Anaid_dias Publicado Novembro 21, 2017 Publicado Novembro 21, 2017 (editado) Boas a todos Sou nova nestas andanças e queria vir pedir conselhos e aprender com os entendidos. Tenho um aquário, 40L, apenas com plantas (anubias, bacota) ate ao momento e acho que a agua esta esta a ficar amarelada. Plantei as plantas ontem, que acham que pode ser?! Outra coisa, acham que as plantas estão adequadas?! Qual o próximo passo a dar?! Cumprimentos Editado Novembro 21, 2017 por Anaid_dias Citar
SJorge Publicado: Novembro 21, 2017 Publicado: Novembro 21, 2017 As anubias podem crescer muito por isso são indicadas para aquários maiores. A água ficar amarelada devido a algum tronco que você tenha colocado, ou não tem nenhum? Próximo passo fazer a ciclagem do aquário que demora 30 dias, só assim poderá colocar peixes. Citar
Anaid_dias Publicado: Novembro 21, 2017 Autor Publicado: Novembro 21, 2017 Ainda não tenho tronco nenhum, estou precisamente a desinfecta lo com agua a ferver... O aquário tem 60cm de comprimento é pequeno para as anubias?! Que preciso de fazer pra a ciclagem do aquário?! Sera que tenho de trocar de lâmpada do aquário?! Cumprimentos Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 21, 2017 Publicado: Novembro 21, 2017 Antes demais coloca aqui o Setup completo do aquário: -Iluminação -filtração -Substrato usado -Quantidade de plantas. Se possível tira uma foto e adiciona, assim fica mais fácil ajudar. Quanta à água estar amarela pode ser uma conjunto de factores muito diversos, pelo que sem a informação acima fica difícil. Para já podes fazer uma troca de água aí de 40 a 50%. E nada de peixes deixa andar isso durante um mês sem fauna. Cumprimentos Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Anaid_dias Publicado: Novembro 21, 2017 Autor Publicado: Novembro 21, 2017 (editado) [gallery640x480] [album]4900[/album] [/gallery] Tem toda a razão @Vasco Ferreira ... O aquário tem 60cm comprimento, tem capacidade de 60L, tem um filtro TRIXIE - FILTRO INTERIOR 7W 40-60L, tem oxigenação constante, lampada sylvania standard F15w/54-765, exposicao de luz de 8h, Substrato Fértil Sera Floredepot, e de momento tem apenas as plantas, Anúbia, Cardamine, Ophiopogon, acho eu... Muito obrigada... Editado Novembro 21, 2017 por Anaid_dias Citar
Anaid_dias Publicado: Novembro 21, 2017 Autor Publicado: Novembro 21, 2017 Sera que a luz que tenho é suficiente...?! Tenho lampada sylvania standard F15w/54-765 para aquário de 60cm comprimento e 35cm altura cumprimentos Citar
Alvaro Silva Publicado: Novembro 22, 2017 Publicado: Novembro 22, 2017 Boas Anaid_dias Para ficares a saber o que é o ciclo do azoto,e como o deves fazer,vai aqui um linky, deves ler com muita atenção,e teres muita calma,e nada de presas,quanto melhor for feito o ciclo,melhor poderá correr as coisas. Cump: Álvaro Silva Citar
ojpramires Publicado: Novembro 22, 2017 Publicado: Novembro 22, 2017 Boas!!! Em relação a agua amarela, o substrato fértil e aquele que se vê preto? se é, provavelmente a agua amarelada é disso. Agora muda 20% da agua,arranja um pouco mais da mesma areia branca que tens para cobrir o resto do substrato fértil, porque se este estiver em contacto com a coluna de agua,vai soltar muitos nutrientes de uma vês e essa agua amarela é o que antecede a agua toda verde . agora um pormenor,pela foto parece que as anubias estão com a raiz enterrada, e não pode ser! este tipo de planta de rizoma não pode estar enterrada, isto é agora tiras a planta com cuidado e atas a uma pedra ou ao tronco que vais por, podes atar com uma simples linha ou elástico. Se não for nada disto, então muda só os 20% da agua e vai mudando de 3 em 3 dias, isto porque também pode ser de alguma matéria filtrante. Espero que tenha ajudado!!! cumps! Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 22, 2017 Publicado: Novembro 22, 2017 Apenas complementando o que o ojramires disse As raízes podem...o rizoma (o "tronco" de onde saem as raízes) não. Podes e deves colocar mais plantas, mas de baixa exigência, anubias, crytocores ou fetos de java, dado não teres uma material por aí além. Vai fazendo tpas e avaliando, mas aparentemente não é nada de preocupante. 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Anaid_dias Publicado: Novembro 22, 2017 Autor Publicado: Novembro 22, 2017 Muito obrigada pessoal por todas as dicas...irei melhor estes aspectos e vou dando noticias... cumprimentos. 1 Citar
Tozé Nunes Publicado: Novembro 22, 2017 Publicado: Novembro 22, 2017 O filtro interno é muito fraco para manter a melhor qualidade da água! Deves pensar em investir num filtro externo que faça um mínimo de 400 l/h e tenha um bom recipiente para albergar matérias filtrantes quer mecânica ( esponjas) quer biológicas. Isso é mais importante agora que pensares em iluminação. 1 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
