Miguel Valadas Publicado Outubro 11, 2017 Publicado Outubro 11, 2017 Olá pessoal, Sou novato neste Hobby e este é o primeiro tópico que crio. Antes de mais gostaria de agradecer toda a dedicação da comunidade que de forma altruísta ajudam no crescimento de todos. A minha experiência não é muito diferente da maioria. Resumidamente ofereceram três peixes de água fria aos meus filhos e rapidamente percebi que estava tudo errado. A dimensão do aquário (aquatlantis kit 30 de 11l com filtro interno da mesma marca e led) o substrato colocado (seixos) decoração (plástica e em excesso) etc etc. (partilharei num tópico próprio toda esta aventura). Entretanto tenho tentado resolver e mitigar esta situação doei um dos peixes a um familiar com aquario bastante grande e encontrei uma loja da especialidade que se dispôs a trocar os outros dois peixes. Tendo em conta a dimensão do aquario gostaria de trocar por um betta. Penso que 11L brutos para um betta é confortável e condigno ( tenho um aquecedor Nano de 16w pré-programado a 25°) Quanto ao resto tenho algumas dúvidas: Substrato: pretendo colocar areia inerte (ex silica), mas um familiar disponibilizou-me areia usada num comunitário dele. Acontece que esta areia esteve num plantando há mais de seis anos e está guardado num saco desde essa altura. Estará boa? Não terá fungos? Vale a pena arriscar? Decoração: Tenho ainda várias pedras de xisto para decoração, mas queria colocar algumas plantas low tech, uma pequena anubia e/ou feto de Java e musgo O mesmo familiar ofereceu-me um pequeno tronco usado no mesmo aquario (ainda tinha linhas de costura). Pode ser usado ? Basta ferver? Fundo: preto ou branco ? Obrigado pela vossa ajuda Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Miguel Simões Publicado: Outubro 11, 2017 Publicado: Outubro 11, 2017 Boas @Miguel Valadas, Antes de mais, benvindo ao fórum! Tomaste a melhor decisão ao resolver a situação em que te encontraste, e sim 11L não é top mas é suficiente para 1 betta. A areia usada visto a pouca quantidade que vais usar, podes sempre fervê-la antes de reutilizar mas é algo barato que podes comprar em qualquer loja a +/- 1€ o quilo. O tronco basta fervê-lo um bom par de horas, é normal que depois de afundado possa vir a ter algum muco mas isso não é preocupante, com o tempo isso desaparece. Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Ricardo Vieira Publicado: Outubro 11, 2017 Publicado: Outubro 11, 2017 Boa tarde, tenho mantido Bettas desde 2007 sensivelmente e já reparei que eles tendem a mover-se nas faces do aquário, seja pelo fundo vidros ou tona, deixando o meio pouco utilizado, por isso tenho optado por decorar em ilhas mantendo as mesmas faces abertas para o Betta, já o tronco, sempre tive mas experiências quando o tronco fica algum tempo fora de água depois de passar um largo período submerso. A areia o que costumo fazer depois da mesma estar completamente seca é colocar num alguidar e ir trocando aguas até sair a agua mais ou menos limpa. 1 Citar
Miguel Valadas Publicado: Outubro 11, 2017 Autor Publicado: Outubro 11, 2017 Antes de mais obrigado pelas dicas. Quanto à aventura dos peixes de água fria farei questão de criar posteriormente um tópico com fotos para que sirva de exemplo para outros que como eu se estão a iniciar. O aquario de momento só tem, ainda os dois peixes cometas, só dei um porque apesar do meu familiar ter um aquário grande não permitia mais. A loja aquahobby disponibilizou-se a fazer a troca mas de momento não tem bettas. Nesta fase está assim. O aquecedor nano não estava ainda colocado. A areia: Apesar de ser possível o seu uso atendendo à dimensão estou tentado a comprar algo novoO tronco colocarei foto à noite. Já agora areia preta, branca ou rio? Fundo preto? Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
Recommended Posts