Recommended Posts

Publicado:

Ora boas, malta da pesada, trago novidades, após uns longos 8/9 meses, isto tem de se dar tempo ao tempo, lol!

Então primeiro falando de material, substituí o Sicce por um Eheim professional 4 +600.

À nível de lily's comprei em inox que sou muito desastrada e não costumo gozar de muita sorte, assim não se partem.

Comprei mais uma calha igual à que já tinha, depois arrependi-me um bocado porque podia se calhar ter optado por uma 900S, mas pronto, mal servida não fico.

Queria era arranjar 2 adaptadores para puder controlar a intensidade de luz.

Compras a fazer agora, só plantas, não sei ainda é quando, que ainda vou experimentar uns tronquitos a ver se gosto no layout...

A nível de hardscape dei um grande avanço de à mês e meio para cá, começei por tentar sem substrato mas foi-me difícil de visualizar o que pretendia, então decidi colocar uma camada de pedra de Lava de granulometria pequena para fazer altura, utilizei um bocado de substrato antigo da montagem anterior e por fim utilizei 2 sacas e meia de Neo.

Deixo algumas fotos para vocês dizerem o que acham.

4fbb65411b5d2a867f61a6ae23b302d9.jpg347f1a00fce434920dcd75ddf56a027a.jpg4aa7be4603c5ca077f21d0ea2b7f5f35.jpg233c36bfb67088fb0c666e3c63ac7113.jpgfa5de6f9a6aaebdcf5b752d2a7a9b197.jpg

Falta ainda, ver se consigo conter o Substrato com lã e colar algumas pedras, ali do lado direito naquelas duas brechas que vêem desaguar cá à frente dois caminhos com areia.

Gostava de acrescentar alguns raminhos que cá tenho, para não ser só rocha mas não experimentei ainda, não sei se vou gostar de ver e se funciona. 

Algumas dicas faz favor que vocês é que são mais entendidos nestas lides. 

E só acrescentar uma vista de cima, tem espaço ou acham pouco para plantar, estou a falar atrás. 487f98a6033b082b8dc2e4bbfd8e31e9.jpg

• Gosto 1
Publicado:

Boas Vera.

Realmente uma 900S ficava aí a matar.

Relativamente ao espaço na traseira tens de sobra.

O layout no geral está bom e não metia areia aí. Vai-se misturar tudo e dar bastante trabalho. Apostava num tapete fácil (eleocharis, marsileia crenata ou monte carlo por exemplo), plantas médias no meio plano (staurogyne, Gratiola viscidula, blyxa, crypto parva etc) e atrás uma bela moita colorida de rotalas ou qq coisa assim.

• Gosto 1
Publicado:

Hummm, já não foste a tempo... Decidi colocar um pouquinho de areia... Estava com esta na ideia... Não me parece que fique mal, digo eu. 124108df8d29a8c49a6034344d8fa502.jpg4c60c092c137dda43c7fdee7577f10bd.jpg2b744607cd65f24b8d368704eebe9354.jpg

Tentei proteger ao máximo adicionando mais rocha.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

• Gosto 1
Publicado:

Boa Noite Vera

Por incrível que parece ainda não tinha visto este tópico.
9 meses a preparar este projecto, muitos parabéns e um exemplo, eu não tenho tanta paciência.
Mas nota - se a distância que este é um projecto com cabeça tronco e membros.
Tudo equipamento de qualidade.

Em relação ao layout, já tinha dito que gosto muito, adoro essas rochas cheias de detalhe e textura e criaste uma composição muito harmoniosa.

Não consigo deixar de olhar para essa formação rochosa e pensar numa paisagem estilo mordor, o negro das rochas dão look muito dark a composição.

De uma maneira ou outra isso com as plantas certas vai ficar um espectáculo, parabéns.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

• Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Olá Vera.
Gosto do arranjo da rocha mas o caminho não consigo perceber
Tens o caminho recto para trás e mais alto que o meio, na minha opinião fica desfasado do resto do setup.
E plantas que estas a pensar fazer?

• Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
há 20 minutos, Luís Cardoso disse:

Olá Vera.
Gosto do arranjo da rocha mas o caminho não consigo perceber emoji3.png
Tens o caminho recto para trás e mais alto que o meio, na minha opinião fica desfasado do resto do setup.
E plantas que estas a pensar fazer?

