Diogo Machado Publicado Outubro 7, 2017 Publicado Outubro 7, 2017 (editado) Boas pessoal. Há muito tempo que não ando por cá, até porque a minha situação profissional não tem ajudado. Já tenho um Aqua de 40L mas na verdade nunca foi só meu, o meu velhote perdia mais tempo com aquilo do que eu. Há umas semanas vi uma oportunidade e fiz um negócio espetacular: um áqua de 80x30x40 mais móvel e acessórios, 75euros. Lá voltou o bichinho eheh Agora que mudei de casa decidi pegar nisto. Infos: 1 - Nome do Aquário: Não faço ideia.2 - Data da montagem: 5 Outubro 20173 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil : 80cm x 40cm x 30cm, 90L talvez4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: SP 880 Internal Pump4.2 - Termostato: Trixie 100W4.3 - Iluminação/Foto-período: 18W - 8h por dia4.4 - Sistema de CO2: sera air 110 plus 4.5 - Outro equipamentos adicionais: o filtro/ carvão estão embutidos no circuito de água, ver imagens abaixo5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil: um pouco no fundo misturado com substrato inerte5.2 - Substrato inerte: areia branca e pequenas pedras pretas ( naturais, nao sao pintadas)5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): vai ter certamente. ainda não arranjei nada à minha medida.6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 7 - Fauna - Ainda não tenho nada, apenas o plano. A ideia é ser à base de platys e guppys, Um pequeno cardume de Neons. Talvez alguns invertebrados. 8 - Plantas Á base de musgo no fundo e algumas plantas na parte mais atrás. Do estilo bonsai. Depende do tronco ou pedras que arranjar.. 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) : tudo normal, de acordo com a palheta para análise. 26ºC 9.2 - Frequência das TPA's: 1x ... 10 - Fotos Neste momento apenas tenho o material para o fundo e algumas plantas: musgo e duas plantas que o sr. de uma loja me arranjou. Uma das minhas duvidas resume-se no sistema de filtragem, acho q dá para perceber nas imagens. Ainda não compreendi como é suposto colocar as tubagens e assim, por causa dos blocos azuis de "efervescencia". Quanto ao resto, alguma ideia para iniciar o aquário da forma mais correcta? Pra semana vou colocar as restantes plantas para estabilizar o aqua antes de inserir os peixes. Toda a ajuda é bem vinda ! :) Edit: que plantas me aconselham? Não tenciono adicionar mais nenhum equipamento para CO2 e assim. Cumprimentos, Diogo Editado Outubro 7, 2017 por Diogo Machado Mais infos Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 8, 2017 Publicado: Outubro 8, 2017 Boas Diogo Machado Só te quero dizer que acho que devias de encher mais o aquário ate um dedo do rebordo,e que deves saber que o ciclo do azoto demora pelo menos um mês,e acho que devias começar a pensar em comprares um filtro esterno,que esses são muito fracos,tem calma para tudo correr bem,boa sorte. Cump: Álvaro Silva 1 Citar
Diogo Machado Publicado: Outubro 8, 2017 Autor Publicado: Outubro 8, 2017 há 13 horas, Alvaro Silva disse: Boas Diogo Machado Só te quero dizer que acho que devias de encher mais o aquário ate um dedo do rebordo,e que deves saber que o ciclo do azoto demora pelo menos um mês,e acho que devias começar a pensar em comprares um filtro esterno,que esses são muito fracos,tem calma para tudo correr bem,boa sorte. Cump: Álvaro Silva Boas, O aquário está no máximo, tirei foi a foto durante a TPA. Eu sei que demora pelo menos duas semanas, até porque ainda vou inserir mais plantas. Eu queria era aconselhamento numa lista de plantas que não dependessem tanto de CO2 e assim. Nesta fase não quero colocar um filtro externo. A minha intenção é colocar um aqua mais pequeno ao lado deste para alevins e assim, usando o mesmo filtro. E só nessa altura é que colocava o filtro externo! Obrigado Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 8, 2017 Publicado: Outubro 8, 2017 Boas Diogo Olha aqui,sempre podes escolheres as plantas,ou fazeres uma ideia das que queres,e se são de baixa manutenção, http://tropica.com/da/planter/ Cump: Álvaro Silva Citar
Diogo Machado Publicado: Outubro 12, 2017 Autor Publicado: Outubro 12, 2017 (editado) On 10/9/2017 at 00:26, Alvaro Silva disse: Boas Diogo Olha aqui,sempre podes escolheres as plantas,ou fazeres uma ideia das que queres,e se são de baixa manutenção, http://tropica.com/da/planter/ Cump: Álvaro Silva Muito obrigado Álvaro, vou-me ficar pelas mais resistentes e de crescimento rápido. Anubias e as "cabombas", mais uma erva tipo relva de fundo. Quanto à luz tou a usar uma lâmpada de 18W (comprei nos chineses). O aquário nao tem luz solar direta. Parece legítimo? Ja agora, como fazem para limpeza do fundo no meio das plantas? Tenho medo de as soltar pq a ideia é colocar diretamente no solo, sem usar o truque do fio de pesca.. Cumps Editado Outubro 12, 2017 por Diogo Machado Correção Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 13, 2017 Publicado: Outubro 13, 2017 Boas Diogo Para sifonar o aquário,podes usar um tubo,isto se não tiveres isto junto das plantas tens que ter mais cuidado com as mesmas,há frente do aquário,já podes estar mais há vontade e sugares toda a sujidade. Cump: Álvaro Silva Citar
Diogo Machado Publicado: Novembro 19, 2017 Autor Publicado: Novembro 19, 2017 Update: youtube link : Já passou algum tempo desde q tenho o aquário, sem baixas, tudo top. Fauna: 7 Neon Tetra 7 Guppy 2 Platy 3 Corydora ( Albino) 1 Pleco Flora: Cabombas, anubias nana, musgo de java e outras plantas q nao sei o nome. Mais tarde tenciono mudar a luz por leds ( parece-me o melhor a longo prazo). Ainda não decidi se me meto na bricolage e faço uma sump ou se compro u filtro externo e retiro a biobox ( não sei se o aqua está riscado nessa zona).. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 21, 2017 Publicado: Novembro 21, 2017 Compra um filtro externo...para este tipo de aquário é muito mais versátil que uma sump e com muito mais utilização futura, a não ser que queiras enveredar pelos salgado ou ciclídeos africanos. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Diogo Machado Publicado: Novembro 21, 2017 Autor Publicado: Novembro 21, 2017 há 4 horas, Vasco Ferreira disse: Compra um filtro externo...para este tipo de aquário é muito mais versátil que uma sump e com muito mais utilização futura, a não ser que queiras enveredar pelos salgado ou ciclídeos africanos. A minha intenção é arranjar um equipamento comum aos dois aquas.. E acho que é mais fácil com sump do q com filtro externo. Tinha de derivar muito as tubagens Pq é q sump é melhor para ciclídeos já agora? Apesar de não gostar de ciclídeos fiquei curioso.. Citar
Diogo Machado Publicado: Dezembro 11, 2017 Autor Publicado: Dezembro 11, 2017 Update do aqua, dois meses depois. A negrito estão as novidades. 1 - Nome do Aquário: Não faço ideia. 2 - Data da montagem: 5 Outubro 2017 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil : 80cm x 40cm x 30cm, 90L talvez 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro: eheim experience 130 4.2 - Termostato: Trixie 100W 4.3 - Iluminação/Foto-período: Incandescente 18W Grolux - 8h por dia 4.4 - Sistema de CO2: não presente. 4.5 - Outro equipamentos adicionais: não presente. 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil: um pouco no fundo misturado com substrato inerte 5.2 - Substrato inerte: areia branca e pequenas pedras pretas ( naturais, nao sao pintadas) 5.3 - Decorações: pedra de xisto e dois troncos pequenos. 6 - Fertilização: mix de micros e macros da Jbl ( Ferro político) 7 - Fauna: - 3 corydoras. - 7 neons azuis. - 2 platys. - 7 guppies adultos ( e mais uns tantos alevins q nasceram no entretanto). - 2 peixes machado. 8 - Plantas: 3 anubias nana, alguns pés de Sessiflora e musgo de jawa nos troncos. Mais duas plantas q não sei o nome. 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) : tudo normal, de acordo com a palheta para análise. 26ºC 9.2 - Frequência das TPA's: 25% 1x por semana. Resumindo, tudo está a correr mais ou menos bem excepto duas situações: - Ainda não tive nenhuma baixa excepto os ancistrus ( e não pleco como tinha dito) . Introduzi um ao mesmo tempo q os platys e não se aguentou. Anteontem introduzi outro e também não se safou. Ou já tavam minados e eu não tenho sorte nenhuma ou tou a fazer alguma coisa errada. - As Sessiflora estão a perder as folhas mais abaixo e as folhas q se aguentam ficam amarelas nas pontas. Ao início pensava q era falta de nutrientes.. Mas tenho fertilizado com liquido e nada mudou, portanto só me resta a iluminação. Tenho pensado em algo como a imagem abaixo, mas não sei qual escolher.. Qual o número de lumens indicado para o meu aqua? Visto q já tenho a tampa com calha para luz de tubo T8 não queria entrar em muitos trabalho. Imagem 1: luz antiga ( loja dos chineses) - tubo fluorescente T8 18W 6400K vs luz nova ( 1 mês) - tubo fluorescente T8 grolux 8500K acho. Imagem 2: Sessiflora com folhas amarelas na ponta. Imagem 3: Setup após poda e nova disposição das plantas mais altas. Toda a ajuda é bem vinda. Acho mesmo q o problema tá na iluminação.. Quero substituir por uma "lâmpada led" como no link seguinte, mas não sei quantos watts devo usar. Nem sei qual a relação lumens /litro ideal, pois leds não funciona da mesma forma em termos de W/Litro. Certo? Assim não tinha de adaptar uma fita led à tampa já existente.. Obrigado! Citar
Recommended Posts