Auxilio par montar um aquario de discus.

Recommended Posts

Publicado

Bom, sou um tanto quanto inesperiente em relação a Discus, tenho um aquario comunitario, e decidi que agora eu quero um aquario só de discus e neons, mas não sei quase nada em relação a estes ciclideos, gostaria que alguem se dispusesse a me auxiliar, uma vez que descobri quão bom é este Hobby.

Na verdade eu quero somente dois discus e ums 7 neons, por favor me falem um tamanho de aquario ideal, e todos os outros equipamentos nescessarios, eu serei muito grato. Obrigado.

Publicado:

Eu também acho que o aquário deve ter no mínimo 200lts. Deves ter em conta depois o tamanho dos Discos em adultos...

A nível de equipamento não precisas de nada de especial. Termometro, luz, resistências, filtro (um filtro externo era bom).

Depois tu é que tens de ver a questão da água (acidez, dureza etc...).

Antes de fazeres alguma coisa aconselho-te a ler e informares-te acerca dos Discos... Tens aqui muitos posts interessantes... Dá uma vista de olhos pelo fórum... :shock:

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá Leandro

Antes de mais, bem vindo ao forum.

Se queres passar para os discus deves antes de mais adquirir alguns conhecimentos essenciais. Para isso podes fazer uma pesquisa nete forum (vê lá acima) e depois, se continuares com duvidas, deves então fazer as perguntas.

O que é aconselhado para manter discus é no mínimo 200 litros mas se comprares pequenos podes começar com apenas 100 litros. Quando crescerem então seria bom adquirires um aqua maior.

Brotas

Publicado:

Nunca tive discus...mas tive uma vez numa palestra e desaconselharam vivamente a misturais discus com neons ou cardinais...são peixes mto rapidos e agitao bte o aqua perturbando os discus (peixes q apreciam um ambiente calmo no aqua). Para juntar com discus a mm pessoa aconselhou Nannostomus spp (qq peixe lapis) ou carnegiella spp (peixe cutelo, penso q seja este o nome comum...).

Acho q te devias informar melhor ou pela net ou por um criador/aquariofolo experiente em questao de discus.

Publicado:

Eh lá... :shock:

Em todo o lado vejo aquarios com Discos e neons.. parece que é quase uma regra estabelecida. Até nas lojas especializadas em aquariofilia. Será que estamos todos errados? Será que meia duzia de senhores estão certos e o resto do mundo tem andado enganado este tempo todo?!

Os veterinarios tambem dizem que alimentar peixe a gatos faz-lhes mal ao figado. O meu só quer comer pescadinha cozida!! Chama-lhe burro! Ahh.. e nao me parece que ande com dores!

O mal desses Srs. veterinarios é que muitos deles nunca tiveram um aquario na vida e falam do que nao sabem! :?

Mephis

Publicado:

nao me parece que o Srº doutor Rui Ferreira de Almeida (Médico Veterinário)

Seja propriamente um leigo na materia, mas cada um e livre de ter a sua opiniao. muita gente tem escalares com discus e as vezes aparentemente sem problemas. Mas ja estou farto de ver pessoas entendidas dizerem que nao e aconselhado.

Publicado:

Entendes-te-me mal MotarSolitário!!

Nunca quis dizer que o Sr. Doutor e todos os outros Srs Doutores são leigos na matéria, acho é que a maioria deles são muito teóricos, falam do que leiem nos livros o que muitas das vezes não se aplica na prática.

Olha.. como eu não tenho, nem discos, nem néons.. nao sei !! :shock:

Mephis

Publicado:

Bom, por mta razao q tenhas noutras ocasioes não me parece q seja este o caso...o q eu disse ouvi da boca do Dr. Manfred Göbel no ano passado...parece-me bastante credivel e tá longe de ser uma pessoa sem experiencia...trata-se apenas de um grande criador de discus...

Embora, em mtos casos concorde ctg...infelizmente há mtos "treinadores de bancada"...

Publicado:

Ola

Não querendo ser sabição sou de parecer de que não devemos juntar discus com escalares. Estes são muito vivazes de temperamento, são muito mais territoriais. Já criei muito escalares, gosto deles pois existem especies muito lindas. Crio agora discus, tenho há volta de 30, alguns já foram fotografados e estão neste forum. Mas tenho-os somente juntos com coridoras e limpa vidros, mas não pleycostomos. Não vejo que os neons sejam maus companheiros pois são muito pequenos. Dou o meu pensamento, aceito o pensamento dos outros. Porque até morrer estou sempre a aprender.

Quanto ao Sr. Dr. Almeida li há dias uma afirmação que julgo ser dele em que o medicamento FLAGYL poderia ser utilizado como disparazitante.

Ora com todo o devido respeito de quem sabe mais que eu, não estou de acordo pois está já comprovado que este medicamento torna-se muito util

mas, tem de ser administrado como medicamento ( eu uso-o quando preciso) mas não para disparatizar. Tenho lido acesas discursões noutros foruns estrangeiros e que chegaram à conclusão de que este medicamento usado com muita frequência esteriliza os peixes.

Conheço uma loja conceituada que vende discus e peixes de mar que chega ao desplante de incluir na comida diária (paté caseiro ) este medicamento. Quando lhe perguntei o que fazia se os peixes ficassem doentes pois não podia utilizar o FLAGYL por já não sortia efeito, respondeu-me que então aplicava um antibiótico forte.

Claro a partir desta data deixei de comprar qualquer peixe nesta loja.

Espero e agradeço que me indiquem se estou enganado ou não

Até sempre.

Rui

Publicado:

Olá a todos,

O único problema em ter Discus e outros peixes num aquário comunitário prende-se com o facto destes serem muito lentos e o que acontece é que os outros peixes acabam por comer a comida antes dos Discus.

Os escalares não devem ser colocados com discus a não ser que se tenha muito cuidado com a alimentação, certificando-nos que os discus comem.

Os neons e cardinais apresentam o mesmo problema, pois são muito rápidos e acabam por comer toda a comida...

Publicado:

Olá a todos!!

Ontem numa deslocção até Lx um colega meu de equipa que estuda Veterinária estava a ler um revista de Medicina Veterinaria que tinha na capa +/- o seguinte titulo: "Metronidazol causa intoxicação em cães e gatos".

Este titulo chamo-me atensão e resolvi ler o artigo onde cheguei a conclusão que o Metronidazol utilizado em sobredosagem ou muitas vezes levava a intoxicação neurologica. Havendo já varios caso de cães e gatos que ou morram ou passaram muitos maus bocados. A revista só falava em cães e gatos mas o meu colega disse que havia casos em outros animais, até mesmo em humanos.

Sinceramente não utilizava Flagyl com muita regularidade (+/- de 6 em 6 meses salvo exepções) e nunca me aprecebi que algum peixe tenha ficado mal, antes pelo contrario, mas acho que a proxima vez que o utilizar vou pensar duas vezes.

O que voces acham disto????

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá,

utilizado em sobredosagem ou muitas vezes

Quando dizes sobredosagem referes-te a utilizar demasiado medicamento de uma só vez(p.e. num tratamento de 5 dias??)?

Eu utilizo Flagyl à +/- 1 ano (mais coisa, menos coisa) e até ver ainda não tive problemas... os peixes reagiram sempre bem ao tratamento.

Já o utilizei em desparatizações (3 em 3 meses) e também não notei nada de diferente nos peixes. Agora utilizo Praziquantel para estas desparatizações... Será que o Prazi também causa esse tipo de problemas como eles dizem?? :):lol:

Quanto ao deixar de usar (Flagyl)... humm... não me parece.. :) Sempre tive bons resultados. Não vejo motivos, para já, para o deixar de utilizar. :wink:

Bem, mas eu também só tenho discos à 1 ano... :D

O que achas?

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno