vitess Publicado Dezembro 10, 2017 Publicado Dezembro 10, 2017 Esta será a minha primeira montagem de um aquário plantado "Hight Tech", conto aprender com esta experiência e ao mesmo dar um toque repousante á minha sala de estar. Setup: Yiruma's Mounten Data da montagem Hardscape: 9 de Dezembro de 2017 Aquário: 60x40x40, vidro extra claro 8mm Móvel: Estilo ADA, 60X40x80 Iluminação: Chihiros A601 plus + dimmer com controle remoto Filtragem: Eheim Ecco Pro 300 + lily pipes Aquecimento: Sunsun externo 300w Co2: Kit co2 com garrafa 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula de ajuste fino, válvula solenóide e difusor VIV 3cm Fertilização: DYD com sais comprados na Solaqua, vou tentar fazer uma mistura respeitando as indicações da ADA, ando a procura de informação das concentrações dos produtos deles e da dosagem recomendada. Hardscape: - 3 Lts ADA Powersand S , 13 Lts ADA Aquasoil Amazonia, 15 KG Seiryu Stone Adicionei os 5 aditivos ADA, comprei em pequenas saquetas, dá para 2 montagens neste aquário Fauna: Talvez Boraras Brigittae e Camarões CR Flora: Estou ainda a estudar a flora que vou utilizar, mas para já tenho estas em mente, talvez não use todas. Hemianthus Callitrichoides 'Cuba', Glossostigma Elatinoides e Eleocharis Acicularis 4 Citar Vitor Vilar
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 11, 2017 Publicado: Dezembro 11, 2017 Muito bom, tudo como deve ser! Em relação ao hardscape não sei se vais conseguir manter esse declive tão acentuado... Mas mais fotos eram bem vindas! Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
vitess Publicado: Dezembro 11, 2017 Autor Publicado: Dezembro 11, 2017 Olá Gonçalo84, eu também tenho sérias dúvidas que o declive se mantenha. Talvez coloque uns suportes em plástico debaixo do substrato, eu já exagerei um pouco no declive porque estou a contar que ele diminua, espero que não diminue muitooo. Abraço 1 Citar Vitor Vilar
Miguel Simões Publicado: Dezembro 11, 2017 Publicado: Dezembro 11, 2017 Muito bom @vitess, Se a ideia é colocares tapete tu consegues manter esse declive, mas a fauna só pode entrar quando o tapete estiver completamente fechado, as raízes do tapete vão fixar-te esse declive. Agora sem tapete.....vai ser muito difícil, não te dou 2 a 3 mêses para esse declive desaparecer que é uma pena. Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Inácio Sanches Publicado: Dezembro 11, 2017 Publicado: Dezembro 11, 2017 Um dry start do tapete também ajuda a manter o declive, caso tenhas paciência. Citar
RaposoAlves Publicado: Dezembro 12, 2017 Publicado: Dezembro 12, 2017 Tá muito fixe e tens bom material para arrancar. Acho que não precisas de 300w de aquecimento. só vais gastar em electricidade. Como já disseram vai ser difícil manter esse declive mesmo com tapete. Citar
vitess Publicado: Dezembro 12, 2017 Autor Publicado: Dezembro 12, 2017 Bom dia, queria dizer que estou muito grato das vossas experientes dicas. Foi graças a este fórum e a vocês que pude adquirir conhecimentos... desde pequenino que ficava colado a olhar para os aquários :). A minha ideia é meter um tapete compacto com alguns apontamentos de eleocharis. Coisa simples porque não tenho muita experiência. Vamos ver se o declive não se perde muito, estou a contar que desça. Vou embreve a Portugal e vou trazer o redutor de pressão e algum material que lá tenho pra poder meter a verdura lá para dentro no início de janeiro. Relamente o aquecedor é demasiado para o aquário, quando comprei só tinha 300 e 500w, foi barato mas se gasta mais vou arranjar outro que vou acabar por poupar na electricidade. Pensei que aquecia mais rápido e talvez estivesse menos tempo ligado ficando ela por ela. Queria tirar uma dúvida importante, na frente do aquário a camada de substrato não chega a 2cm... chega? ou devia aumentar um pouco (para o bem das plantas)? tenho ainda prai 2 litros de amazonia powder posso dar um geito naquilo. Abraços Citar Vitor Vilar