Boas é com agrado que te vejo aqui a orientar-me que bem preciso, pois eu estava naquela de ver uma praí há e um caminho, mas então diz lá, ficava melhor sem caminho mesmo. É que eu até gosto daquele carreiro, mas é estreito, daí pensei assim, que raio de plantas é que vou pôr aqui? Lol, Epah faço aqui o caminho, lol, fica descentrado e tal, se o vou pôr ao meio o pessoal começa a dizer que o layout fica centralizado.... Vá dá lá a tua opinião que eu por ti mudo tudo!!! :my_tongue: não desfazendo os "opinantes" daqui do tópico, não fiquem enciumados sff!

Quanto à plantas estava a fazer uma lista e depois quero fazer um esquema para ver as vossas opiniões. Não quer dizer que use todas, é só uma lista das que gosto. 

Plantas fundo:

Rotala sp green
Rotala sp. "Colorata"
Rotala 'Vietnam H'ra'
Rotala Coinf Leaf
Rotala Macandra Narrow Leaf

Plantas médio plano:
Hyptis Lorentziana

Plantas frente/tapete:
Eleochris sp. mini, 
Staurogyne reppens,
Micrantemun "monte carlo" 
Alternanthera reineckii "mini"

Queria lá no fundo, vermelhos alaranjados e verdes, quero tudo lol. Vamos lá ver se consigo lidar com as plantas, estou com receio que corra menos bem... 

Publicado:

Faz lá um desenho de como estas a pensar moldar as moitas para eu perceber a tua ideia.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
Faz lá um desenho de como estas a pensar moldar as moitas para eu perceber a tua ideia.

Tentar fazer isso amanhã, entretanto tive a observar melhor as fotos e vou dar um jeito menos linear do lado esquerdo do caminho a ver como fica...a ver se melhora

Publicado:

Espero que se perceba, onde estão 3 ou 2 números nas moitas pretendo de alguma forma misturá-las um pouco, que dizem????

Plantação.jpg

Tinhas razão Luís, acho que o caminho ficou melhor assim, mais irregular logo mais natural. E fico com mais espaço á frente para plantar, até já esteve assim, não sei porquê mudei para o que estava.

Depois ao colocar aquela pedra ali no principio do desfiladeiro pensei e se...

meio caminho.jpg

Mas nesse caso que plantas metia ali????? a pedra da mais á direita dei mais uma beca ao desfiladeiro, estava muito inclinada.

Também não desgosto desta hipótese...escolham lá se faz favor e ajudem a decidir as plantas também, dicas precisam-se. critiquem prai á vontade que não me importo, gostava é que isto saisse bem.

PS: com a lei do menor esforço já fiz uns riscos no vidro da frente :default_chair: mas acho que nas fotos não se nota muito...mas nota-se

• Gosto 1
Publicado:

Excelente composição Vera! Isso anda devagar mas anda é o que interessa :)

Cumps,

• Gosto 1
Publicado:

Força nisso Vera.
Gosto mais do caminho assim, se tiveres mais uma pedra pequena tranca final do caminho junto ao vidro traseiro, junto da pedra direita de forma a terminares a curva para trás da outra pedra.
Vais ter muito trabalho com a tesoura, mas isso é que da luta.

• Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:
há 11 minutos, Luís Cardoso disse:

Força nisso Vera.
Gosto mais do caminho assim, se tiveres mais uma pedra pequena tranca final do caminho junto ao vidro traseiro, junto da pedra direita de forma a terminares a curva para trás da outra pedra.
Vais ter muito trabalho com a tesoura, mas isso é que da luta.

Vou partir mais uma então a ver se coloco lá. 

Olha tu que tens experiência, consegues dizer mais ou menos quantos vasos vou precisar de cada planta, ajudava imenso saber. 

Publicado:

Vera eu apontava ai para 4/5 vasos de cada.
Lembra-te que quanto mais massa vegetal metas no início menos hipótese de chatices terás

• Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Decidido e não mexo mais, layout concluído! 

Frontal  

IMG_20180722_201629.thumb.jpg.08b10d655d430688406fb85889ddc538.jpg

Lado direito visto de cima, acrescentei pedra lá trás ao fundo.

IMG_20180721_004537_874.thumb.jpg.bf3a8b14c4612829ba062a7c54b59be8.jpg

Vista do sofá

34d98fda1b83de5e2184cfc5b03a2263.jpgaad79456fc560bc4c3a1d5a793679ff7.jpga8d3ef7914ac76fd47ff6b43a7a8126e.jpg62028e498e265fe1d3d82c88f6803af6.jpg

Publicado:

Vera

Se agora já esta muito bonito,depois de plantares,vai ficar com certeza um espectáculo,essas pedras,como o Bruno diz,a mim também me faz lembrar o estilo Mordor,do filme Senhor dos anéis,são muito bonitas mesmo.

Abraço Álvaro Silva

• Gosto 1
Publicado:

Ola Vera,

Aqui vem o chato só para dizer mal, já deves estar habituada ao meu criticismo, vou começar !!!

Lado esquerdo com bom equilibrio trocava a pedra maior junto ao vidro pela imediatamente a seguir com isto reforças o ponto focal a 1/3 e evitas o reflexo no vidro !!!

Depois em sequência disto e tendo o lado esquerdo mais destaque o caminho de areia devia seguir para o mesmo lado de modo a que o olhar nao se disperse !!!

Acho que com estas duas pequenas alterações o layout vai ganhar muito !!!

Abracito

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

• Gosto 1

Cumprimentos, Nuno Matos

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Publicado:
Ola Vera,

Aqui vem o chato só para dizer mal, já deves estar habituada ao meu criticismo, vou começar !!!

Lado esquerdo com bom equilibrio trocava a pedra maior junto ao vidro pela imediatamente a seguir com isto reforças o ponto focal a 1/3 e evitas o reflexo no vidro !!!

Depois em sequência disto e tendo o lado esquerdo mais destaque o caminho de areia devia seguir para o mesmo lado de modo a que o olhar nao se disperse !!!

Acho que com estas duas pequenas alterações o layout vai ganhar muito !!!

Abracito

@Nuno M obrigado, é isso mesmo que pretendo, já outra pessoa me chamou à atenção da mesma coisa, a questão é que eu vou ver o aqua de frente como tu estás a imaginá-lo e como toda a gente se preocupa especialmente para concursos Mas eu vou observá-lo mais do sofá que é do lado esquerdo e por isso achei mais piada ao caminho do lado direito porque do sofá vou vê-lo e mudando acabo por não o ver!

Sobre a mudança das duas pedras fiquei sem dúvidas, já tinha reparado nisso do reflexo, mas com a preocupação do layout em V invertido, não me tinha ocorrido essa hipótese. Vou mesmo mudar!

Caminho - Mesmo assim vou experimentar, questão que se põe, que plantas é que ponho onde está o caminho agora, área com menos luz, que plantas coloco lá????

Sobre as zonas das diversas plantas achaste bem as minhas escolhas ???

@Ignace estou a pensar usar musgo pontualmente, mas ainda não me decidi por qual, queria dois tipos.

Sugestões? Estava a pensar em cladophora em alguns sítios.

Publicado:

Independentemente do sitio onde vais ver o layout como está não lhe acho nenhum encanto, nao acho que acrescente nada ao layout, quase que ter apenas uma pequena baia seria melhor !!! Se o mesmo acabar para tras do ponto focal e de mais impacto ganhas pela certa mais profundidade !!!

Quanto as plantas eu nao me preocupava minimamente com 2 TS vais ter de te preocupar é com luz em excesso

Convesso que nem olhei para as plantas que vais colocar, apenas em termos de composição acho que ainda pode melhorar e muito !!!

• Gosto 1

Cumprimentos, Nuno Matos

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Publicado:

A votos, quem prefere o layout 1, como estava antes...

Frontal  

34f896b84aad4fa6e2c5f0e5ec1668d0.jpg

Layout dois....

9d5b97193fe5fa05e3ea568e50310dac.jpg

Caminho a meio está fora de questão!

Depois das vossas respostas logo decide, uma coisa é certa, não se pode agradar a gregos e troianos, portanto... Mas chutem as vossas opiniões sinceras.

Publicado:

Bom dia cara Vera!

Sou novato neste mundo dos plantados, mas na minha humilde opinião, a versão 2 do teu layout está mais bem conseguida. É mais agradável e harmoniosa. Gosto bastante e espero um dia conseguir estar a esse nível. :)

• Gosto 1
Publicado:

Boas Vera.
Eu gosto mais do primeiro.
No entanto acho que algumas alterações introduzidas pelo segundo estão muito bem conseguidas.
Passo a explicar a pedra do lado esquerdo do primeiro layout estava a distrair muito a atenção daí que o segundo tem um feeling mais harmonioso.
Mas para mim no global o segundo e mais simétrico com os foi lados muito semelhantes, e as proporções e alturas nos dois lados iguais , o que para mim parece monótono e pouco natural, acho que o primeiro apresentava um ar mais natural, porque as pedras pareciam menos ordenadas.
Também acho que o caminho do primeiro fica melhor que no segundo.
Mas os dois tem os seus pontos fortes sobre o outro.
Mas isto é apenas gosto pessoal pessoais, tu e que estas a ver o layout ao vivo.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all