Recommended Posts

Publicado:

07-02-2018

Um pequeno update depois da poda da semana passada.

39233441675_321e2cbae5_b.jpg07022018-_MG_3389-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

39233440225_3ec260875e_b.jpg07022018-_MG_3390-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

25260723277_de14cb1d17_b.jpg07022018-_MG_3391-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

Cumprimentos,

Luís Cardoso

• Gosto 7
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Esta fantástico luís, parece um quadro do louvre! Se calhar aquela moita vermelha atrás e à esquerda podia ter mais destaque, pessoalmente acho essa planta linda, e uma ondulação pequena não destoava... :-p

Publicado:

Fantástico! :default_dance:

Parabéns! Excelente trabalho.

Cumprimentos!

Publicado:
Esta fantástico luís, parece um quadro do louvre! Se calhar aquela moita vermelha atrás e à esquerda podia ter mais destaque, pessoalmente acho essa planta linda, e uma ondulação pequena não destoava... :-p

Ela vai ter mais destaque sim, mas quando crescer.
O aquário foi podado à uma semana

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
Fantástico! :default_dance:
Parabéns! Excelente trabalho.
Cumprimentos!

Obrigado

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Hoje deixo-vos duas fotos para apreciarem o crescimento maluco deste aquario

28-01-2018

39521307224_edc666378a_b.jpg28012018-28012018-_MG_3371 by Luís Cardoso, no Flickr

12-02-2018

26359620648_753033c93d_b.jpg12022018-_MG_3393-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

Cumprimentos

Luís Cardoso

• Gosto 7

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Com três aquários tão bons, difícil deve ser teres tempo para eles. Como é que consegues???  Podes falar um pouco mais sobre o regime de manutenção diário/semanal? 

• Votar + 1
Publicado:
há 4 horas, Tozé Nunes disse:

Com três aquários tão bons, difícil deve ser teres tempo para eles. Como é que consegues???  Podes falar um pouco mais sobre o regime de manutenção diário/semanal? 

Tozé como sabes, por motivos profissionais, não tenho o tempo que queria para dispender com os aquários., mas para os manter é preciso muita disciplina e não pode haver desleixo.

O meu plano é simples, 1 ou 2 tpas por semana (1 é obrigatoria, a segunda é quando tenho mais tempo livre faço uma tpa mais pequena a meio da semana), fertilização diária e paciência.

Como não tenho sempre o mesmo horário de trabalho , e por vezes nem consigo olhar diariamente os aquários, tenho a fertilização automatizada com bomba peristaltica, para garantir que não falta comida às plantas.

Depois é podar as plantas nas alturas certas e não complicar a vida...

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Este aquario e uma obra prima.

Quem me dera conseguir manter os  meus a este nivel. 

Obrigado Bruno.

Não é difícil manter os aquários, claro que é preciso experiência, que pelos teus layouts penso já teres.

Muitas das vezes torna-se a tarefa mais complexa do que realmente é.

A palavra chave é disciplina e estabilidade, quanto mais mudanças fazemos mais complicamos a nossa vida neste hobby.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
23 hours ago, Luís Cardoso said:

Obrigado Bruno.

Não é difícil manter os aquários, claro que é preciso experiência, que pelos teus layouts penso já teres.

Muitas das vezes torna-se a tarefa mais complexa do que realmente é.

A palavra chave é disciplina e estabilidade, quanto mais mudanças fazemos mais complicamos a nossa vida neste hobby.

Monta-los sei como faze-lo, manutencao tambem, mas e a fertelizacao que ainda me da um pouco a volta a cabeca. Ainda tenho dificuldades em encontrar aquele balanco perfeito entre crescer as plantas e crescer algas,especialmente a longo prazo, mas ainda nao deisti de ultrapassar essa barreira. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Crescimentos absurdos e 0 algas, o sonho de qualquer scaper!

O facto de teres tudo automatizado ajuda bastante, mas a manutenção religiosa é a meu ver a chave do sucesso. 

Abraço 

• Gosto 1
  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Dia de poda...

40299085601_8ab267771a_b.jpg16022018-_MG_3434-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

26426715558_04980b7bed_b.jpg16022018-IMG_3407 by Luís Cardoso, no Flickr

26426713908_9d91994a26_b.jpg16022018-IMG_3416 by Luís Cardoso, no Flickr

40254111242_7014fa67b3_b.jpg16022018-IMG_3418 by Luís Cardoso, no Flickr

25427890587_b0d145f84f_b.jpg16022018-IMG_3419 by Luís Cardoso, no Flickr

39587474864_c386899b5f_b.jpg16022018-IMG_3422 by Luís Cardoso, no Flickr

Aproveitei que tinha as calhas maswas ca fora e resolvi por um lado a lado (mesmo settings e apenas foi feito crop da imagem)

39587479104_eacbe33242_b.jpg16022018-_MG_3435 by Luís Cardoso, no Flickr

39401759465_0cb15d9fcf_b.jpg16022018-_MG_3433 by Luís Cardoso, no Flickr

Depois da poda...

40299255141_7766faece5_b.jpg16022018-_MG_3438 by Luís Cardoso, no Flickr

Cumprimentos

Luís Cardoso

• Gosto 4

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Boas Luís,

Parabéns por mais um belo aquário, os contrastes de tonalidades de cores está  muito bem conseguido, tenho acompanhado o teu percurso e tens evoluído de dia para dia!! Espero é que como muitos outros aquariofilistas que por aqui cresceram e que acabam por passado algum tempo deixar de ter tempo para partilhar os seus trabalhos e experiência, que não aconteça contigo, hehe!! 

Aproveito para continuar o assunto que se tem falado, eu também para a questão da fertilização tenho tido bastante dificuldades, e seria interessante partilhares essa experiência, como manter um aquário tão bonito e sem algas. Como se referiu sei que a chave e não mudar muito e que muitas vezes por ver as coisas a descamba custa não mexer, mas aborrece não se perceber o sentido das coisas. Neste momento a um pouco de 3 semanas que não mexo nem na luz nem fertilização mas a GDA é muita no meu aquário e não consigo por mais que leia perceber o porquê, ou seja, causa e efeito para os problemas. 

De resto continua a partilhar.

Cumprimentos,

Samuel

Publicado:

Muito bom Luis, 

Mesmo sem muito tempo a paixão e dedicação que empregas nos teus aquário é qualquer coisa de meritório, e aqui continua mais uma vez o exemplo disso.

Continua a presentear-nos, sempre que possas, com esta qualidade. 

Abraço 

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

O meu esquema de fertilização é baseado no esquema antigo da ada.
Foi aquele que até agora me tem permitido optimizar melhor o crescimento das plantas vs algas.
Quando inicio os aquários começo por fertilizar apenas com K e Fe, uma vez que tenho usado substrato fértil como primeira camada.
Depois ao fim 2/3 meses começo a introduzir o N e o P, com metade das doses recomendadas pela ada. Depois vou subindo até a dose recomendada, não tendo até a data necessidade de ultrapassar essas doses.
Neste caminho a observação do crescimento das plantas é importante para perceber se é preciso antecipar a entrada do N e P.
No tópico do Nuno Matos e no seu Flickr têm tudo o que precisam caso queiram fazer os vossos fertilizantes.
Neste aquário é possível perceber como tendo a fertilização adequada é possível domar uma luz fortíssima com fotoperiodo de 10h.
Neste momento no meu 120 introduzi 4 twinstar 600sp e seguindo o mesmo esquema de fertilizacao tenho o aquário estabilizado com 10h de fotoperiodo, sem dimmar as calhas.
Cumprimentos
Luís Cardoso

• Votar + 2

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
há 24 minutos, Luís Cardoso disse:

O meu esquema de fertilização é baseado no esquema antigo da ada.
Foi aquele que até agora me tem permitido optimizar melhor o crescimento das plantas vs algas.
Quando inicio os aquários começo por fertilizar apenas com K e Fe, uma vez que tenho usado substrato fértil como primeira camada.
Depois ao fim 2/3 meses começo a introduzir o N e o P, com metade das doses recomendadas pela ada. Depois vou subindo até a dose recomendada, não tendo até a data necessidade de ultrapassar essas doses.
Neste caminho a observação do crescimento das plantas é importante para perceber se é preciso antecipar a entrada do N e P.
No tópico do Nuno Matos e no seu Flickr têm tudo o que precisam caso queiram fazer os vossos fertilizantes.
Neste aquário é possível perceber como tendo a fertilização adequada é possível domar uma luz fortíssima com fotoperiodo de 10h.
Neste momento no meu 120 introduzi 4 twinstar 600sp e seguindo o mesmo esquema de fertilizacao tenho o aquário estabilizado com 10h de fotoperiodo, sem dimmar as calhas.
Cumprimentos
Luís Cardoso

Boas Luís,

Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma  ajuda  neste  fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar.

Aproveito para algumas questões:

A observação que falas e em relação ao crescimento?

Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. 

A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?

Publicado:
Boas Luís,
Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma  ajuda  neste  fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar.
Aproveito para algumas questões:
A observação que falas e em relação ao crescimento?
Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. 
A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?

Claro que não.
Se levasse a mal não te respondia.
Observação que falo refere-se a velocidade de crescimento e carências que as plantas apresentem.
Que eu saiba não tem grande influencia, duvido que tenhas assim tanta carência de magnésio, eu só uso osmose nos aquários e não dou nem vejo necessidade em dar.
Sinceramente acho que o fosfato faz falta, a ada defende que o que é criado no aquário é suficiente, eu acho que se dermos mais um pouco não faz grande mal, relativamente as algas, aquilo que eu penso que a ada defende é que o no3 produzido no aquário pelos peixes e pela decomposição de matéria orgânica não é suficiente em determinadas alturas, para suprir todas as necessidades das plantas, daí criarem um suplemento de N.
Os fosfatos, na linha deles, é criado em quantidade suficiente.
Há que ter em conta que nos aquários com sistema ada se fizeres testes anda tudo muito perto de 0.
Na minha perspectiva dar N e P tem vantagens, crescimentos mais rápidos, recuperações de poda mais rápida, é preciso é mantê-los controlados. Eu apesar de estar a dar as doses completas, acredito que se fizer testes tenho tudo muito perto de 0.
Mas lá está ainda não experimentei a gama nova, quando houver alguém que analise os novos ferts logo testo, mas para já, a receita antiga funciona na perfeição .
Agora aproveito para dizer que este sistema de fertilização pode não funcionar em todos os aquários, ter um bom sistema de substrato é fulcral.
Cumprimentos
  • Gosto 1
  • Votar + 2

Cumprimentos
Luís Cardoso

• 2 semanas depois...
Publicado:

Este está ao jeito para a foto! 

Que regalo!

Publicado:
Este está ao jeito para a foto! 
Que regalo!

Quase quase...

Cumprimentos
Luís Cardoso