia ;), só há uma coisa que mudaria, em vez de tpa´s a cada 15 dias, fazia tpa's pequenas e mais vezes, desta forma não irias ter uma alteração brusca nos parâmetros, cada caso é um caso e cada um tem a sua experiência, isto só para dizer que as soluções de sucesso em outros pode não ser a nossa Já agora, para primeiro aquario plantado, estás a ir muito bem Telmus, este aquário vai ensinar-te o que precisas saber, estima-o ;) Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Telmus Publicado: Fevereiro 26, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2018 @Miguel Simões, muito obrigado pelas tuas palavras, têm muito valor, vindo de alguém com projetos como os teus. É muito por aí, quero muito aprender o que este menino tem para me ensinar. Vou começar este mês a montar o meu Kit de testes JBL. Já comprei a caneta do PH. e estou bastante satisfeito! Já que investi em material, quero tirar o máximo partido deste :) Muito obrigado, uma vez mais ! :) 1 Citar
buedamau Publicado: Fevereiro 27, 2018 Publicado: Fevereiro 27, 2018 Já está a ficar curado e bonito outra vez! Mais tpa e mais pequenas parece-me, com0 disse o miguel, menos desestabilizador para o aqua... 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Telmus Publicado: Fevereiro 27, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2018 Hello!! Depois posso armazenar a agua das TPA durante um mês para a limpeza do filtro? :) Citar
buedamau Publicado: Fevereiro 27, 2018 Publicado: Fevereiro 27, 2018 Não sei, acho que sem problemas. e parece melhor do que água da torneira. Durante anos lavei com água da torneira directa no filtro e nunca vi mortes por isso... mas agora agendo uma meia-tpa rápida a meio da semana para limpá-lo! É um 2-em-1 :-) 1 Citar -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
Miguel Simões Publicado: Fevereiro 27, 2018 Publicado: Fevereiro 27, 2018 há 11 horas, Telmus disse: Hello!! Depois posso armazenar a agua das TPA durante um mês para a limpeza do filtro? :) Boas @Telmus, Não há necessidade de armazenar água durante 1 mês para a limpeza do filtro, basta aproveitares +/- 3 Litros da tpa para limpares o filtro, no meu caso coloco 5L num recipiente e lavo nessa mesma água toda a matéria filtrante (é suficiente para retirar o lixo em demasia) não é para deixar as cerâmicas ou esponjas a brilhar ;), o resto das peças lavo-as com água corrente. Não te esqueças que as bactérias não estão apenas no filtro, é verdade que é onde existem em mais concentração, mas também estão espalhadas pelo aquário todo. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Telmus Publicado: Fevereiro 28, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2018 Verdade @Miguel Simões, Eu faço como tu, coloco os 5 litros de agua num balde e limpo lá o material do filtro. Lily pipes, mangueiras e etc é com agua corrente. Abraço! 1 Citar
ismael_figueira Publicado: Março 13, 2018 Publicado: Março 13, 2018 Boas @Telmus On 26/02/2018 at 19:47, Telmus disse: Desculpa a ausência de resposta, mas foi um mês atribulado. Nada a desculpar, todos nós temos vida e nem sempre temos disponibilidade para vir aqui fazer actualizações. Cada aquário que acompanhamos aqui acaba por ser um pouco nosso também daí a preocupação de saber como vão andando as coisas. Acima de tudo tal como já foi referido acima pelo Miguel, deves fazer as TPA de forma mais lenta de modo a que o choque de parâmetros da água não seja tão evidente. Assim consegues um menor choque na química da água e consequentemente melhor qualidade para a flora e fauna do aquário. Uma vez que o aquário é pequeno, a mínima oscilação pode ser a "morte" do artista. Quanto à limpeza do filtro o Miguel já disse tudo. Só uma chocalhadela é suficiente para tirar a sujidade maior e tá feito. Normalmente costumo retirar a água correspondente ao volume do filtro e é suficiente para a manutenção. Força nisso que esse aquário está a ser uma excelente escola! Abraço Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Recommended Posts