Miguel Valadas Publicado Novembro 5, 2017 Share Publicado Novembro 5, 2017 Boas pessoal, Estou a começar a reunir material para montar o meu cubo de 30 litros. Gostaria de usar alguns elementos recolhidos localmente . Exceto o substrato e as plantas que serão comprados. Pedras As pedras pensei recolher perto de casa. Encontrei um local recheado de pedra basalto (ver foto) mas receio que alterem o pH. Penso que se forem boas não faltem variedade de tamanho. Tronco Para o tronco tinha pensado em colocar um pedaço de tronco de Oliveira. Trata-se de uma Oliveira centenária de um terreno do meu avô. A Oliveira ainda está de pé mas é tão antiga que consegui separar uma parte do tronco principal. Acontece que o tronco me parece ainda com partes “vivas” ou seja não está completamente seco. Poderei usar? O que devo fazer para o tratar ? A parte do tronco é grande para o cubo por isso terá que ser partido. Obrigado Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Novembro 5, 2017 Share Publicado: Novembro 5, 2017 Boas miguel, As pedras podes usar à vontade lavas bem e ferves antes de irem para o aquário. Pelo que me recordo das aulas de geologia o basaldo quanto muito poderá acidificar a água (podes sempre confirmar com o teste do vinagre). O tronco penso que não poderás usar pois tem que estar bem seco (faz uns cortes se libertar seiva ainda não está seco) Cumprimentos Enviado do meu 6043D através de Tapatalk Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Novembro 5, 2017 Autor Share Publicado: Novembro 5, 2017 Boas miguel, As pedras podes usar à vontade lavas bem e ferves antes de irem para o aquário. Pelo que me recordo das aulas de geologia o basaldo quanto muito poderá acidificar a água (podes sempre confirmar com o teste do vinagre). O tronco penso que não poderás usar pois tem que estar bem seco (faz uns cortes se libertar seiva ainda não está seco) Cumprimentos Enviado do meu 6043D através de Tapatalk Boas MarcoAntes de mais obrigado pela resposta. Efectivamente o tronco parece-me muito verde vai ter que esperar pelo menos um ou dois anos. O que não é necessariamente mau. Esse é o prazo que tenho estipulado para montar outro aquário. Quanto à pedra as minhas dúvidas prendem-se com a alteração do pH. Fiz o teste do vinagre e não reagiu, mas vi vídeos no YouTube em que o basalto reage a ácidos. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Novembro 5, 2017 Autor Share Publicado: Novembro 5, 2017 Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Novembro 5, 2017 Share Publicado: Novembro 5, 2017 Boas, Depois da tua resposta fui procurar um pouco mais de informação (também tenho umas pedras basálticas) e parece que em alguns casos poderá tornar mais alcalina a água (vai depender da composição do mesmo). Enviado do meu 6043D através de Tapatalk 1 Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Novembro 5, 2017 Autor Share Publicado: Novembro 5, 2017 Boas, Depois da tua resposta fui procurar um pouco mais de informação (também tenho umas pedras basálticas) e parece que em alguns casos poderá tornar mais alcalina a água (vai depender da composição do mesmo). Enviado do meu 6043D através de Tapatalk Pois. Terei que fazer mais testes. Gosto da pedra e está disponível à porta de casa. se for uma solução tinha uma grande oferta disponível de tamanhos e formas. Obrigado pela ajuda. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo jorge paulo pires Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 estou exatamente nesse ponto de recolha de materiais. Digam me se troncos de Salgueiro são prejudiciais para o meu aqua que pretende ser bem plantado.. Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 estou exatamente nesse ponto de recolha de materiais. Digam me se troncos de Salgueiro são prejudiciais para o meu aqua que pretende ser bem plantado.. Obrigado Os troncos desde que estejam bem secos quase todos dão. Dos únicos que vi que podem ter problemas será pinho (apesar de sabar que há quem tenha no aquário) e eucalipto. Cumprimentos Enviado do meu 6043D através de Tapatalk 1 Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Novembro 13, 2017 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2017 Os troncos desde que estejam bem secos quase todos dão. Dos únicos que vi que podem ter problemas será pinho (apesar de sabar que há quem tenha no aquário) e eucalipto. Cumprimentos Enviado do meu 6043D através de Tapatalk Deixo a última opinião para os mais entendidos, mas sempre ouvi e li que os troncos de árvores resinosas não são recomendáveis. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 Deixo a última opinião para os mais entendidos, mas sempre ouvi e li que os troncos de árvores resinosas não são recomendáveis. Enviado do meu iPhone usando o TapatalkLi o mesmo que tu ;) por isso referi esses aí acima que serão os mais comuns. Mas já vi vários aquas com troncos e raizes de pinho. Cumprimentos Enviado do meu 6043D através de Tapatalk Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo jorge paulo pires Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 Cortei os troncos e coloquei em água com sal, como penso ter lido. Mas se calhar devia ter deixado secar primeiro! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Lopes Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 Cortei os troncos e coloquei em água com sal, como penso ter lido. Mas se calhar devia ter deixado secar primeiro! Quando cortastes libertavam seiva? Se libertar não podes usar e não é num ano que secam (depende muito da dimensão/diâmetro do tronco) Enviado do meu 6043D através de Tapatalk 1 Granite Den Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo jorge paulo pires Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 o Salgueiro deita uma água quando cortado! chamam lha a arvore chorão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Novembro 13, 2017 Share Publicado: Novembro 13, 2017 Boas ricardo jorge Qualquer madeira que queiras colocar no aquário,mesmo o Salgueiro, terá que estar bem,mas mesmo bem seca,ao ponto de a casca sair com facilidade,não é aconselhável colocar madeiras resinosas,como qualquer pinheiro,ou Eucalipto. Cump: Álvaro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SJorge Publicado: Novembro 14, 2017 Share Publicado: Novembro 14, 2017 De qualquer forma tem que fazer o tratamento, para deixar de boiar demora sempre 1 mês. Se tiver como fazer ferver numa panela para matar todas as bactérias ótimo, depois é manter num balde com água até ele ficar pesado e não boiar mais. Outra opção é fazer um suporte em metal, prender no tronco com um parafuso e esconder por baixo do substrato, sempre demorará menos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo jorge paulo pires Publicado: Novembro 14, 2017 Share Publicado: Novembro 14, 2017 Obrigado Alvaro Silva. Penso que o mais dificil, para nós iniciantes, será fazer a leitura do que se está a passar dentro dos nossos aquários e agir em conformidade. Atendendo a que há tanta informação, torna se difícil crivar o que no inicio mais importa. Nos plantados penso que as diculdades duplicam. Os gastos são garantidos, a manutenção adequada é que, ... vamos aguardar. Faltam 30 dias para iniciar a montagem. Cumprimentos Ricardo Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardo jorge paulo pires Publicado: Novembro 14, 2017 Share Publicado: Novembro 14, 2017 Tenho troncos de salgueiro, videira e oliveira a boiar, dentro de um balde de 120 lts com agua e sal. Os de salgueiro tirei porque os meti na agua verdes ainda. As pedras mergulhei em água com lexivia e após umas horas passei por água . Espero ter feito bem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Novembro 14, 2017 Share Publicado: Novembro 14, 2017 Boas ricardo jorge O tronco de Salgueiro terá que secar,e só depois de seco e que vai para dentro de um recipiente para afundar,e sair a maior parte dos taninos,as pedras tens que lavar bem,ate deixar de ter o cheiro da lexivia ,deixas secar as pedras,e vê se são calcarias,ou não,deitas sobre a pedra um pouco de vinagre,ou limão,ou outro acido qualquer, se borbulhar são calcarias,e não dão,se não tiver qualquer reacção então são boas. Cump: Álvaro Silva 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Dezembro 3, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2017 Boas pessoal Mais um passeio mais uma alternativa de pedras a considerar. Pedras das falésias da Praia do GuinchoJá fiz o teste do vinagre e nada. Alguém sabe que tipo de pedra é? Será vulcânica? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 4, 2017 Share Publicado: Dezembro 4, 2017 Boas, por vezes o vinagre não é certo. Tenta com uma ácido mais forte e tentas nessas pedras e em outras que tenhas a certeza que não são calcarias para comparação. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Dezembro 4, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2017 Boas, por vezes o vinagre não é certo. Tenta com uma ácido mais forte e tentas nessas pedras e em outras que tenhas a certeza que não são calcarias para comparação. Boas obrigado pela resposta pensei em colocar ácido muriatico mas tenho algum receio de não saber manusear aquilo mas talvez arrisque. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 4, 2017 Share Publicado: Dezembro 4, 2017 há 2 horas, Miguel Valadas disse: Boas obrigado pela resposta pensei em colocar ácido muriatico mas tenho algum receio de não saber manusear aquilo mas talvez arrisque. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Bem mas não te esqueças de ter uma pedra de controle. Marmore ou granito ou qq coisa assim, porque o ácido pode comer tudo seja calcaria ou não. Estou a dizer isto porque já fiz teste de vinagre a uma pedra e não aconteceu nada, depois meti um acidozinho fraco e borbulhou bastante, depois fiz o controlo numa pedra de granito e não se passou nada. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Dezembro 4, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2017 Bem mas não te esqueças de ter uma pedra de controle. Marmore ou granito ou qq coisa assim, porque o ácido pode comer tudo seja calcaria ou não. Estou a dizer isto porque já fiz teste de vinagre a uma pedra e não aconteceu nada, depois meti um acidozinho fraco e borbulhou bastante, depois fiz o controlo numa pedra de granito e não se passou nada. Ok. Obrigado pela dica. E além do ácido muriatico que outro ácido acessível posso usar ?Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 5, 2017 Share Publicado: Dezembro 5, 2017 Boas Miguel Valadas Olha aqui, ele fala de um outro acido. Cump: Álvaro Silva 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Valadas Publicado: Dezembro 5, 2017 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2017 Obrigado Alvaro. Já conhecia o vídeo. Na verdade a sugestão dele é usar o Acid da Labcon que segundo apurei é ácido clorídrico que na prática não é mais do que ácido muriatico. Já procurei este acid da labcon mas não encontrei Vou arriscar com ácido muriatico mas diluído. Obrigado pela ajuda. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts