Pedro Faria Publicado Dezembro 2, 2017 Publicado Dezembro 2, 2017 Este é o meu 1º aquario que estou a tentar montar e está neste momento a ciclar! para de seguida introduzir a fauna. 1 - Nome do Aquário Tanga 1 2 - Data da montagem Novembro 2017 3 - Dimensões do aquário 100x26/40x45 cm 3.1 - Volumes bruto e útil => 100l util 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Fluval 306 (1150l/h) 4.2 - Termostato Eheim Termopreset 150w ou JBLProTempS150w 4.3 - Iluminação/Foto-período Calha Led 108leds de 80cm c/ moonligth 4.4 - Sistema de CO2 Não tem 4.5 - Outro equipamentos adicionais Bomba de ar SCHEGO -Optimal WS2 c/ difusor Eheim 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil Não tem 5.2 - Substrato inerte Areia da praia Costa Alentejana 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Rocha calcaria da região, Conchas várias 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Não tem 7 - Fauna Tenho reganis, transcriptus e similis 7.1 - Quantidade e espécie Por introduzir 7.2 - Quantidade e espécie 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie Plantas artificiais variadas 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) Por fazer 9.2 - Frequência das TPA's Quando necessário 10 - Fotos 1ª forma 2ª forma 3ª forma Actual 1
Pedro Faria Publicado: Dezembro 3, 2017 Autor Publicado: Dezembro 3, 2017 Espero não fazer já muitas mexidas mas ontem fiz a mudança como me aconselharam com rochas dum lado e conchas doutro e ficou assim. Será que já está quase bom? https://openload.co/embed/r6dZWVp66G0/V71202-211432[1].mp4
sammy Publicado: Dezembro 4, 2017 Publicado: Dezembro 4, 2017 Boas Pedro, está giro! Dois reparos, não sei se as rochas estão demasiado perto das conchas. Eu tiraria as 5 pedras mais perto das conchas e metia no lado direito(onde está mais vazio). A outra é trocar as plantas artificiais por verdadeiras. A finalidade das plantas não é só estético, é importante para consumir nitratos, oxigenar a agua etc . Vai continuando a actualizar;) Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
Pedro Faria Publicado: Dezembro 4, 2017 Autor Publicado: Dezembro 4, 2017 Boas Sammy, Referente ás pedras achavas que mudava para aquele espaço aqui á frente onde pus uma planta ou mesmo do lado direito do aqua? Para já vou deixar estas plantas pois a minha ideia de começar nos ciclideos é a ausência ou quase de plantas é evitar trabalho e manutenção. Por acaso tive hoje a fazer uns testes e parece-me estar tudo porreiro com ph normal e nitritos e nitratos a zeros o que da ultima vez não estavam (isto no de 60 onde os tenho agora). Este está a ciclar e ainda não fiz testes, pois o ph,gh,kh deve estar tudo bem pela agua que tenho cá em casa, vou esperar e logo faço os outros testes para ver como estão.
sammy Publicado: Dezembro 4, 2017 Publicado: Dezembro 4, 2017 O que quero dizer é que deixes um espaço sem rocha entre as conchas e a maioria das rochas de forma a separar os dois territórios. Pode ter plantas, mas é para haver a separação. Creio que se retirares essas 5 rochas que estão mais à esquerda que esse espaço sem nada seja suficiente. Há plantas que não exigem manutenção, procura por plantas pouco exigentes. Tipo Anubias, vallisnerias ( as que tenho e que a maioria das pessoas tem em africanos sendo que por curiosidade plantas de origem Asiatica), fetos java. Estas não necessitam de fertelizações nem CO2. Basta por e vão crescendo, e vão consumindo nutrientes. 2 Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
Vera Santos Publicado: Dezembro 5, 2017 Publicado: Dezembro 5, 2017 Pedro, obrigada pela abertura do tópico, só agora vi que o tinhas aberto, portanto quanto a esta parte, não ligues ao meu post no outro tópico. ;-) Ps: Concordo com o que disse o Sammy, faz como ele disse. Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Faria Publicado: Dezembro 26, 2017 Autor Publicado: Dezembro 26, 2017 Já mudei os regani e os similis para o aquário da sala. Os similis estão nas sete quintas no novo aquário e parecem não ter acusado mais uma mudança. Os regani tb estão bem mas andam a brigar entre eles e tenho dois com os similis. 1
