Inicio de um plantado


Wilson Silva

Recommended Posts

Boa tarde resolvi mudar meu aquario para um plantado, é um boyu de 80 litros, comprei 5 kg de substrato inerte, 6 kilos de areia média, sistema de co2 cilindro

tenho algumas duvidas quanto a montagem o passo a passo e a fase de ciclagem e também a dosagem do co2 que devo usar no aquario.

Meu aquario ja tem sistema de filtragem 700litros/h tem iluminação azul e branca 

outra duvida eu tenho que usar carvão ativado na filtragem ou atrapalha nas plantas, minha intenção é criar discos e neons apenas esse peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Wilson,

Ante de mais benvindo ao fórum!

Vamos por partes, primeiramente lê o tópico abaixo sobre ciclo do azoto:

 

Segunda situação, queres discos e neons no mesmo aquário?....se sim não aconselho, deves primeiro ver a compatibilidade entre as espécies e ver os parâmetros que cada espécie se adapta, caso contrário não terás sucesso algum.

Em relação ao co2 tudo vai depender do tipo de exigência das plantas que vais adquirir, independentemente disso, para te orientares na quantidade injectada de co2 usa um drop checker com um reagente que te vai indicar através de 3 cores a quantidade de co2 disponível na coluna de água, ou seja, azul=muito oxigénio, amarelo=muito co2 e verde=equilibrado.

O carvão activado eu apenas aconselho durante a ciclagem ou após algum tratamento feito com medicação, tirando isso, não aconselho carvão activado, é apenas a minha opinião.

Isto são apenas algumas indicações por alto sem saber exactamente o que tens e o que queres, para um plantado médio é necessário uma boa iluminação, fertilização, co2 e boa filtragem, tendo em conta que luz+fert+co2 terão de ser ajustados consoante a flora existente e a evolução da mesma.

Lê bastante sobre plantados antes de te iniciares, tens muito bons exemplos neste fórum com passo a passo e o material utilizado, é uma questão de ser paciente e bom leitor! ;)

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.