Recommended Posts

Publicado:

Provavelmente serviu de comida aos teus peixes e apenas está doente por isso!

Diz as características do teu aqua e quais os peixes k tens!

Publicado:

Olá

Que peixes tens no aquário?

Jacinto

Publicado:

Vê o meu aqua...

Mas principalmente são:

7 Discus

Cardume Cardinais

Gold Nugget

L59

LDA25

Vários Corydoras

2 Botia palhaço muito grandes

2 SAE

3 Camarões

2 Otocinclus

1 Caracol

1 Gato que ainda não sei o nome

Acho que não me esqueci de nada...

Abraços

VF

Publicado:

Olá

Tens vários suspeitos sobre o criminoso desde o "gato que não sabes o nome" aos botia palhaço. Isso vai necessitar de uma investigação à Sherlock Holmes. Para mim o principal suspeito são os botia. De noite usa uma lanterna para os apanhares em flagrante.

Jacinto

Publicado:

Ah

E vê se dás comida a esses peixes depois de a luz se apagar senão quem paga são as plantas.

Jacinto

Publicado:
Boas,

O teu problema não é nenhum peixe... é a falta de nutrientes!

Abraço

Nuno

Discordo completamente. Aquilo não é apenas uma carência pois nota-se perfeitamente o raspar na folha. uma carência não se dava numa folha numa noite, noutra folha noutra noite e etc. Também já passei por essa situação e por isso não estou a falar de cor.

Jacinto

Publicado:
Se fossem os peixes não teria todas as plantas ratadas?

Não. Eles preferem as Echinodorus.

Experimenta numa noite deixar uma folha de alface no aquário e no outro dia de manhã tira-lhe uma foto posta-a aqui.

Jacinto

Publicado:

é falta de nutrientes isso. sem xances de ser algum peixe comendo!

Aconselho por logo um fertilizante em pastilhas na raiz dessa echinodorus.

Um bom em pastilhas é o Seachem flourist Tabs,

e em liquido usa o Seachem flourist.

Publicado:

Olá

Face às evidências, dou a mão à palmatória. É falta de nutrientes.

Jacinto

Publicado:

Boas...

Bem..., eu não me considero um grande entendido na matéria, porém darei a minha opinião baseada em experiência própria. Poderá efectivamente haver falta de alguns nutrientes para dar mais vitalidade à planta, mas creio que o grande problema dessa planta está associado a alguns peixes que o amigo tem, e à uma alimentação carenciado em componentes de ordem vegetal que geralmente se dá a peixes herbívoros.

Eu tenho uma Echinodrorus osiris (que é a minha planta mais antiga - 3 anos) que apresentou durante algum tempo este mesmo problema. parecia estar "ratada". Geralmente, o processo iniciava-se junto ao "veio" principal de algumas folhas e depois ganhava-lhe a extensão da folha; o curioso é que só aconteceia em algumas folhas da mesma planta e o processo só evoluía nessas folhas.... Esta situação começou a acontecer depois de ter adquirido uns 4 pequenos pleco pitbull (LDA25 creio) e um GoldNugett. Cada vez que me esquecia de dar pastilhas de spirulina, eu verificava que algumas plantas pagavam o preço do meu esquecimento, especialmente a E.Osiris. Entretanto, morreu o meu GoldNugget e 3 pitbull e efectivamente nunca mais, com ou sem spirulina, nem com adição de fertilizante, nunca mais houve danos nas minhas plantas, embora ainda tenha um pitbull e 2 otocinclus affinis.

Daí que, pela experiência tida, não acredito que seja falta de nutrientes, porém e sobretudo a fome e falta de alimentação enriquecida com spirulina, que convém a todo o peixe herbívoro.

Espero ter ajudado um pouco.

Cumprimentos para todos.

João Correia

Publicado:

Ah..., esquecia-me da questão da alface... :wink:

Eu também cheguei a colocar a folha de alface, e comigo na primeira vez também nem lhe tocaram...

Foi uma grande desilusão, na altura....

Desconfiança dos peixeis... ?, não sei...

mas no segundo dia, e nas vezes posteriores finalmente atacaram radicalmente, e aí verificava o mesmo tipo de buracos que se encontravam na E.Osiris...

Também cheguei a colocar rodelas de batata, pepino e courgette...

e como tem vários peixes desta natureza a quantidade de alimento deverá ser um pouco maior talvez...

Desculpem a extensão...

Publicado:

Tenho dado uns da "Argo" Spirulina Tabs..., mas penso que na loja que enventualmente costuma comprar os artigos de aquariofilia, e procurar spirulina, encontrará várias marcas...

:wink:

Abraço

Publicado:
O raio da alface está toda ratada... grandes comilões  :shock:

Eu cá bem me parecia.

Continua a dar-lhe alface e vai alternando com pepino. Não passes noite nenhuma sem alimentar senão lá se vão as echi outra vez.

Jacinto

Publicado:

É isso mesmo meu Amigo...

Creio que a receita esteja dada...

E já sabe qual o preço do esquecimento... hehehe

Abraço

João Correia

Publicado:

só agora vi, mas isso é mesmo tipico de peixes com falta de vegetais :) os problemas de nutrientes nao fazem isso da noite para o dia e a evolução nao é tão rapida e notam-se as necroses nas folhas...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me