Pleco Publicado Junho 17, 2005 Publicado Junho 17, 2005 Boas... Tenho um aquário novo e ainda estou a estudar a ornamentação a dar-lhe, gostava de saber a vossa opinião para o fundo, dado que quero pôr ciclideos anões, também ainda não sei a espécie que quero, também podem ajudar nesta questão! Ora bem, tenho casca de pinheiro, dessa que se vê muito nos jardins agora, em tratamento para pôr no fundo, mas tou na duvida se ponho isso ou areão negro? Digam-me o que acham, para me ajudarem nesta indecisão! Obrigado a todos!!
Bangai Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Boas Corrijam-me se estiver enganado, mas, não se deve utilizar madeiras resinosas no aquário, como a de pinheiro. Digo isto porque acho que vi uma vez um tópico neste fórum que falava a cerca da utilização de troncos apanhados na natureza e a sua utilização em aquário, e lá era dito que se devia ter o cuidado de se usar troncos de madeiras que não fossem resinosas, daí eu dizer o que digo atrás. Apesar de tudo acho que seria interessante o uso desse tipo de substrato no aquário, apesar de teres outra opções que podem causar um efeito semelhante à aquele que poderia ser criado através do uso dessas cascas, como por exemplo: turfa, folhas secas, o tal areão escuro a que te referes, etc.... Cumprimentos
Bernardo Gordo Publicado: Junho 18, 2005 Publicado: Junho 18, 2005 Boas pleco... Ficaria certamente muito interessante com bocadinhos de pinheiro mas não se não lançará porcarias na agua...o areao negr5o tambem seria uma boa opção e esse tens a certeza que no futuro não causará alterações na agua mas não pode ser areao pintado...tem que ser ja de origem preto tipo de rochas vulcanicas!! Boa sorte e depois mandas umas fotos pro pessoal ver como ficou!! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
Pleco Publicado: Junho 18, 2005 Autor Publicado: Junho 18, 2005 Continuo à espera de sugestões/opiniões!
casa_nova Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 eu nao quero parecer leigo mas has de experimentar por a casca de pinheiro num copo...eu tenhu ideia que isso flutua...
Luís D. Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 A meu ver a casca não deve contenter muita resina, sobretudo se tiver sido retirada há já algum tempo. Quanto a flutuar penso que se for fervida(é aconselhável) várias vezes esse problema talvez seja ultrapassado. ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
scpaulo Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 Olá Acho que... se for seguro, a casca de pinheiro deve ficar muito bem... Acho que é tudo uma questão de como se trata a madeira... eu por exemplo tenho um tronco de bonsai que morreu num dos meus aquas!!! e nunca tive problemas... só uma pergunta como trataste a casca de pinheiro? Sónia
paulo duarte Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 Para ciclídeos anões, sul-americanos, eu optaria por folhas secas (de sobreiro, por ex.) Um exemplo: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...hlight=sobreiro Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts