Recommended Posts

Publicado

Boas. Dando seguimento a este tópico, gostava que me ajudassem com a quantidade de co2 necessária para injectar no aquário. Deixo aqui a mensagem que escrevi no outro tópico:

Boas. Comprei ontem o redutor (juntamente com um casal de Ramirezi e um cardume de Termaterina(?), que já estão na casa nova), na SolAqua. Quanto ao redutor, ainda não montei mas a rapariga explicou-me mais ou menos como se monta. Mas antes disso, gostava de saber, face à minha iluminação, a quantidade de co2 que injecto para o aquário e se, apesar de a iluminação ser relativamente fraca, irá fazer um efeito significativo nas plantas.

Isso e gostava de saber as quantidades recomendadas para fazer a minha fertilização. Já tinha os 'pós' e já tinha feito anteriormente a solução mas não sei se estava correto. Nunca cheguei a perceber se os valores recomendados são por semana ou por cada fertilização.

Projecto aquário plantado 200L
Publicado:

Boas Taiko.

Antes de mais é importante referir que um plantado só resulta em condições com uma boa ligação Luz-CO2-Fertilização. Estes 3 componentes devem estar equilibrados, é errado, por exemplo, dares demasiado co2 se nao tens iluminação suficiente para o acompanhar, ou caso contrário. No meu ponto de vista os 3 são essenciais e não devem existir uns sem os outros. É claro que há aquarios lindissimos sem CO2 mas são feitos por aquariofilistas super experientes e demoram o dobro do tempo a ficar composto. Agora com o CO2 vais ja notar uma grande diferença no teu aquário.

Quanto à fertilizaçãoe ao tipo de iluminação que estás a usar, deixo para os mestres, porque não costumo usar DIY, mas tens muitos tópicos explicativos aqui no fórum.

Abraço

Publicado:

Boas.
Sim, isso eu sei. Preciso de ter um equilíbrio entre os 3. Precisamente por isso é que estou a perguntar isto.

Eventualmente, hei-de fazer um upgrade à iluminação mas não para já. Não há t€mpo. lol

Publicado:

@taiko,

Com a ajuda do drop checker já podes ter noção da quantidade de co2 necessária.

Cumps,

Publicado:

Ah, é verdade, sim senhor. Já nem me lembrava disso. Até tenho aqui isso comprado há muito. LOL xD

A ver se experimento amanhã, isso.

Quanto à fertilização, sabes se os valores indicados (em relação à mistura dos pós) é semanal ou por dose?

Tipo, nesta imagem, por exemplo, as 25 gramas de nitratos serão adicionadas ao aquário por cada vez que fertilizo ou ao longo de 1 semana?

e9YSb82.png

Publicado:

Nesse exemplo, as 25gr são para 500ml, ao dares 10ml por semana são 50 doses, ou seja, estás a dar 0,5gr por semana (500/10=50 / 25gr/50 doses = 0,5gr).

Todos os pós que estão aí mencionados são diluídos nos 500ml, que vais dando durante 12,5 mêses (40ml por mês = 10ml por semana)

Cumps,

• Votar + 1
Publicado:

Ah, ok. As 25 gramas são da solução completa.

Bom, sendo assim, se calhar os valores são muito baixos, mesmo tendo uma iluminação não tão boa. Tenho que ir fazendo experiências, então, estou a ver.

Obrigado. Já me deste aqui uma boa ajuda. ;)

• Votar + 1