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 12, 2017 Publicado: Dezembro 12, 2017 Só a plantar o declive vai logo para metade A não ser que tenhas umas pedras a segurá-lo. Quanto ao substrato à frente devias dar mais uma alturazinha sim. 1 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
vitess Publicado: Dezembro 12, 2017 Autor Publicado: Dezembro 12, 2017 Obrigado pelos conselhos, vou meter umas placas destas, português que é português dá luta. Pelo menos não deve ficar plano. Abraço 2 Citar Vitor Vilar
vitess Publicado: Dezembro 19, 2017 Autor Publicado: Dezembro 19, 2017 Acabei por tomar algumas precauções. Falta dar umas pinceladas e uns ajustes. Início de janeiro planto :) 3 Citar Vitor Vilar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 22, 2017 Publicado: Dezembro 22, 2017 Parabéns belo iwagumi. Qt ao declive, como foi dito, fauna só DP de o tapete bem avançado e já com substrato bem envolvido pela flora. De outra maneira nem essas barreiras te salvam. Ajudam mas n resolvem a 100%. E fauna q está previsto? Abraço 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 22, 2017 Publicado: Dezembro 22, 2017 Bom material, boa atitude a ouvir conselhos, tens tudo para fazer algo bom! Eu eventualmente mexia na pedra maior, parece-me muito direita... Inclinando um pouco para cima da segunda pedra ou aventurar mais o afastamento entre as duas...porque não aproveitas enquanto não plantas e testas mais um pouco? Em relação á flora, porque não consideras uma ou outra planta de pormenor junto às pedras tipo rannunculus inundatus, staurogyne, rotala bonsai,... 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
vitess Publicado: Dezembro 22, 2017 Autor Publicado: Dezembro 22, 2017 há 14 horas, Vasco Ferreira disse: Parabéns belo iwagumi. Qt ao declive, como foi dito, fauna só DP de o tapete bem avançado e já com substrato bem envolvido pela flora. De outra maneira nem essas barreiras te salvam. Ajudam mas n resolvem a 100%. E fauna q está previsto? Abraço Estou completamente de acordo, fauna só depois, as barreiras é para prevenir a erosão natural. Lembro-me de ter um comedores de algas siamês... a arrancar a hemianthus ehe.. se os parâmetros da égua permitirem gostava de ter alguns camarões amano, neocaridinas heteropoda var. sakura e uma meia dúzia de rasbora brigittae. Abraço Citar Vitor Vilar
vitess Publicado: Dezembro 23, 2017 Autor Publicado: Dezembro 23, 2017 há 11 horas, Tozé Nunes disse: Bom material, boa atitude a ouvir conselhos, tens tudo para fazer algo bom! Eu eventualmente mexia na pedra maior, parece-me muito direita... Inclinando um pouco para cima da segunda pedra ou aventurar mais o afastamento entre as duas...porque não aproveitas enquanto não plantas e testas mais um pouco? Em relação á flora, porque não consideras uma ou outra planta de pormenor junto às pedras tipo rannunculus inundatus, staurogyne, rotala bonsai,... Não queria usar isto como desculpa mas... pedi ao fornecedor rochas com tamanhos específicos e sobretudo mais rochas do que as que recebi, acabaram por sair demasiado grandes do que eu tinha imaginado e sem opções de escolha relativamente às mais pequenas. Não é visível no layout mas as pedras batem umas nas outras debaixo do substrato, foi bastante complicado conseguir encaixar aquilo desta forma, eu não as consigo aproximar mais, tinha pensado meter uma atrás da outra para dar profundidade mas não tenho hipótese... depois as faces não visíveis das pedras não têm boa aparência... após muitas tentativas lá consegui este resultado e acabei por não encomendar mais pedras. Fiquei satisfeito, mas quando vemos outros layouts ficamos sempre com a clara ideia que "podia fazer melhor". Meti amazonia powder por cima para o tapete agarrar melhor não queria muito mexer nas pedras agora. Quanto às plantas, ontem andei a ver algumas para fazer a transição para as pedras, a staurogyne era uma das que pensei usar logo no inicio mas agora estou mais virado para a hydrocotile, se podar para ela não escalar muito para cima se calhar não era má ideia. gostei da rannunculus inundatus! vi ontem layouts com essa planta e gosto apesar da folha me parecer ser maior. Tenho alguma dificuldade porque não conheço bem essas plantas nem mesmo as cores, pensei também fazer uma cortina traseira com acicularis, não muito alta. Ando a ver muitas fotos para ver se consigo fazer algo coerente. As sugestões são sempre muito benvindas Abraço 1 Citar Vitor Vilar