Pedro Faria Publicado: Dezembro 27, 2017 Autor Publicado: Dezembro 27, 2017 Como ninguém comenta nada vai mais umas fotos Os Regani são uns bacanos com os Similis, em troca das conchas Isto é normal ou estes estão domesticados. Por enquanto parecem-me todos de boa saúde inclusive os Transcriptus que ficaram sozinhos no aquário de 60 1
Vera Santos Publicado: Dezembro 28, 2017 Publicado: Dezembro 28, 2017 Boas, isso de andarem a brigar é normal estão a defender territórios, já se sabe que os mais fortes ficam com os melhores apartamentos, lol. Quantos reganis são no total? Se houver dois que foram expulsos para a área das conchas, coloca lá 2 ou 3 pedras para eles, perto do sítio onde estão neste momento, afastas um bocadinho as conchas, não precisam de ser muito grandes, é só fazer a alteração, sem estar a retirar água ou coisa parecida.É a colónia de similis é constituída por quantos?São muitos giros, e têm um comportamento brutal, mesmo fixe de se observar.Manda aí uma foto geral, gostei à brava de ver as fotos. ;-) Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Faria Publicado: Dezembro 28, 2017 Autor Publicado: Dezembro 28, 2017 No aquario da sala coloquei 4 Reganis e 6 Similis. Os Regani são dois de tamanho maior (que não se dão) e dois mais pequenos. O Regani maior ficou a controlar as rochas todas mas não se dá mal com os reganis mais pequenos. Será um macho ou uma femea. Quem costuma controlar? Este ragani tb vai a zona das rochas mas cá fora e o regani grande é pacifico com ele Este agora está ao pe do caco de barro e o grande lá dentro que é quem controla o território Aqui estão os 3 1
Vera Santos Publicado: Dezembro 28, 2017 Publicado: Dezembro 28, 2017 Bem, está giro o problema está se tens o azar de dar uma cacetada no aquário, ou se eles começam a escavar que nem doidos como é costume, essas pedras desabam. Já não me lembro se as colas-te? Essa planta artificial espiga da mais pequena que tens aí à frente, pode magoá-los numa perseguição por exemplo, acho que devias retirar... Sexar reganis não é fácil, no entanto, as fêmeas costumam ser maiores que os machos, mas há uma foto na net que é esclarecedora, depois público-a até no meu tópico para não se perder, não pode ser hoje mas amanhã se conseguir faço isso. Em princípio, quando tiveres um casal formado, deverás desfazer-te dos restantes, nem que seja doa-los, se for possível, claro. Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Faria Publicado: Agosto 20, 2018 Autor Publicado: Agosto 20, 2018 Boas a todos. Sempre fui dando uma vista de olhos mas...apareci. Vejo que está tudo na mesma e muita falta de empatia. Os aquários estão bem de saúde pois ainda não morreu nenhum e espero assim continuar. Tratamento VIP??? Fora de brincadeiras está tudo impecável e a correr bem mas descurei consciente que não me ia calhar foi as algas castanhas que me atacaram um pouco mas espero vir a resolver. Fiz um pequeno teste de não acender os leds e quase que desapareceram isto uma série de dias sem luz mas depois voltei a ligar a luz e voltou a aumentar e eu deixei andar, um aquario não é para estar ás escuras. Vou tentar colocar umas fotos para se ver como estão. Quanto ás pedras estou a ver que lhes tenho de tirar uma camada mas estou surpreendido com os similis pois fazem um trabalho herculiano, já os transcriptus são tb muito calmos nas escavações e estão fartos de criar. os similis tb criam bastante mas depois deixo de ver tantos e não sei o que acontece. poderá algum similis comerem os pequenos, agora tenho um similis que se afastou do grupo e veio para o lado dos reganis e levou valentes acelarações mas não desistiu e ficou lá num canto duma rocha, eu peguei numa concha e coloquei lá, ele começou a escavar já deve estar no vidro e até estou receoso que faça cair algumas pedras. vou tratar das imagens. Cumprimentos 1