andiesel Publicado: Novembro 23, 2017 Publicado: Novembro 23, 2017 O filtro interno é muito fraco para manter a melhor qualidade da água! Deves pensar em investir num filtro externo que faça um mínimo de 400 l/h e tenha um bom recipiente para albergar matérias filtrantes quer mecânica ( esponjas) quer biológicas. Isso é mais importante agora que pensares em iluminação. Tenho um aqua de 60L (claro que com o “recheio” ficam alguns 45L), e em conversa numa loja de aquariofilia disseram-me que o meu filtro Eheim Classic 250 (2213), com capacidade máxima de filtragem de 440L/h era um absurdo de potência. Disse-me ainda para parar de imediato esse filtro e (claro!!!) comprar um XPTO que ele lá tinha, pois esse é que era o indicado para o aquário. Até me disse que aquilo que aprendi em aquariofilia estava errado, com aquele filtro não era preciso fazer TPA’s, o filtro XPTO com uma pastilha decompunha as fezes e repunha tudo o que era necessário. Que me dizem desta conversa, tem algum sentido? Citar
sammy Publicado: Novembro 23, 2017 Publicado: Novembro 23, 2017 há 26 minutos, andiesel disse: Tenho um aqua de 60L (claro que com o “recheio” ficam alguns 45L), e em conversa numa loja de aquariofilia disseram-me que o meu filtro Eheim Classic 250 (2213), com capacidade máxima de filtragem de 440L/h era um absurdo de potência. Disse-me ainda para parar de imediato esse filtro e (claro!!!) comprar um XPTO que ele lá tinha, pois esse é que era o indicado para o aquário. Até me disse que aquilo que aprendi em aquariofilia estava errado, com aquele filtro não era preciso fazer TPA’s, o filtro XPTO com uma pastilha decompunha as fezes e repunha tudo o que era necessário. Que me dizem desta conversa, tem algum sentido? Boas, não tem. Até te digo mais eu tenho um aquário com essa capacidade e tenho esse filtro e se pesquisares aqui no forum muita gente tem esse filtro em aquários com essa capacidade. Quanto melhor a filtragem menos manutenção terás que fazer e menos trabalho terás (ou seja menos regularidade nas TPA's ou menos quantidade de água);). Ah e como o Tozé disse um externo é melhor até pela facilidade que terás na limpeza do mesmo. Outra coisa, o parar imediato o filtro não é bom. Eu quando mudei do interno para o externo durante um tempo tive os dois a funcionar em simultâneo. Se metes um filtro novo e tiras o antigo é quase como se começasses o ciclo do azoto de inicio porque o filtro deixa de ter a colónia de bactérias ( não é exactamente porque as bactérias também se instalam no substrato). Ou seja, parece-me que o que ele quer é vender e de aquariofilia não percebe muito;) Citar Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 23, 2017 Publicado: Novembro 23, 2017 há 23 horas, Anaid_dias disse: Muito obrigada pessoal por todas as dicas...irei melhor estes aspectos e vou dando noticias... cumprimentos. E já agora enche o aquário até à moldura preta...fica muito melhor! 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Tozé Nunes Publicado: Novembro 24, 2017 Publicado: Novembro 24, 2017 há 14 horas, andiesel disse: Tenho um aqua de 60L (claro que com o “recheio” ficam alguns 45L), e em conversa numa loja de aquariofilia disseram-me que o meu filtro Eheim Classic 250 (2213), com capacidade máxima de filtragem de 440L/h era um absurdo de potência. Disse-me ainda para parar de imediato esse filtro e (claro!!!) comprar um XPTO que ele lá tinha, pois esse é que era o indicado para o aquário. Até me disse que aquilo que aprendi em aquariofilia estava errado, com aquele filtro não era preciso fazer TPA’s, o filtro XPTO com uma pastilha decompunha as fezes e repunha tudo o que era necessário. Que me dizem desta conversa, tem algum sentido? Podes partilhar que filtro XPTO é esse? Se fizer aquilo que esse senhor disse fico já com ele!!!! Agora a sério, numa loja de aquariofilia não me parece que tenha sido, talvez uma loja de animais? É por haver ainda lojistas ou empregados de lojas que tratam assim os clientes que dou graças por haver fóruns como o nosso onde os membros experientes podem aconselhar os novos a não cometer certos erros. Por melhor que sejam os filtros isso não significa que as TPA deixem de ser necessárias. Eu sou fã dos clássicos da eheim, tenho a funcionar 3, dois deles em série no de 60 litros aka Beehive - a colmeia, conforme podes ver na assinatura e mais...cheguei a ter com sucesso um 2213 num aquario de 30 litros só para camarões crystal red, também podes ver na assinatura! 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Anaid_dias Publicado: Dezembro 15, 2017 Autor Publicado: Dezembro 15, 2017 (editado) Boas pessoal Apos seguir algumas dicas aqui dadas, nas imagens seguintes podem ver como esta o meu aquario atualmente... Ainda sem peixes, mas tenho uns 10 red cherry... Editado Dezembro 15, 2017 por Anaid_dias 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 22, 2017 Publicado: Dezembro 22, 2017 Isso quer mais plantas. Uma aquário é um biótopo e quanto mais plantas tem mais saudável e estável e capacidade de suportar vida consegue ter. Além de que a beleza n tem comparação. Fertilização, alguma? Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Anaid_dias Publicado: Dezembro 22, 2017 Autor Publicado: Dezembro 22, 2017 Eu tenho colocado as coisas aos poucos, o dinheiro não é muito... Apenas tenho o substrato não faço fertilizante.... Citar
Recommended Posts