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 23, 2017 Publicado: Dezembro 23, 2017 Boas, para as pedras tenho duas palavras: Martelo e escopro! para as plantas: a tripartita é extremamente invasiva! E a ranunculus tem a folha um bocadinho maior que a staurogyne. Quanto a cores essas 3 têm um verde bastante idêntico. 1 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
vitess Publicado: Dezembro 23, 2017 Autor Publicado: Dezembro 23, 2017 Fico triste em saber que essa planta é muito invasiva. Estava a ponderar entre essa e a hydrocotile verticillata mas como são da mesma família... esta segunda também deve ser invasiva, o que a longo termo pode infestar o layout Citar Vitor Vilar
vitess Publicado: Dezembro 23, 2017 Autor Publicado: Dezembro 23, 2017 Hum tenho sempre a opção de a impedir de progredir por debaixo do substrato metendo barreiras do material que usei para declive. Citar Vitor Vilar
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 23, 2017 Publicado: Dezembro 23, 2017 há 13 minutos, vitess disse: Hum tenho sempre a opção de a impedir de progredir por debaixo do substrato metendo barreiras do material que usei para declive. Esquece, ela passa por cima de tudo. Ela lança runners que passam por cima de tudo e agarram a qualquer coisa. 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
vitess Publicado: Dezembro 23, 2017 Autor Publicado: Dezembro 23, 2017 Acham que vou ter problemas idênticos se meter acicularis como cortinado de fundo? Ou é mais fácil controlar Citar Vitor Vilar
Samuel Ferreira Publicado: Dezembro 23, 2017 Publicado: Dezembro 23, 2017 (editado) Boas Vitess, Se poder dar uma opinião acho que do género de aquário que penso que queres deixo-te um link do youtube de um aquário do Balazs Farkas que gosto muito e que penso que se adapta a esta montagem: Vê o que achas, mas gosto muito da utricularia e ficava bem bonito, depois entre as rochas penso que o Gonçalo já te respondeu. Depois do lado esquerdo, mas isso é uma opinião penso que subia mais um pouco na parte de trás, para ficar mais simétrico, vê o que falo nesta montagem. Editado Dezembro 23, 2017 por Samuel Ferreira 2 Citar
vitess Publicado: Dezembro 23, 2017 Autor Publicado: Dezembro 23, 2017 Olá. Já vi um desse género, estavam a prepara-lo para a fotografia, estava muito bom, gostei bastante. Talvez opte por essa planta de tapete. A Cuba é um pouco xata de segurar no substrato. obrigado Citar Vitor Vilar
vitess Publicado: Janeiro 14, 2018 Autor Publicado: Janeiro 14, 2018 Bom dia. Optei por fazer um Dry Start. -Ranunculus Inundatus -Hemiantus Callitrichoides -Eleocharis Parvula Dia 0 1 Citar Vitor Vilar
Gonçalo84 Publicado: Janeiro 15, 2018 Publicado: Janeiro 15, 2018 Boas, por alguma razão em especifico? Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 17, 2018 Publicado: Janeiro 17, 2018 Gonçalo assim quebra a monotonia!!!! ;) Havendo disponibilidade é sempre um boa possibilidade, nomeadamente com aqueles declives e com o real perigo do substrato vir todo parar cá à frente PS - Pena n csg ver a foto (mas que raio...) 2 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
vitess Publicado: Janeiro 23, 2018 Autor Publicado: Janeiro 23, 2018 Olá Gonçalo. Quis experimentar, cresce tranquilo sem algas :) enquanto leio uns artigos para fazer os meus fertilizantes. Assim deu para meter rancos pequenos de Cuba sem ela ir parar ao filtro. Penso que vai espalhar-se bem rápido. Abraços 1 Citar Vitor Vilar
Recommended Posts