Pedro Faria Publicado: Agosto 25, 2018 Autor Publicado: Agosto 25, 2018 Não sei o que deu neste similis para ir para o lado dos reganis e agora levou esta concha até ao canto e escavou bastante ao ponto de me fazer cair as pedras e acho que vou tirar algumas pois vejo que tb não fazem lá falta e a concha lá vai rolando foi até a encostar ao vidro o buraco que ele fez para meter a concha Estes ciclideos são um espectáculo e não dão trabalho nenhum, é só dar comida e fazer uma manutenção básica. A pouca experiência que tenho do hobby diz-me que a grande aposta deve ser na filtragem é meio caminho andado o resto está a vista é desfrutar. 2
Vera Santos Publicado: Agosto 26, 2018 Publicado: Agosto 26, 2018 Aqui em casa, é dos aquários que praticamente não me dá chatice nenhuma, é é como dizes, um bom filtro faz a diferença, menos tpas, menos trabalho.Os similis são uma espécie que é muito atrevida, não tem medo de nada... O tamanho dos companheiros não os aflige. No outro dia vi um vídeo na net, gravado no lago, e digo-te, um macho correu com dois troféus, com uma preserverança que só te digo, desistiram e foram corridos, mesmo giro de se ver.Portanto, é normalíssimo, às vezes também tem a ver com os companheiros da mesma espécie, aí por causa da marcação de territórios, para defenderem as suas donzelas, são determinados, e os que se mostram menos fortes são expulsos e vão alugar apartamento para as redondezas, lol. Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Faria Publicado: Agosto 26, 2018 Autor Publicado: Agosto 26, 2018 Olá Vera, espero que esteja tudo bem contigo! São todos um espectáculo e não dão trabalho nenhum. Estou mesmo muito satisfeito com a escolha e os peixes estão muito "fixes". Muito recomendável para quem gostar destas espécies. Vou ver se tenho tempo para postar uns vídeos.
Pedro Faria Publicado: Agosto 26, 2018 Autor Publicado: Agosto 26, 2018 Esta dá para ver na concha ao fundo uns alevins á entrada esta tb chegou aqui voltou para trás é a fronteira 2
Pedro Faria Publicado: Dezembro 25, 2018 Autor Publicado: Dezembro 25, 2018 (editado) https://www.youtube.com/watch?v=ZtqEzgocb8c Editado Dezembro 25, 2018 por Pedro Faria 2
Vera Santos Publicado: Janeiro 1, 2019 Publicado: Janeiro 1, 2019 Boas, então e os similis?? Não os vi? Neste Aqua agora que fauna é que tens, que tu às vezes muda-los de sitio e baralhas-me toda! 🤔 😋 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Pedro Faria Publicado: Janeiro 3, 2019 Autor Publicado: Janeiro 3, 2019 Boas Vera, espero que tenhas entrado bem no novo ano. Vamos lá então resumir este meu 1º ano de aquariofilia. No aquário da sala tenho os similis(6) e os regani(4) tendo estes ultimos formado um casal e só muito á posterior tirei os outros 2 reganis e para isso mandei cortar um tampo duma mesa em 5 bocados, colei e ficou o aquário que viste no video atrás e mudei-os para lá sendo que por sorte minha era outro casal e não demorou nada e tenho o aquário cheio de alevins. No aquário de 60 com um casal de transcriptus está a ficar full e tenho de pensar em retirar de lá alguns já maiorzitos. Voltando ao aquario da sala o casal de reganis tem criado e andam por lá, quanto aso similis tem criado bastante mas vão desaparecendo e só sobreviveu uns 3 alevins juntando aos 6 iniciais. quanto a mortes zero, tenho todos com que comecei. Pela pouca experiência que adquiri penso que o ideal é ter um aquário minimo de 1m e só só um casal pois ao fim de meses tens o aquário cheio de peixes. Nos similis o facto de ter 6 sem saber o sexo não tem corrido tão bem nas criações pois como tinha dito um dos similis tinha-se afastado do grupo e continua no lado oposto e junto a 1 bomba que pus lá para a agua circular mais mas só ligo pontualmente. Calculo que se tenho deixado só 1 casal de similis em vez de ter deixado lá todos tinha melhores resultados nas criações mas isso não me importa pois eles estão bem e isso ia complicar porque já são de mais. Aqui vai para verem o da sala https://www.youtube.com/watch?v=8UArB7uyirU
Recommended Posts