rrocha Publicado Agosto 18, 2017 Share Publicado Agosto 18, 2017 Boa noite, Necessito de uma ajuda, instalei um aquário à uma semana e estou com areia turva. Sei que não lavei muito bem a areia sílica que coloquei e que parece ser normal nos primeiros dias de vida de um aquário a agua ficar turva, contudo o filtro está ligado 24h, bem como uma bomba de ar, a duvida é se devo substituir parcialmente a agua ou aguardar mais tempo para ver se fica cristalina. sei que tenho que aguardar pelo menos 30 dias para colocar peixes contudo neste momento agua apresenta os seguintes valores: PH: 6.8 KH:6 Cloro:0 GH: >7 NO2:0,1 NO3:0 temperatura 25 Acho que os valores estão bem com exceção do NO3 que pelo que leito no manual devia estar entre 25 a 100? estão a usar o Aqua quick test. Já tenho aquarios à uns 20 anos mas com dimensão bem mais reduzida, que já funcionava sem grande cuidados.... não estou habituada a ter um de novo e dos cuidados que inicialmente devemos de ter. 1 - Nome do Aquário Sem nome 2- Data 11\08..3 - Dimensões do aquário C.100xL.30xA.403.1 - 120L util 110L , não sei se será isso4 - Equipamentos Instalados4.1 - Filtro Eheim biopower 200 4.2- termoestado eheim 250w 4.3-bomba ar (estava com o aquario não sei qual é) 5 - Substratos & decorações 5.2 - Substrato inerte apenas areia sílica comprada em loja de aquarios5.3 - Decorações irá ter pedra talvez de xisto ou lousa o que arranjar7 - Fauna 7.1 - Quantidade e espécie ainda sem peixes8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie não terá plantas Usei o tetra Bactozym pois apanhei uma promoção e usava no anterior aquário quando mudava de agua, neste também usei para acelerar o ciclo, não sei se resulta, por isso vou mesmo aguardar pelo menos 1 mês. As questões que coloco é: se devo mudar parte da agua ou aguardar pois esta turva? se posso usar xisto, bastando para tal ferver? se estou com os valores de agua ajustado? qual será a quantidade max de peixe que poderei ter? ou quais os tipos de peixe recomendados para o inicio, basicamente que não dão trabalho... se a bomba de ar pode ficar desligada durante a noite, pois as bolhas fazem algum barulho que incomodam. Agradeço a colaboração. Colocava foto do aquário, mas ainda não sei como fazer isso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Agosto 20, 2017 Share Publicado: Agosto 20, 2017 Espera mais uma semana a ver se isso deixa de ficar turvo. Acontece frequentemente nas ciclagens. Podes usar xisto sim. A água está boa dá para maior parte da fauna. Quanto à quantidade de peixes a ter mais vale menos que em excesso porque a qualidade de água é essencial. Faz uma simulação de quantidades e compatibilidades no aqadviser é uma ajuda para tirar ideias.O teu filtro não me parece suficiente. É interno? Um filtro bom ajuda e muito à qualidade e diminui a necessidade de manutenção. A bomba de ar não faz falta nunca, desde que o filtro movimente qb a água à superfície."Tapatalking" OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rrocha Publicado: Agosto 21, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2017 Obrigada pela resposta. O filtro é interno pois o aquário não tem móvel, está numa prateleira não ficando esteticamente bem um filtro externo. Atendendo que não posso usar um externo, este foi me vendido tendo as mesma características e fases que o externo, a nível de qualidade dos melhores do mercado, vamos ver se é assim. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Agosto 23, 2017 Share Publicado: Agosto 23, 2017 Ele até pode ter as mesmas fases mas nunca terá a capacidade (espaço de filtrantes) e facilidade de manutenção (nesse tens de meter as mãos na água e larga sempre alguma sujidade no aquário) que um externo. Além disso esteticamente olhar para o aquário com o filtro lá dentro também não é a mesma que coisa que ter o aquário sem nada estranho ou apenas com o aquecedor. Mete o mínimo de fauna e alimenta pouco para não teres sobrecarga no filtro. "Tapatalking" OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Agosto 23, 2017 Share Publicado: Agosto 23, 2017 Boas @rrocha, Faço minhas as palavras do @S.S.! Com filtros curtos, mais tpa's e limpezas do filtro. Cumps, Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Agosto 23, 2017 Share Publicado: Agosto 23, 2017 Exacto. Eu tenho um filtro externo e estou muito contente com ele. E mesmo assim, sendo o meu aquário de 200L e sendo que o filtro tem cicla cerca de 620L/h (pouco mais de 3x mais a capacidade do aquário), o filtro até devia ser superior. Devia ciclar 4/5x a capacidade do aquário, ou seja, uns 800L/h a 1000L/h. Mas mesmo assim geralmente não me deixa ficar mal. Só tive um problema uma vez em que quando o fui limpar estava muito sujo e depois não queria "pegar". Mas convenhamos que a culpa também foi minha que me estiquei no tempo de manutenção (ficou sem manutenção cerca de 2 meses ou pouco mais). lol Resumindo, isto tudo para dizer que não há melhor do que filtros externos. Já tive filtros internos durante muitos anos e depois de ter experimentado um externo já não quero outra coisa. lol Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rrocha Publicado: Setembro 12, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 12, 2017 Olá novamente, Como sei se agua já está com o ciclo completo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Setembro 13, 2017 Share Publicado: Setembro 13, 2017 Ausência de amónia e nitritos e presença de nitratos significa que tens bactérias a fazer o ciclo. Atenção que fazer ciclos sem fauna ao introduzir fauna deve ser gradualmente pois a colónia de bactérias estabelecida vai ter de se reproduzir mais e mais até ter capacidade de processar a carga orgânica de toda a fauna. Se introduzir-se muitos peixes de uma vez o filtro não vai conseguir lidar com a nova realidade. "Tapatalking" OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rrocha Publicado: Setembro 13, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 13, 2017 obrigada pela resposta.... eu já coloquei peixes apenas 4 há uma semana e ainda não morreram.. mas ainda não tenho o ciclo completo.... tenho sempre esses valores a zero, não consigo subir os nitratos, logo não tenho bactérias..... mas se os peixes já estão há uma semana os valores não deviam de subir? até o teste de anomia dá zero..... vou ter que esperar mais um mês antes de colocar mais para ver como corre Pelo menos ainda não morreram e andam todos felizes :) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Setembro 15, 2017 Share Publicado: Setembro 15, 2017 Quais são os testes que usas? "Tapatalking" OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rrocha Publicado: Setembro 16, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2017 Aqua quick Test da esha e outro da Prodactest com valores de NH3 e NH4 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Setembro 18, 2017 Share Publicado: Setembro 18, 2017 Isso é de tiras certo? Se é não te fies nos valores. Testes líquidos individuais são mais fiáveis. "Tapatalking" OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts