Ricardo Lira Publicado Novembro 5, 2017 Publicado Novembro 5, 2017 Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário Confesso que não pensei num nome...2 - Data da montagem 31 de Outubro de 2017 3 - Dimensões do aquário Aquário: L 61 cm x P 31 cm x A 37 cm 3.1 - Volumes bruto e útil 60L / Aproximadamente 50L 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Filtro Bioflow One Juwel - Meio filtrante bioPlus fine One4.2 - Termostato Aquecedor: de 50 Watts, invisível, ocultado pelo filtro4.3 - Iluminação/Foto-período LED Spectrum de NovoLux, de 8 Watts, certificação energética A+, para uma iluminação otimizada / 6 Horas diárias4.4 - Sistema de CO2 Não tem 4.5 - Outro equipamentos adicionais Difusor de oxígenio: fornecimento de oxigénio regulável 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil Não me lembro do nome, mas é da Sera5.2 - Substrato inerte Areia natural preta 2/3 mm5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Duas raízes do deserto6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Não tem7 - Fauna Ainda não tem, e ainda vou decidir, mas sou fã de Guppies :) ... 8 - Plantas 8.1 - Anúbias Nana8.2 - Anúbias Petite 8.3 - Queria colocar uma vallisneria spiralis Inicialmente tinha enterrado os rizomas das anúbias, mas graças ao alerta do DiogoBS já coloquei corretamente :) Obrigado DiogoBS!9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - Neste momento apenas medi o pH e confesso que tenho alguma dificuldade com as cores... deve andar entre os 7,3 e os 7,5. Medi também NO2 e estava em 0,05ppm 9.2 - Frequência das TPA's - Ainda não fiz nenhuma 10 - Fotos Este projeto é o primeiro, e para já, nestes 5 dias de "vida" está a dar-me muito gozo! Paciência sempre foi uma característica minha, por isso não quero apressar as coisas, apesar de estar ansioso por estar em condições de começar a colocar peixinhos lá dentro, mas apenas depois de ter a certeza que eles terão as condições ideais para eles :) 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 13, 2017 Publicado: Novembro 13, 2017 Ricardo, desculpa a ausência de feedback, mas o tópico estava deslocado e assim é mais difícil que seja visto pelo pessoal e que possa comentar/ajudar. Sugestões: Enche isso com mais plantas, plantas de baixa manutenção e exigência. Ums crytocores, uns fetos etc, etc. Vê por aqui as fichas de plantas que te podem ajudar bastante. Assim como está, está meio despido e as plantas vão ajudar-te bastante na manutenção das condições e na saúde dos peixes. Bota plantas nisso!!!! Eu aumentava um pouco o fotoperíodo. 7- 8h é um bom indicador. Vai fazendo umas trocas de água!!! Também colocava ou mais uns troncos ou umas rochas a acompanhar. De resto vai desfrutando e dando noticias. Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Gonçalo84 Publicado: Novembro 13, 2017 Publicado: Novembro 13, 2017 Boas, já sabes qual o caminho que queres enveredar? Se é para ser comunitário, plantado ou mais à frente aquascaping. Vê aqui no fórum as montagens nas respectivas secções. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Ricardo Lira Publicado: Novembro 14, 2017 Autor Publicado: Novembro 14, 2017 Obrigado @Vasco Ferreira, e quem pede desculpa por ter colocado o tópico no local errado, sou eu :) Já estou a ver mais algumas plantas para lá colocar, bem como umas rochas :) Obrigado pela sugestão. Já aumentei também o período de iluminação e já tenho feito trocas de água de 20%! É incrivel o prazer que estou a ter, e ainda nem peixes tenho :) @Gonçalo84 - Vai ser um comunitário, e estou a pensar em corys, guppies, e plattys :) Tenho visto algumas montagens aqui, e algumas são autenticos quadros vivos. Um dia também hei-de ser capaz :) Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 14, 2017 Publicado: Novembro 14, 2017 E mais umas fotos, para vermos o andamento, n há?Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Ricardo Lira Publicado: Novembro 14, 2017 Autor Publicado: Novembro 14, 2017 Tenho de tirar, amanhã já devo colocar :) Citar
Ricardo Lira Publicado: Novembro 16, 2017 Autor Publicado: Novembro 16, 2017 As plantas ainda estão a caminho para aumentar a flora, mas entretanto também coloquei uma pedra vulcânica! Nas raízes tem aquele "algodão" branco que já li bastante aqui e que a ideia com que fiquei era que não havia problema, que quando colocasse umas corydoras, elas tratavam disso, certo? Antes de colocar as raízes no aquario fervi bem, e tiveram bastante tempo em água (ia trocando a água) até deixarem de flutuar e perder cor. Também fervi a rocha antes de a colocar no aquário e fiz o teste do vinagre (com a rocha seca). Neste momento tenho os valores da amónia a 0, e nitritos está na escala mais pequena (< 0,01 ppm) depois de terem tido um aumento na semana passada - estava no valor mais alto da escala dos nitritos segundo o teste da SERA por isso, deve querer dizer que o ciclo está a correr bem, certo? Aqui ficam novas fotos :) 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 16, 2017 Publicado: Novembro 16, 2017 Ricardo mais plantas nisso. Por enquanto vai afinando as capacidades de manteres um aquário saudável, depois logo afinas as capacidades de layout. Desloca a rocha do meio para junto de um ou outro tronco, vais ver que fica logo mais harmonioso. O algodão, são fungos e geralmente quem trata bem disso são camarões. Red Cherries são muito fáceis de manter e extremamente resilientes. Sim, deixa o ciclo correr mais uns dias, n tenhas pressa. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Ricardo Lira Publicado: Janeiro 26, 2018 Autor Publicado: Janeiro 26, 2018 Boas! Finalmente consegui vir atualizar o tópico. Entretanto troquei o filtro interno que vinha com o Kit do Aquario pelo Eheim Ecco Pro 200 e consequentemente tive de trocar também o aquecedor pelo Eheim de 75W. Segui o conselho do @Vasco Ferreira e coloquei mais plantas, mas demoraram um pouco a chegar :) Continuo a aprender a cada dia e estou a adorar a interação dos "meus meninos" :) Fotos mais atualizadas: 1 Citar
Recommended Posts