Algas!!! Será uma boa medida????


Xlibris

Recommended Posts

Pois é, o meu aqua á cerca de uma semana estava assim...........................

 

HPIM2211.jpg

 

Agora que lhe fiz uma autentica revolução, ficou muito fixe (pelo menos eu acho :D :D :D )!!!!

Passado 2 dias começam a aparecer as primeiras algas, não são muitas, e quem vê de fora nem as consegue destinguir, mas vendo o vidro de perfil já se percebe que se está a preparar uma "enchente", OUTRA VEZ!!!!!

 

E eu não estou disposto a deixar isso acontecer!!!!! :D :B-fly: :D :D

 

O meu substrato é composto por argila, depois um substrato poroso com argila incluida, substrato fertil flora depot, e por fim a African soil da ADA!!!!

 

Tenho 2 X 55 W de luz, embora agora já tenha desligado uma das lampadas ficando agora com 1 x 55 W para um aqua de 72 Litros reais e injecção de co2 sempre!!!!

 

As plantas que tenho são estas:

 

Ceratophyllum Demersum

Riccia Fluitans

Cabomba Caroliniana

Egeria Densa

Ludwigia Glandulosa (Perenis)

Limnophila Sessiliflora

Hygrophila Polysperma

Didiplis Diandra

Myriophyllum Aquaticum (Green)

Echinodorus tenellus

Cladophora aegagropila

Cardamine Lyrata

Ceratopteris Cornuta

 

 

As plantas todas elas crescem bem, boas cores, e tem um crescimento diario muito bom!!!!

 

Andava á procura de uma solução e vi isto::

 

[iLighting:

Limiting the light that the aquarium receives is the most important factor in controlling algae growth. If an aquarium is near a window, algae will grow faster, even if the aquarium does not receive direct sunlight. Leaving the aquarium lights on for more than eight hours a day can also cause rapid algae growth. We suggest that the aquarium be placed as far away from a window as possible. If an aquarium must be placed near or facing a window, blinds or drapery should be kept closed during the day. The aquarium lights should not be on for more than ten hours a day. Fish require no less than six hours of light every day in order to manufacture vitamin D. They also must have consistent lighting, with the lights coming on and going off at the same times every day.

 

Este é o site : ( http://www.aquariumpros.com/articles/algae.shtml )

 

1 - Será que reduzir o fotoperiodo para as 8 horas não será "fruta" a mais???

2 - Será este aparecimento de algas uma coisa normal???

3 - Existe algum outro metodo mais eficiente para a redução das algas do que este????

 

Obrigado a todos e desculpem o tamanho gigantesco da pergunta!!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas e no vidro?

se sim usa um esfregao daqueles plastico sem detergente ou um carta e remove

se for a agua troca as massas filtrantes. isso tambem e optimo para os guppies e alevins

reduzires para 8h axo pouco mas se meteres 10 horas de luz chega muito bem na minha opiniao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas e no vidro?
Sim as algas são no vidro!!!!

 

se sim usa um esfregao daqueles plastico sem detergente ou um carta e remove

 

Pois, mas farto de limpar estou eu!!!

 

Durante os ultimos 3 meses não tenho feito outra coisa, semanalmente!!!!

 

Eu decidi investir algum dinheiro num bom substrato, numa boa iluminação e num bom filtro, para que não continuasse a ter este tipo de "problemas"!!!

 

E para a acrescentar a isto tudo, tenho agora como "figuras centrais" do meu aqua, um casal de ramirezis, que impossibilitam desde já aquelas trocas parciais de agua, tipo 50 % diariamente, etc!!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

realmente tens aí um problema. Problema, esse, mais no domínio da "estética" do que em outro campo...não há-de ser muito agradável olhar para o aquário e ver (quase)nada certo?

Deixo-te aqui um link que já foi indicado , creio que pelo Sérgio Veterano, que te pode ser útil: http://www.otocinclus.com/articles/algae.html

 

Como vês ( quase) só pode ser-te útil em termos gerais no controlo das algas, do que no teu caso concreto....basicamente a solução seria remover as algas (os "green spots") e pelo que já viste para ti não é solução....

 

Se o aquário fosse o meu o que faria?(se calhar algumas das coisas que se seguem entram em contradição com as soluções propostas para remoção das algas)

-removia os green spots do vidro dianteiro (com um dos métodos enunciados anteriormente)....

-metia o filtro no funcionamento máximo e utilizando bastante lã lá dentro, limpando-o com bastante frequência...

-reduzia o fotoperíodo drasticamente durante uns dias (quando falo em redução drástica era mesmo drástica...tipo 3 horas por dia, durante uns 3 dias...podes tar descansado que as plantas não morrem, pois em falta de tudo utilizam reservas que possuem, reservas essas , muito superiores às das algas...)

-adicionava H2O2 (água oxigenda) à água, em pouca quantidade, tipo uma tampa...

-umas TPA`s também fazia....nem que fosse uma TMA (troca mínima-ou minúscula de água)

-nada de fertilizações

 

Era o que eu faria...

Boa sorte!

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais