Recommended Posts

Publicado

Boa noite pessoal,

Tenho um filtro interno no aquário do betta. Sei que não é o melhor que há, mas era o que vinha no aquário e por agora tem se safado.

O filtro é um T-200 da Aquatlantis.

É um filtro composto apenas por duas fases de filtragem: mecânica/biológica e a química.

77a70cb1d0120ee13bac1f0c40184aeb.jpg

No entanto sempre que o limpo questiono-me como manter a colônia de baterias uma vez que o filtro que deveria fazer a filtragem biológica (esponja azul) é tb ele quem faz a parte mecânica.

Por sua vez a parte química deixa a água limpa , mas baterias é mentira.

Então optei por fazer o seguinte:

1. Aproveitei uma das caixas do cartão activado já usada e coloquei lá cerâmica da SERÁ BIOMAX MINI

b5b76be402ebaf8eaf7739c42bf66cbf.jpg

846926329ab1a341af7a4e9fdfa54710.jpg

Será que fiz bem ?

Publicado:

Boas Miguel,

Sim fizeste bem, aliás o carvão activado só deveria ser utilizado no início de uma montagem (durante o ciclo) ou depois do uso de medicação, de resto não está lá a fazer nada.

Bela idéia ;) mas melhor ainda seria um fitrozinho maior lol 

Tens filtros de cascata nos chinocas baratos e bem melhores que isso, e claro é menos um equipamento dentro do aqua :default_jcb_smile:

Cumps,

• Votar + 1
Publicado:
há 44 minutos, Miguel Simões disse:

Boas Miguel,

Sim fizeste bem, aliás o carvão activado só deveria ser utilizado no início de uma montagem (durante o ciclo) ou depois do uso de medicação, de resto não está lá a fazer nada.

Bela idéia ;) mas melhor ainda seria um fitrozinho maior lol 

Tens filtros de cascata nos chinocas baratos e bem melhores que isso, e claro é menos um equipamento dentro do aqua :default_jcb_smile:

Cumps,

Boas Miguel, 

Antes obrigado pela resposta.

O filtro de cascata é e sempre foi uma opção, cheguei mesmo a ponderar cortar a tampa para o adaptar e ainda este fds tive num chinês gigante que tem imenso material aqui perto de casa a ver isso. Acontece que o mais difícil é convencer a minha mulher, porque ela fica fula com o barulho da água e dos motores, etc e tenho ideia que esse tipo de filtro é bem mais ruidoso. 

No entanto, não está esquecido, na verdade, a minha intenção é com o tempo arranjar um aquário simples de cantos arredondados, entre 15/20 litros para colocar o betta na entrada ou no escritório (os miúdos querem-no no quarto deles, mas o barulho do filtro (seja ele qual for) é incomodativo. 

Esta ideia surgiu, porque tenho um Cube 30 da Aquantlantis que está por montar e onde quero trocar a componente biológica da Biobox (:my_confused:) - outro que merecia um filtro de cascata em condições - pelo da SERA BIOMAX, ora, hoje apanhei umas promoções de 30% na loja e siga já arrepiar caminho :my_biggrin:

Já viste as fotos do bicho novo no tópico que coloquei? Dá uma vista de olhos.

Publicado:

O filtro de cascata é tão silencioso como o interno, só não deves deixar o nivel da água descer do plástico por onde a água cai.....eu comprei um no chinocas e posso dizer que não o ouço lol

Sim já vi o bicho lol é bem lindo!

Publicado:
há 1 minuto, Miguel Simões disse:

O filtro de cascata é tão silencioso como o interno, só não deves deixar o nivel da água descer do plástico por onde a água cai.....eu comprei um no chinocas e posso dizer que não o ouço lol

Sim já vi o bicho lol é bem lindo!

Epá...estás-me a tentar...mas teria mesmo que cortar a tampa deste...dremel aquecer :my_biggrin: 

Fiquei mesmo satisfeito em ter resolvido aquele problema os peixes não poderiam continuar ali.

• Votar + 1
Publicado:
há 4 minutos, Miguel Valadas disse:

Epá...estás-me a tentar...mas teria mesmo que cortar a tampa deste...dremel aquecer :my_biggrin: 

Fiquei mesmo satisfeito em ter resolvido aquele problema os peixes não poderiam continuar ali.

Se tens dremel podes fazer coisas engraçadas como esta por exemplo! :my_smile:

Haja imaginação, que ferramenta não te falta lol

• Votar + 1
Publicado:
há 1 minuto, Miguel Simões disse:

Se tens dremel podes fazer coisas engraçadas como esta por exemplo! :my_smile:

Haja imaginação, que ferramenta não te falta lol

Vi esse e o outro que fizeste com o led :default_jcb_biggrin: brilhante. 

Neste  aquário quase nada vale a pena, mas a seu tempo monto o Cubo 30 e quem sabe outro...

Mesmo assim já lhe coloquei uma calha de leds que me saiu bem mais barata que a calha da Aquantlantis.

• Votar + 1
Publicado:

Boas Miguel

Eu tenho um aquário de camarões,também ele fechado,cortei a

tampa na parte de traz,ao centro do aquário,sem enfraquecer a

segurança do plástico que tem a toda a volta do aquário,e coloquei

um filtro de cascata,e digo-te não faz barulho nenhum,isto se não 

deixares a água muito em baixo,para não se ouvir a água a cair.

Cump: Álvaro Silva

• Gosto 1
Publicado:

Prontos!!! Agora é que me desgraçaram. Antes de ver esta mensagem tinha estado a estudar o aquário e percebi que teria que cortar a tampa e provavelmente uma aba da moldura manténs estrutura à volta. Entretanto dei por mim a ver vídeos de montagem e funcionamento dos filtros de cascata. Agora chego aqui leio isto é penso... lá vou eu ao chinês outra vez (se bem que os filtro deste chinês são tão caros quanto um filtro da ecoaquarium) 🤣 obrigado pela dica.

Miguel Simões consegues partilhar uma imagem da caixa do filtro do chinês ? O chinês perto da minha casa tens para aí uns seis modelos diferentes.

Publicado:
há 1 hora, Miguel Valadas disse:

......

Miguel Simões consegues partilhar uma imagem da caixa do filtro do chinês ? O chinês perto da minha casa tens para aí uns seis modelos diferentes.

Escolhe o que tiver mais caudal e mais espaço para matéria filtrante, eu já não tenho a caixa do meu mas é idêntico a este:

Resultado de imagem para filtro cascata para aquario

• Gosto 1
  • Votar + 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:
Escolhe o que tiver mais caudal e mais espaço para matéria filtrante, eu já não tenho a caixa do meu mas é idêntico a este:
Produto-1120-1.jpg

Boas Miguel voltando à questão tive a ver os preços dos filtro de mochila no chinês (entre 6€ e 8€) e achei um pouco altos.

Além disso são muito largos acho que neste aquario vai ficar estranho. Estava a pensar investir no Marine Slim S10 custa +\- 12€ na Solaqua. O que achas? É estreito e discreto.

Quanto ao filtro interno hoje acrescentei tb um pouco de lã filtrante. A qualidade da água é excelente mesmo assim. Este peixe não suja muito.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 2
Publicado:

Boas @Miguel Valadas,

Sim o marina slim sempre é melhor que esses dos chinas, é uma boa escolha, se tiveres oportunidade de escolheres o S15 melhor ainda ;).

Cumps,

• Gosto 1
Publicado:
Boas [mention=80407]Miguel Valadas[/mention],
Sim o marina slim sempre é melhor que esses dos chinas, é uma boa escolha, se tiveres oportunidade de escolheres o S15 melhor ainda ;).
Cumps,

Pois esse S15 tem potencial para aquarios maiores

Publicado: (editado)

Boas pessoal 

Tenho umas dúvidas sobre a filtragem, no meu aqua de camarões tenho um filtro desses de cascata com esponja e estou muito satisfeito com ele aconselhando o sem dúvidas,mas lá por casa tenho aqueles tubinhos de cerâmica da marca sera que tinha comprado há uns anos e tinha pensado em colocar uns quantos dentro do filtro, com a intenção de melhorar a água e o hábitat dos camarões.

Será que devo fazê lo?

Terá algum risco para os camarões?

Cumps joker

Editado por joker
Publicado:
Boas pessoal 
Tenho umas dúvidas sobre a filtragem, no meu aqua de camarões tenho um filtro desses de cascata com esponja e estou muito satisfeito com ele aconselhando o sem dúvidas,mas lá por casa tenho aqueles tubinhos de cerâmica da marca sera que tinha comprado há uns anos e tinha pensado em colocar uns quantos dentro do filtro, com a intenção de melhorar a água e o hábitat dos camarões.
Será que devo fazê lo?
Cumps joker

Pelo que tenho vindo aprender aqui no fórum penso que pode e deve. Na verdade foi isso que fiz no filtro interno. Abdiquei da componente química (carvão activado) e optei por colocar a cerâmica.

Deixo que os mais experientes validem esta teoria, mas isso seria o que eu faria para melhorar a colônia de bactérias.

Abc.

• Gosto 1
Publicado:
há 1 hora, joker disse:

Boas pessoal 

Será que devo fazê lo?

Cumps joker

Deve sim, basta deixar um bocado de esponja na entrada do filtro e o restante do espaço encher com siporax.

• Gosto 1
há 34 minutos, SJorge disse:

Deve sim, basta deixar um bocado de esponja na entrada do filtro e o restante do espaço encher com siporax.

Desde já obrigado pela ajuda, sim esponja tem na entrada do filtro no interior do aquário e também dentro do próprio filtro,assim também não há perigo de os camarões serem sugados .

Não tenho siporax mas sim tubos de cerâmica marca SERA

Sobre esse tubos de cerâmicas há algum limite de quantidade a colocar no filtro ou é o que se quiser adicionar?

As cerâmicas São palavras ou descartáveis ?

Cumps joker

Editado por joker
Publicado:
Desde já obrigado pela ajuda, sim esponja tem na entrada do filtro no interior do aquário e também dentro do próprio filtro,assim também não há perigo de os camarões serem sugados .
Não tenho siporax mas sim tubos de cerâmica marca SERA
Sobre esse tubos de cerâmicas há algum limite de quantidade a colocar no filtro ou é o que se quiser adicionar?
As cerâmicas São palavras ou descartáveis ?
Cumps joker

Eu diria que quanto mais melhor. Desde que reserve espaço para a lã (filtragem mecânica)

há 10 minutos, Miguel Valadas disse:

Eu diria que quanto mais melhor. Desde que reserve espaço para a lã (filtragem mecânica)

Disse tudo...

Só para complementar, se esses tubos forem muito grandes podem ser quebrados para caber melhor no filtro sem prejudicar a sua função.

Editado por SJorge
  • Gosto 1
Publicado:

Ok então vou colocar mais cerâmica, os tubos são da largura de uma caneta por isso da para partir aos bocados.

Obrigado pelos conselhos Cumps. Joker