Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 7, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2018 07-02-2018 Um pequeno update depois da poda da semana passada. 07022018-_MG_3389-Editar by Luís Cardoso, no Flickr 07022018-_MG_3390-Editar by Luís Cardoso, no Flickr 07022018-_MG_3391-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos, Luís Cardoso 7 1 Cumprimentos Luís Cardoso
buedamau Publicado: Fevereiro 7, 2018 Publicado: Fevereiro 7, 2018 Esta fantástico luís, parece um quadro do louvre! Se calhar aquela moita vermelha atrás e à esquerda podia ter mais destaque, pessoalmente acho essa planta linda, e uma ondulação pequena não destoava... :-p -------RouGh2sTart------- -------the twins connection------
AACC Publicado: Fevereiro 7, 2018 Publicado: Fevereiro 7, 2018 Fantástico! Parabéns! Excelente trabalho. Cumprimentos!
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 7, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2018 Esta fantástico luís, parece um quadro do louvre! Se calhar aquela moita vermelha atrás e à esquerda podia ter mais destaque, pessoalmente acho essa planta linda, e uma ondulação pequena não destoava... :-p Ela vai ter mais destaque sim, mas quando crescer.O aquário foi podado à uma semana Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 7, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2018 Fantástico! Parabéns! Excelente trabalho. Cumprimentos! Obrigado Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 12, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2018 Hoje deixo-vos duas fotos para apreciarem o crescimento maluco deste aquario 28-01-2018 28012018-28012018-_MG_3371 by Luís Cardoso, no Flickr 12-02-2018 12022018-_MG_3393-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso 7 Cumprimentos Luís Cardoso
Tozé Nunes Publicado: Fevereiro 13, 2018 Publicado: Fevereiro 13, 2018 Com três aquários tão bons, difícil deve ser teres tempo para eles. Como é que consegues??? Podes falar um pouco mais sobre o regime de manutenção diário/semanal? 1 Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Bruno R. Carvalho Publicado: Fevereiro 13, 2018 Publicado: Fevereiro 13, 2018 Este aquario e uma obra prima. Quem me dera conseguir manter os meus a este nivel. Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 13, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2018 há 4 horas, Tozé Nunes disse: Com três aquários tão bons, difícil deve ser teres tempo para eles. Como é que consegues??? Podes falar um pouco mais sobre o regime de manutenção diário/semanal? Tozé como sabes, por motivos profissionais, não tenho o tempo que queria para dispender com os aquários., mas para os manter é preciso muita disciplina e não pode haver desleixo. O meu plano é simples, 1 ou 2 tpas por semana (1 é obrigatoria, a segunda é quando tenho mais tempo livre faço uma tpa mais pequena a meio da semana), fertilização diária e paciência. Como não tenho sempre o mesmo horário de trabalho , e por vezes nem consigo olhar diariamente os aquários, tenho a fertilização automatizada com bomba peristaltica, para garantir que não falta comida às plantas. Depois é podar as plantas nas alturas certas e não complicar a vida... Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 13, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2018 há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse: Este aquario e uma obra prima. Quem me dera conseguir manter os meus a este nivel. Obrigado Bruno. Não é difícil manter os aquários, claro que é preciso experiência, que pelos teus layouts penso já teres. Muitas das vezes torna-se a tarefa mais complexa do que realmente é. A palavra chave é disciplina e estabilidade, quanto mais mudanças fazemos mais complicamos a nossa vida neste hobby. Cumprimentos Luís Cardoso
Bruno R. Carvalho Publicado: Fevereiro 14, 2018 Publicado: Fevereiro 14, 2018 23 hours ago, Luís Cardoso said: Obrigado Bruno. Não é difícil manter os aquários, claro que é preciso experiência, que pelos teus layouts penso já teres. Muitas das vezes torna-se a tarefa mais complexa do que realmente é. A palavra chave é disciplina e estabilidade, quanto mais mudanças fazemos mais complicamos a nossa vida neste hobby. Monta-los sei como faze-lo, manutencao tambem, mas e a fertelizacao que ainda me da um pouco a volta a cabeca. Ainda tenho dificuldades em encontrar aquele balanco perfeito entre crescer as plantas e crescer algas,especialmente a longo prazo, mas ainda nao deisti de ultrapassar essa barreira. Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
ismael_figueira Publicado: Fevereiro 15, 2018 Publicado: Fevereiro 15, 2018 Crescimentos absurdos e 0 algas, o sonho de qualquer scaper! O facto de teres tudo automatizado ajuda bastante, mas a manutenção religiosa é a meu ver a chave do sucesso. Abraço 1 1 Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 16, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2018 Dia de poda... 16022018-_MG_3434-Editar by Luís Cardoso, no Flickr 16022018-IMG_3407 by Luís Cardoso, no Flickr 16022018-IMG_3416 by Luís Cardoso, no Flickr 16022018-IMG_3418 by Luís Cardoso, no Flickr 16022018-IMG_3419 by Luís Cardoso, no Flickr 16022018-IMG_3422 by Luís Cardoso, no Flickr Aproveitei que tinha as calhas maswas ca fora e resolvi por um lado a lado (mesmo settings e apenas foi feito crop da imagem) 16022018-_MG_3435 by Luís Cardoso, no Flickr 16022018-_MG_3433 by Luís Cardoso, no Flickr Depois da poda... 16022018-_MG_3438 by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso 4 Cumprimentos Luís Cardoso
Samuel Ferreira Publicado: Fevereiro 16, 2018 Publicado: Fevereiro 16, 2018 Boas Luís, Parabéns por mais um belo aquário, os contrastes de tonalidades de cores está muito bem conseguido, tenho acompanhado o teu percurso e tens evoluído de dia para dia!! Espero é que como muitos outros aquariofilistas que por aqui cresceram e que acabam por passado algum tempo deixar de ter tempo para partilhar os seus trabalhos e experiência, que não aconteça contigo, hehe!! Aproveito para continuar o assunto que se tem falado, eu também para a questão da fertilização tenho tido bastante dificuldades, e seria interessante partilhares essa experiência, como manter um aquário tão bonito e sem algas. Como se referiu sei que a chave e não mudar muito e que muitas vezes por ver as coisas a descamba custa não mexer, mas aborrece não se perceber o sentido das coisas. Neste momento a um pouco de 3 semanas que não mexo nem na luz nem fertilização mas a GDA é muita no meu aquário e não consigo por mais que leia perceber o porquê, ou seja, causa e efeito para os problemas. De resto continua a partilhar. Cumprimentos, Samuel
ismael_figueira Publicado: Fevereiro 16, 2018 Publicado: Fevereiro 16, 2018 Muito bom Luis, Mesmo sem muito tempo a paixão e dedicação que empregas nos teus aquário é qualquer coisa de meritório, e aqui continua mais uma vez o exemplo disso. Continua a presentear-nos, sempre que possas, com esta qualidade. Abraço Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 20, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2018 O meu esquema de fertilização é baseado no esquema antigo da ada.Foi aquele que até agora me tem permitido optimizar melhor o crescimento das plantas vs algas.Quando inicio os aquários começo por fertilizar apenas com K e Fe, uma vez que tenho usado substrato fértil como primeira camada.Depois ao fim 2/3 meses começo a introduzir o N e o P, com metade das doses recomendadas pela ada. Depois vou subindo até a dose recomendada, não tendo até a data necessidade de ultrapassar essas doses.Neste caminho a observação do crescimento das plantas é importante para perceber se é preciso antecipar a entrada do N e P.No tópico do Nuno Matos e no seu Flickr têm tudo o que precisam caso queiram fazer os vossos fertilizantes.Neste aquário é possível perceber como tendo a fertilização adequada é possível domar uma luz fortíssima com fotoperiodo de 10h.Neste momento no meu 120 introduzi 4 twinstar 600sp e seguindo o mesmo esquema de fertilizacao tenho o aquário estabilizado com 10h de fotoperiodo, sem dimmar as calhas.Cumprimentos Luís Cardoso 2 Cumprimentos Luís Cardoso
Samuel Ferreira Publicado: Fevereiro 20, 2018 Publicado: Fevereiro 20, 2018 há 24 minutos, Luís Cardoso disse: O meu esquema de fertilização é baseado no esquema antigo da ada. Foi aquele que até agora me tem permitido optimizar melhor o crescimento das plantas vs algas. Quando inicio os aquários começo por fertilizar apenas com K e Fe, uma vez que tenho usado substrato fértil como primeira camada. Depois ao fim 2/3 meses começo a introduzir o N e o P, com metade das doses recomendadas pela ada. Depois vou subindo até a dose recomendada, não tendo até a data necessidade de ultrapassar essas doses. Neste caminho a observação do crescimento das plantas é importante para perceber se é preciso antecipar a entrada do N e P. No tópico do Nuno Matos e no seu Flickr têm tudo o que precisam caso queiram fazer os vossos fertilizantes. Neste aquário é possível perceber como tendo a fertilização adequada é possível domar uma luz fortíssima com fotoperiodo de 10h. Neste momento no meu 120 introduzi 4 twinstar 600sp e seguindo o mesmo esquema de fertilizacao tenho o aquário estabilizado com 10h de fotoperiodo, sem dimmar as calhas. Cumprimentos Luís Cardoso Boas Luís, Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma ajuda neste fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar. Aproveito para algumas questões: A observação que falas e em relação ao crescimento? Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 20, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2018 Boas Luís, Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma ajuda neste fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar. Aproveito para algumas questões: A observação que falas e em relação ao crescimento? Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb? Claro que não.Se levasse a mal não te respondia.Observação que falo refere-se a velocidade de crescimento e carências que as plantas apresentem.Que eu saiba não tem grande influencia, duvido que tenhas assim tanta carência de magnésio, eu só uso osmose nos aquários e não dou nem vejo necessidade em dar.Sinceramente acho que o fosfato faz falta, a ada defende que o que é criado no aquário é suficiente, eu acho que se dermos mais um pouco não faz grande mal, relativamente as algas, aquilo que eu penso que a ada defende é que o no3 produzido no aquário pelos peixes e pela decomposição de matéria orgânica não é suficiente em determinadas alturas, para suprir todas as necessidades das plantas, daí criarem um suplemento de N. Os fosfatos, na linha deles, é criado em quantidade suficiente.Há que ter em conta que nos aquários com sistema ada se fizeres testes anda tudo muito perto de 0.Na minha perspectiva dar N e P tem vantagens, crescimentos mais rápidos, recuperações de poda mais rápida, é preciso é mantê-los controlados. Eu apesar de estar a dar as doses completas, acredito que se fizer testes tenho tudo muito perto de 0.Mas lá está ainda não experimentei a gama nova, quando houver alguém que analise os novos ferts logo testo, mas para já, a receita antiga funciona na perfeição .Agora aproveito para dizer que este sistema de fertilização pode não funcionar em todos os aquários, ter um bom sistema de substrato é fulcral.Cumprimentos 1 2 Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 26, 2018 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2018 A foto final deste está muito perto... 26022018-_MG_3443 by Luís Cardoso, no Flickr 4 Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Março 8, 2018 Autor Publicado: Março 8, 2018 Mais uma semana e já a precisar de tesoura outra vez 08032018-_MG_3470-Editar by Luís Cardoso, no Flickr 4 1 Cumprimentos Luís Cardoso
ismael_figueira Publicado: Março 8, 2018 Publicado: Março 8, 2018 Este está ao jeito para a foto! Que regalo! Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Março 8, 2018 Autor Publicado: Março 8, 2018 Este está ao jeito para a foto! Que regalo! Quase quase... Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Março 9, 2018 Autor Publicado: Março 9, 2018 Um pequeno video... 4 1 Cumprimentos Luís Cardoso
Recommended Posts